Eu devo me preocupar? Mudo de humor de forma extrema e incoerente

Feita por >L918e9q9 · 26 jun 2023 Transtorno de humor

Nunca tive diagnóstico algum mas faço tratamento com sertralina, o que me preocupa agora é o seguinte,
Eu tenho episódios que se intercalam com durações indefinidas, eu mudo de humor de forma extrema e incoerente ex: eu estava me sentindo vazia e fui tomada por pensamentos suicidas sem entender o porque, isso durou umas 11 horas, eu fui dormir e quando acordei me senti a melhor pessoa do mundo e com uma felicidade e energia extrema, porém, na minha forma de descrever essa felicidade é uma mistura entre alegria e raiva, e é expressada de formas abruptas e impulsivas, esses sentimentos muitas vezes vêm acompanhados de sintomas físicos como ânsia de vômito, dores de estômago tremuras ou enxaqueca, mas eles não abalam tanto o meu humor, vocês já viram alguém nitidamente com muita dor mas rindo como se não fosse afetado? É algo assim. Nesses momentos eu tbm confundo coisas como amizade e romance, eu tbm sinto que posso correr por horas sem me cansar mesmo que logicamente eu saiba que eu não conseguiria, eu sinto que eu estou literalmente enlouquecendo e surtando. Esses episódios de euforia acabam comigo extremamente cansada (mesmo sem motivo aparente) e tbm com ânsias de vômito e quando eu realmente vômito costuma ser uma espuma branca, dores de cabeça e olhos pesados. Eu não consigo interromper esses episódios forçadamente, a única coisa que eu posso fazer é esperar acabar, depois que eu volto ao normal eu me surpreendo com as ações que eu tive no momento anterior. Tenho medo de que algo mais sério possa estar acontecendo e eu esteja ignorando por ter certa frequência. O que pode ser, e eu devo me preocupar ou não?

A melhor resposta 28 JUN 2023

Olá, L918e9q9!

A sertralina é um antidepressivo inibidor da recaptação no Sistema Nervoso da serotonina, neurotransmissor responsável pela regulação do humor, do sono, da prontidão (ansiedade) e da libido, entre outros fatores psicofisiológicos, agindo em menor grau como inibidor da recaptação da dopamina, neurotransmissor responsável pela regulação da sensação do bem-estar geral, prazer, "felicidade".

L918e9q9, não faça automedicação ou uso de medicamento psiquiátrico sem o acompanhamento médico devido, ou seja, a de um especialista da medicina para tais problemas de saúde, o psiquiatra.

Pelo quadro que você apresenta acima com exemplos provavelmente você possa estar atravessando por episódios de transtorno do humor bipolar, oscilando entre a depressão, que em forma aguda pode desencadear ideação suicida, e a mania, que é a sensação de extremado entusiasmo, euforia.

Contudo, somente um psiquiatra pode realizar o devido diagnóstico de seu estado, L918e9q9, então fica o direcionamento para que você procure um médico psiquiatra para o devido acompanhamento terapêutico, buscando o devido diagnóstico e consequente prognóstico com o tratamento indicado.

A psicoterapia será um valioso auxiliar nesse processo de equilibração emocional, L918e9q9, talvez sendo mais indicado um trabalho presencial, então procure aqui mesmo no MundoPsicólogos um profissional que atenda em sua cidade.

Fico à disposição para eventual dúvida.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

28 JUN 2023

Olá L918e9q9! Obrigado por escrever. Você já está vivendo o alerta da necessidade de aprender a lidar com isso. Será conveniente que você conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, para estudos de forma mais sistematizada e profunda. Muito provavelmente, olhando tua história, rotina de vida, formas de ocupação de tempo, metas e personalidade, te ajudaremos a se compreender melhor e superar esses desconfortos.
Abraços!

8634 respostas

27 JUN 2023

Claro que deve e precisa se preocupar sim...
Tudo o que está sentindo são sintomas do teu estado atual; é o corpo manifestando a forma contraditória como voce vive a vida; voce está toda dividida, não age como um todo, não compreende tuas emoções, é escrava de suas emoções, são ela (humor) que comandam a tua vida. Esta não é a tua forma de vida...
Precisa fazer Psicoterapia para dar-se conta, conhecer-se e compreender as mensagens que teu corpo te dá.
A tua mente, mente; mas teu corpo não mente nunca e voce tem a responsabilidade de compreendê-lo, ver o significado de suas manifestações.
Todas as reações, sintomas físicos, ânsia de vômito, dores, tremores, enxaquecas, tonturas, taquicardia, cansaço, ... são mensagens que tentam te alertar que coisas não estão boas e precisa tomar conhecimento.
Caso não dê atenção, o físico realmente começa a adoecer.
Acorda enquanto é tempo.