Dificuldade de interagir e socializar devido ao TDHA

Feita por >Erick · 10 dez 2020 TDAH

Tenho TDHA e não uso remédio por que eles não funcionaram. Tenho muitas dificuldade em socializar e interagir por causa do TDHA.
Com terapia é possivel melhora bastante essa minha dificuldade de interagir e socializar?

A melhor resposta 11 DEZ 2020

Erick. Não sei sua idade. Mas a terapia pode te auxiliar sim com habilidades sociais.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 DEZ 2020

Olá Erick! Obrigada por sua participação.
Há diversos pontos a serem analisados até chegar na psicoterapia. Primeiro, você foi diagnosticado por um médico psiquiatra e ele lhe deu um laudo apontando o TDAH? Ele prescreveu medicamentos e você parou por conta própria, por não acreditar em sua eficácia? Quanto tempo você tomou a medicação para concluir que não faz efeito?
Há um tempo que o organismo se modela para a chegada e efetivamente o medicamento fazer efeito no corpo. E mesmo com esse tempo, que varia de uma pessoa a outra, não é certo que o primeiro medicamento ou a dosagem será a correta para você logo de primeira. É preciso alguns ajustes até que ela haja como deve no seu corpo. Erick, você deve conversar com seu médico sobre isso. E, caso ainda não tenha ido, indico que você vá.
A psicoterapia é eficaz para você desenvolver habilidades sociais e poder interagir com as pessoas, e se for preciso a combinação com o medicamento químico, será muito mais benéfico para sua vida.
Tanto o processo psicoterapêutico, quanto o remédio não serão necessários para sempre, mas até que você se adapte e possa viver sua vida com tranquilidade.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

12 DEZ 2020

Sim Erick, a terapia ajuda muito na socialização e no controle da ansiedade. Trabalho com pessoas que sofrem com TDHA, oriento a procurar nutricionista e realizar exercícios físicos, regularmente.
Somos um todo, o psicológico é beneficiado, de forma mais rápida e eficiente, quando o apoio é multidisciplinar.
Abraço.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

11 DEZ 2020

Olá Erick! Grato por escrever. Você não é TDAH, você é Erick! Erick com milhares de facetas, possibilidades e potenciais. A psicoterapia, cientificamente conduzida por um psicólogo, te permitirá conhecer mais profundamente a si mesmo, iluminar áreas de si mesmo que você ainda não parou para observar mais profundamente.
Com certeza você é uma pessoa única, rara, rica de possibilidades e potencialidades a serem apreendidas.
A conduta científica de um psicólogo te ajudará muito para que melhore sua socialização e interação.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.