Mudanças de humor e comportamento infantil

Feita por >Lyd Rodrigues · 12 nov 2020 Psicologia infantil

Tenho uma filha de 5 anos, e de uns tempos pra cá ela vem mudado constantemente de humor e comportamento repentino, vem demonstrado desinteresse as coisas da escola como ela antes era bastante empolgada, cuidadosa, delicada, atualmente ela vem sendo o oposto. Ela demonstra ansiedade ao ver pessoas nos ambientes onde ela esta, muda o comportamento, fica agitada, só se acalma se estiver em um ambiente com poucas pessoas, digamos ela e mais duas pessoas, ou eu e ela apenas. Também seu comportamento, personalidade, em relação a mim, ficou mais agressivo, ela é o oposto de mim, quando menor até os 3 anos ela era super meiga, atenciosa, carinhosa, tranquila, bastante educada, falava com educação e respeitava o próximo. Isso é que me deixa sem entender essa mudança de personalidade, não sei se é pelo ambiente que vivemos que costumam me diminuir como mãe, por mais que eu converse e explique, hoje ela estar super diferente isso me preocupa pelo desenvolvimento dela como criança e como um ser humano em si.

A melhor resposta 13 NOV 2020

Ei Lyla, muito importante você buscar ajuda e orientação. Considero fundamental, neste momento, você se aproximar de sua filha passando momentos agradáveis com ela, brincando, lendo livros, estreitando ainda mais seu vínculo e ganhando sua confiança. Mostre acolhimento para suas mudanças de comportamento, entendendo que algo não está legal com ela, e que você está disponível para ajudá-la. Se mesmo assim você não conseguir ajudá-la, sugiro buscar auxílio da psicoterapia infantil e orientação de pais.

Mayani Giuberti Psicóloga Psicólogo em Linhares

3 respostas

13 NOV 2020

Olá Lila, a criança muda o comportamento de forma negativa quando algo errado esta acontecendo com ela, é uma forma de expressar o pedido de socorro a uma situação que esta lhe incomodando. Como você mesma mencionou o ambiente em que vivem está lhe causando também alguns desconfortos. Mesmo tendo cinco anos o dialogo entre vocês é necessário para que ela se sinta mais segura e consiga se expressar de forma que consigas entender. Escolha alguns momentos do dia em que seja só de vocês, para brincar, conversar e onde ela poderá abrir seus sentimentos. Sem cobranças, sem insistência ela encontrará nesta oportunidade uma forma de lhe falar o que vem acontecendo.
Também é muito importante procurar ajuda profissional de um psicólogo, onde ela terá um acompanhamento mais direcionado da situação e através do diagnostico com você sobre a história prévia dela, e de acompanhamento com a criança será possível verificar e trabalhar causa que está lhe fazendo ter estas mudanças de comportamento.

Janaina de Aguiar Cibien Psicólogo em Araranguá

1 resposta

13 NOV 2020

Olá Lyla! Grato por escrever. As crianças experimentam rápidas mudanças, descoobrem alcances dos signficados das coisas e modificam formas de lidar com elas. Por volta dessa idade as crianças desenvolvem o senso de reciprocidade, de troca. Em Outras palavras, começam a organizar os conceitos de "outro" e "eu", direitos e deveres, reciprocidade. Provavelmente é isso que sua filha está experimentando. Por outro lado, esse fator associado às características de vivência da pandemia, a rotina e forma de vida específica da família, devem ser objeto de análise mais aprofundada.
Há que se ter doçura, diálogo, firmeza, lançando mão da experiência de vida para direcioná-la para ações sociais razoáveis.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência! - inclusive para votar)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

13 NOV 2020

Lyla. Entendo a sua preocupação com sua filha. Realmente o meio é responsável por mudanças. Se vc tá vendo prejuízos pense em leva lá a uma terapia infantil. Se precisar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 NOV 2020

Olá Lyla....
Muitas coisas podem estar acontecendo com sua filha, para ela ter essa mudança de comportamento.
A mudança de comportamento pode ser em decorrência do isolamento social, ou por algum acontecimento que ela vivenciou na escola ou em casa, ou mesmo tenha visto a cena na teve.
Precisa-se fazer uma investigação mais a fundo, pois ela ainda é muito nova.
Te oriento a buscar ajuda psicológica para trabalhar em terapia esses comportamentos e investigar qual a origem deles, e buscar formas de amenizar seus traumas e sintomas.
Para que na vida adultas, ela não fique com sequelas, ou medos inexplicáveis.
Espero pode ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste