Como se alimentar com depressão?

Feita por >Jo · 1 jun 2021 Depressão

Olá mim ajudem. Sou depressiva, e quando tp triste, angustiada ou com raiva, tudo trava. Eu não consigo comer, a fome some. É isso é horrível, eu não gosto de ser magra. É ultimamente só tenho perdido peso.

A melhor resposta 2 JUN 2021

Olá Jo!

Primeiramente é importante colocar a saúde mental em primeiro lugar, pois uma coisa leva a outra. Por exemplo: A depressão (se este for realmente o diagnóstico médico) ou o não cuidado com ela, reflete na falta de apetite, que pode se relacionar a um processo mais profundo que envolve a autoimagem (sua relação consigo mesma - como se vê, o que gosta em si etc), que alimenta a mesma depressão entrando em um círculo vicioso, podendo se associar a transtornos alimentares como anorexia e bulimia. É preciso quebrar este círculo e a meu ver isso envolve um cuidado com a saúde mental. Psicoterapia, nutricionista e se preciso for psiquiatra. Ao que parece sua autoimagem está implicada neste processo e para trabalhar isso é preciso iniciar a psicoterapia e aceitar que há um problema não na alimentação apenas, mas nos aspectos emocionais da relação consigo mesma. A nutricionista poderá fazer uma dieta específica, mas sua questão nega a saúde mental, porque pressupõe que há uma forma específica de alimentação para depressivos, o que não há. Não é a alimentação que deve se adaptar a sua depressão (se este é realmente for o diagnóstico), mas sua saúde mental deve ser cuidada, para gerar uma forma melhor e mais saudável de se alimentar.

Renato Bandola Psicólogo em Poços de Caldas

18 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar se quiser entrar em contato comigo é so chamar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JUN 2021

Olá Jo.
Nos momentos depressivos é bom beber muita água e consumir mais frutas, sucos e fibras.
Há também shakes com vitaminas que você encontra com facilidade em supermercados e farmácias.
Caminhar faz bem ou estar em contato com a natureza.
Estou a disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

2 JUN 2021

Olá, Jo.

Obrigada pelo seu relato e pela coragem de falar sobre sua dor.
Que bom saber que você possui disponibilidade para pedir ajuda, isso já é um grande passo para ser generosa consigo própria.
O sentimento de raiva pode ser compreendido como uma resposta a algo que entendemos nos ameaçar ou ser injusto. O que tem te ameaçado? Ou o que tem sido injusto para você?
Se dê a chance de ser cuidada, ouvida e acolhida em suas angústias.
Espero ter contribuído e me coloco à disposição.
Abraço,
Beatriz Mazzoco.

Espaço Caminho Novo Psicólogo em São Paulo

5 respostas

2 JUN 2021

Olá Jo! Grato por perguntar. Certamente queremos e precisamos saber muito mais sobre você. Algumas coisas, no entanto, podemos te sugerir inicialmente:
- Evite ficar sozinha;
- Faça atividade física com regularidade, mexendo o corpo para caminhada, corrida, esporte, trabalho, afazeres domésticos, tome sol, veja ambientes abertos, plantas, animais;
- Alimente-se adaptando as possibilidades e esforços pessoais e de seus próximos.
- Veja nossos perfis, escolha um psicólogo e venha para uma caminhada científica, com persistência, mente aberta e disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - O Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.