Tenho depressão ou não?

Feita por >debora · 29 set 2017 Depressão

Tenho 25 anos, sou formada em TI, moro com meus pais e avós, tenho uma ótima família, meus pais são meus melhores amigos, temos uma excelente comunicação. Mas falando em amigos, não tenho muitos. Não estou trabalhando no momento, pois estou me preparando para um intercâmbio de 8 meses em outro país.

A questão é que não tenho dormido absolutamente nada, tenho me alimentado mal, sou extremamente sentimental, acredita que conheço rapazes e já no primeiro ou segundo encontro me apaixono? Odeio ficar sozinha, talvez seja carência, já que estou sem relacionamentos a um bom tempo!

Tô confusa, tenho tanta coisa boa na vida que outras pessoas não têm e mesmo assim estou muito triste, eu choro por estar sozinha, parece que as coisas nunca vão melhorar, daí penso, melhorar o que se tenho: saúde, casa, alimento, tanta gente não tem isso, eu tenho tudo e porque estou tão triste? Isso é depressão? Como eu posso melhorar? Desde já, agradeço !

A melhor resposta 20 OUT 2017

Débora, as questões que mobilizam a angústia são sempre singulares. Todo ser de linguagem ,como somos, carrega algum mal-estar que se evidencia em determinado momento da vida. Os sintomas que você descreveu podem estar associados à abertura de um quadro depressivo ou dizer respeito, apenas, a um momento de vida particular o qual somente você poderá dizer. Por isso, duas coisas são importantes: primeiro, não se compare com outras pessoas, cada um sofre por suas questões e nenhum sofrimento tem menor importância que outro; um segundo ponto, é importante que essas perguntas e sintomas sejam falados de maneira endereçada a um profissional que possa acolher suas questões. Você conhece algum psicólogo de referência em sua cidade?

Rafaela Ferreira Gomes Psicólogo em São Gonçalo

2 respostas

14 OUT 2017

Boa noite Débora. Acredito que todas essas mudanças estejam te trazendo muita ansiedade. A ansiedade nos tira o sono e o bem estar. Sugiro que procure ajuda. Estou a disposição. Taís Ebert

Psicóloga Taís Ebert Psicólogo em Florianópolis

8 respostas

10 OUT 2017

Olá Debora,
Para se dar um diagnóstico de depressão é necessário que se tenha um histórico de seus comportamentos e pensamentos. Agora, mesmo tendo uma vida muito boa, você se sentir triste quando alguma coisa não sai como esperado (como estar sozinha) é normal, isso pode ser apenas uma fase, juntando com a ansiedade do intercâmbio.
Caso queira entrar em contato fique a vontade!
Abs,
Carolina

Carolina Bavier Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

4 OUT 2017

Olá, boa noite Débora, se há algum indício de depressão, você deve procurar a ajuda de um profissional da psicologia ou da psiquiatria. Existem tipos de depressão, a distimia é uma doença na qual os sintomas depressivos são mais leves, não são tão incapacitantes ou discrepantes, mas que também afeta a qualidade de vida.
Estou a disposição! abç, Millena Cardoso

Millena Cardoso dos Santos Diogo Psicólogo em Macaé

2 respostas

3 OUT 2017

Olá Debora, como vai?

Que delícia mudar de ares!! Mudanças sempre deixam a gente apreensiva, não é mesmo?
Coloque suas preocupações no papel, assim você terá a possibilidade de olhar de outra perspectiva.
Se quiser bater um papo e precisar de orientações fico à disposição.
Beijos
Com carinho,
Nathália

Nathália Colombo Caneira Psicólogo em São José do Rio Preto

1 resposta

3 OUT 2017

Olá, Debora

Pelo que li no seu relato, está numa crise. Essa tristeza que esta sentido representa um vazio, o qual deve ser investigado numa psicoterapia para você entender o que representa esse sentimento.

O caminho para essa mudança, já iniciou percebendo que não está bem e talvez necessite de ajuda profissional para lhe ajudar melhor com esse seu momento.

Fico a disposição, caso queira iniciar essa jornada interna.

Abraços,

Mentes Empoderadas

Mentes Empoderadas Psicólogo em São Paulo

2 respostas

3 OUT 2017

Olá, sinceramente não creio que possa ser depressão propriamente dita. Você está passando por um momento reflexivo de vida, onde precisará de muito amor próprio para essa nova experiência de vida durante os futuros 8 meses de intercâmbio. Qnto a se apaixonar no 1º ou 2º encontro, isso é bem característico da carência / abstinência afetiva que podes estar vivendo. Sendo assim, busque nas entrelinhas “o que essa pessoa tem de tão interessante na qual eu possa achar que estou apaixonada por ela?” , ou “como estou sendo tratada por essa pessoa, é exatamente como quero ser tratada?” Enfim, são varias interrogativas a se fazer. Penso que um bom caminho vc já encontrou: a gratidão! Ter saúde, pais vivos, boa estrutura familiar e financeira, é algo para ser valorizado todos os minutos do dia.

