Dificuldade ou medo de me socializar e me relacionar

Feita por >Iolanda · 27 fev 2017 Habilidades sociais

Boa noite, minha história é longa, mas vou resumir tenho vontade de sair, me soltar, ser mais divertida, mas to sentindo receio disso, o pior de me relacionar afetivamente, não consigo encarar uma mulher que estou interessada, já fiquei com ela tipo só beijos e abraços, mas to travada tanto pra grupinho(amizade) como com mulheres, hoje mesmo no carnaval combinei de sair com uns amigos que vai ser primeira vez que vou sair com eles e estou sentindo receio, medo. O que pode ser o que devo fazer pra parar com isso que to sentindo. Obs. Faço uso de remédios controlados, mas antes eu era tipo passada despecebida, mas hoje que chamo atenção, chamo até a pessoa pra sair e me chamam também tanto eu faço convite como outras pessoas me convidam , mas sinto o medo, o que pode ser?

A melhor resposta 28 FEV 2017

Iolanda, boa noite. Obrigado por remeter-nos uma angústia sua, apropriada como medo de socializar-se e estar em grupos, bem como da possibilidade de envolver-se afetivamente. Devemos entender que o medo é uma reação a possível ameaça, descontrole sensação de perigo iminente. É, portanto, uma reação emocional natural de qualquer ser vivo. O medo não é somente ruim, mas um mecanismo de proteção também. No exemplo que você nos traz, posso dizer-lhe que a questão inicia na própria relação de você com você mesma e que culmina com orientar-se para uma necessidade relacional alheia. Pode ser um recalque (a psicanálise define como um mecanismo de defesa que causa ameaça ao eu), ou caracterizado como possível repressão a um determinado estímulo (atração, troca de afetos, paixão, amizade ou algo a mais) que pode estar associada à formação do caráter, valores morais, familiares ou religiosos. Também pode ser uma reação de medo social, ou fobia social, mas necessitaria de uma investigação maior. O medo também, na maioria das vezes, associa-se à ansiedade em uma personalidade. Pode ser uma reação em cadeia, onde um alimenta-se do outro. Nas relações afetivas, a forma como pensamos, idealizamos ou projetamos no outro nossas possibilidades relacionais, pode estar atuando como um dispositivo que passa da falta de autoconfiança para a confiança na pessoa. Baixa autoestima, também. Ausência de autonomia, idem. Há o medo da decepção, frustração, de viver experiências ruins ou repletas de riscos. O medo da incerteza, da ausência de garantias nas relações e em não ser correspondida, também. Recomendo que você busque uma boa psicoterapia e trabalhe o autoconhecimento, para integrar seu ser às questões relacionais, em si. Será necessário trabalhar emoções, sentimentos, pensamentos, comportamentos, para criar equilíbrio em sua relação com o meio. Boa sorte e espero que alcance seus objetivos.

Marcus Vinícius Gabriel Psicólogo em São José do Rio Preto

12 respostas

12 JUN 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seis afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento. Atenciosamente, Aline M.S.De Coster..,

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

1 MAR 2017

Oi Iolanda,
Percebendo que este medo e receio está interferindo negativamente na sua vida diária, indico psicoterapia para que você e o psicólogo possam trabalhar com essa questão.
O importante é que você perceba o que deseja e consiga realizá-lo.
Estou a disposição.
Kelly.

Kelly Leal Psicólogo em Salvador

33 respostas

28 FEV 2017

Olá Iolanda!
É importante que você divida estas sensações com o médico psiquiatra que a acompanha pois podem ser indicativos de ansiedade.
É fundamental também que associe ao seu tratamento o acompanhamento psicológico, possibilitando seu fortalecimento emocional e confiança que favorecerá nas suas relações interpessoais.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo