Porque meu filho tem problemas de socialização?

Feita por >Madalena serrano · 3 mar 2016 Psicologia da educação

Meu filho de 4 anos e 5 meses está tendo este problema. Recebi uma convocação da escola na que dizia que pai e mãe devem estar presente... vejo nele uma criança esperta, quando levo para parques não vejo esta dificuldade nele de socialização. O que fazer?

A melhor resposta 3 MAR 2016

Madalena, você já tentou conversar com seu filho para entender a situação? Se aconteceu algo na escola, se ele gosta dela? Muitas vezes acontece da criança passar problemas com colegas de escola mas não leva para casa, com medo de levar bronca dos pais, ou por qualquer outro motivo. O jeito é tentar entender o lado dele, observá-lo na escola. Levá-lo ao psicólogo também ajudará. Lá ele poderá se expressar e ser ele mesmo, o que poderá trazer a tona o que ele está sentindo e passando. Boa sorte.

Mariana Di Zazzo Psicólogo em São Paulo

22 respostas

8 MAR 2016

Sra Madalena .
Quando a criança apresenta problemas relacionados à escola e aparentemente no vínculo familiar seu filho não demonstrou mudanças comportamentais, provavelmente a questão- problema deve está ligado a escola. Prefiro não relatar as possíveis causas, mas indico buscar um suporte da Psicóloga ou psicopedagoga da escola.

Kelly Monteiro Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

1 resposta

8 MAR 2016

Boa Noite!!

seu filho sempre estudou nessa escola? Perceber como ele se comportava antes e se seu comportamento mudou no decorrer do tempo, se vc se recordar desde o inicio, assim irá conseguir perceber em qual momento houve essa mudança ou se sempre ele teve esse comportamento, isso irá ajudar se o problema está na escola.

FIP Psicologia Psicólogo em Mogi das Cruzes

20 respostas

7 MAR 2016

Madalena é preciso saber o que está acontecendo de fato na escola. Desenvolva nele o habito de falar dos seus sentimentos (alegria, tristeza, raiva, vergonha, medo) e expressá-los. Utilize fantoches para expressar esses sentimentos: o que e onde aconteceu, o que sentiu, o que passou pela cabecinha (pensamento) e o que fez (utilize uma historinha). Isso vai ajudar a identificar o que está acontecendo. Observe mais. Caso esse comportamento persista, levá-lo ao psicólogo (a).

5 MAR 2016

Ola madalena
Há vários fatores que levam uma criança a não querer interagir no ambiente da escola com os colegas, fatores estes internos e externos, para se entender quais as causas se faz necessários um acompanhamento através de um profissional da psicologia. Oriento-a a procurar um psicólogo para investigar as causas.
Atenciosamente à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

4 MAR 2016

Boa tarde, Madalena.
Você, antes de mais nada, deve procurar entender melhor o que está acontecendo na escola, conversando mais profundamente com professora, diretora, orientadora, etc. Além disto, deve conversar com seu filho, fazendo-lhe perguntas simples como: você gosta da escola? quem são seus amiguinhos? o que você fez hoje? com quem v brincou hoje? etc, procurando perceber as reações dele. A partir daí vá tirando suas próprias conclusões sobre o que acontece. Se nesse processo achar que não consegue chegar a bom termo sozinha com esta questão, procure auxílio profissional. Boa sorte. Maria Luisa.

Maria Luisa Afonso de André Psicólogo em São Paulo

2 respostas

4 MAR 2016

Olá Madalena! Eu entendi a sua angústia... Filhos são os bens mais preciosos que temos, e por isso quando se percebe um comportamento diferente que pode causar no seu filho dor e sofrimento os pais sofrem em dobro.
Penso que em primeiro lugar você deveria conversar com o seu filho, perguntar mais sobre a rotina dele, como é a escola etc... Para você tentar saber se está acontecendo alguma coisa lá que esteja incomodando o seu flilho. Outro ponto importante é você fazer uma análise se aconteceu alguma coisa diferente na sua vida, ou na rotina da vida da família, alguma perda (morte), algum acidente, algo que seu filho pode ter sentido e não entendido o que aconteceu, a criança precisa entender. Porque pelo seu relato seu filho está com difilculdade na escola é isso? Se vc tentar estas alternativas e não perceber melhoras sugiro que procure uma psicoterapia para ajuda lo o quanto antes.

Alessandra D. Ricci Manganaro Psicólogo em Ribeirão Preto

40 respostas

4 MAR 2016

Madalena procure conversar melhor na escola sobre o comportamento do seu filho. Procure também conversar com um psicólogo, para fazer avaliação mais detalhada sobre o que está acontecendo.
Dra. Rosana Laiza.

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

4 MAR 2016

Bom dia Madalena. Sugiro que vc leve seu filho a um psicólogo para que o profissional perceba o que realmente está acontecendo com seu menino. Após avaliar o caso poderá auxiliar seu filho e orientar você no que fazer. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

4 MAR 2016

Bom dia. Em primeiro lugar deve ser observado o que está acontecendo na escola. Que tipo de comportamento tem ocorrido. Uma psicoterapia pode ajudar a criança a entrar em contato com sua realidade vivida e buscar mudança.
Tenha um ótimo dia

Consultório de Psicologia Gildete Alcaraz Psicólogo em Jandira

33 respostas

4 MAR 2016

Madalena, há diversas razões pelas quais uma criança pode apresentar dificuldades para interagir no âmbito escolar. A fim de avaliar as questões relacionadas ao seu filho, seria muito recomendável realizar um acompanhamento psicológico com um profissional que faça observações do comportamento na escola e proponha intervenções tendo em vista o desenvolvimento de habilidades sociais da criança e/ou mudanças no ambiente que estejam mantendo as dificuldades de interação. Espero ter colaborado. Atenciosamente, Fernanda.

Fernanda Prata Leite Damiani Psicólogo em Fortaleza

13 respostas

4 MAR 2016

Oi. As crianças podem apresentar alguns comportamentos "diferentes", sem que sofram de algum distúrbio grave. Se no parque você não consegue ver o comportamento "disfuncional" apontado pela escola, seria interessante que passasse um dia na escola do menino observando-o, preferencialmente sem ser notada por ele. Talvez você descobrisse algo ou comprovasse o que a escola diz. Muitas vezes, o olhar dos pais não consegue enxergar as falhas dos filhos. Sugiro que fique mais atenta a seus filho. No entanto, cabe lembrar que, se este problema persistir, você deve procurar um psicólogo para uma avaliação. Talvez a leitura do meu livro Adolescente Rebelde - como lidar? lhe ajude a entender muitas coisas sobre a relação pais e filhos. Tente adquiri-lo. Abraço.

Joacil Luis de Oliveira Psicólogo em João Pessoa

19 respostas

4 MAR 2016

Madalena, seu filho está em uma fase de adaptações, do seio familiar para um novo ambiente, menos dependente. As vezes as escolas exigem que as crianças se comportem de forma exatamente igual e sabemos que cada criança tem sua individualidade e personalidade. Não se preocupe tanto...se você nota que seu filho é uma criança ativa, alegre, esperta, como você mesma disse, tente apenas mostrar a ele que o novo ambiente também é seguro e que você continua estando a seu lado. Caso as coisas na escola piorem, tente saber mais informações das professoras, indague a ele sobre os coleguinhas. A escola muitas vezes quer a reprodução de comportamentos adequados e esquece que o desenvolvimento de cada criança é único.

Juliana Monteiro Psicólogo em Aracaju