Ana Medeiros Campos Psicólogo em Brasília

1 resposta

2 OUT 2017

Olá Debora,

Pelo que entendi você esta sentindo falta de algo que não sabe o que é. Percebo uma certa fragilidade emocional. Embora esta engajada em projetos importantes, que trarão mudança de cenário. Nao sera essa ansiedade que esta lhe afligindo? Ha quanto tempo esta sentindo isto?
O fato de você ser grata a tudo que possui e reconhecer que nem todos tem, demonstram uma bom discernimento e julgamento apropriado para uma pessoa em estado depressivo.
Se quiser conversar mais... Esteja a vontade.

Márcia Alflen Chirinea Psicólogo em São Paulo

35 respostas

2 OUT 2017

Bom dia Débora,

Penso que o uso do diagnóstico deve ser deixado um pouco de lado para nos atermtermos a história individual do sujeito. Como colegas colocaram, você é uma garota jovem que parece que está passando por uma fase importante de mudanças... É importante buscar um terapeuta para refletir estas mudanças e sobre a dependência emocial que cita em seu relato.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

1 OUT 2017

Boa tarde, Debora! Como vai? Espero que a essa altura, e com a opinião que os colegas já deram, possa estar um pouco mais tranquila com o momento pelo qual vem passando.
Seria temerário responder sua pergunta de forma objetiva: depressão ou não?
No entanto, pelo seu relato, bem se percebe que vem se preparando para mudanças bastante significativas e, por outro lado, não menciona coisas que lhe deem prazer. Diversão também faz parte da vida. Talvez fosse interessante tentar colocar no seu dia-a-dia alguma atividade interessante e, se possível, que possa ser relaxante também.
E dentro das possibilidades, procure um acompanhamento psicológico sempre. Mesmo que seja por um curto período. Para se conhecer melhor e buscar organizar seus pensamentos e sentimentos.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!

Anônimo-247176 Psicólogo em Juiz de Fora

16 respostas

1 OUT 2017

Debora, nesse momento tentarei ser bem objetivo, ok? Vc esta vivendo um momento de grande intensidade e de atividades para as quais vc se preparou e se planejou, possivelmente.infelizmente não nos preparamos para os impactos emocionais advindos da "solidão" de alguém como vc, deveras determinada. Nesse momento ja que possivelmente vc ja está com quase tudo pronto pra viajar, dê uma pausa(zinha) para fazer coisas que estão fora de programação, algo que vc goste e lhe dê prazer como tomar uma bela taça de sorvete de chocolate, ou um final de semana numa praia se possível, junte a família para esses eventos, evite exagerar, mas nesse momento vc precisa possivelmente de algo fora da rotina. Não se angustie pela falta de amigos, tem pessoas que tem muitos amigos, mas não têm apoio familiar para seus sonhos e conquistas. Definitivamente não se trata de depressão, mas eh um momento que seu corpo e mente precisam se dar o direito de uma pequena pausa, que servirá de novo fôlego para seus planos. Paulo Martins Psicologo

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

1 OUT 2017

Olá, Debora! Pelo que falou, compreendo que as circunstâncias da tua vida são boas, no entanto sentes insatisfação e mal estar. Debora, quando estamos bem por dentro, mesmo em circunstâncias más conseguimos ver a vida com alegria. Portanto, precisas de ajuda para lidar melhor com o teu auto conceito, autoestima (relacionamento contigo mesma) e no relacionamento com as pessoas. Proponho que faça parte da tua preparação para o intercâmbio sessões semanais de psicoterapia cognitiva comportamental. Então, quando estiveres no país do teu intercâmbio, procure lá também uma psicoterapia, podendo ser em qualquer abordagem, já que terás um pouco mais de tempo (creio eu). Enquanto o que está por dentro não for transformado, a vida, por melhor que seja, não será suficiente para te fazer feliz. Torço por ti!

1 OUT 2017

Débora, pelo seu relato eu seria muito simplista em dizer o porquê da sua tristeza. Você deve procurar um lugar para falar de seus sentimentos e angústias, entrar em contato com suas questões e encontrar uma maneira que possa viver feliz. Estou a sua disposição!

Torrecilha's Psychology Clinic Psicólogo em Cotia

1 resposta

30 SET 2017

Debora, boa tarde! A depressão é uma doença e inclui uma variedade de sintomas. A partir do seu relato não é possível afirmar se você está deprimida ou se está passando por dificuldades que tem lhe deixado triste e ansiosa. Sugiro que procure ajuda psicológica para avaliar essa questão e ter um espaço para falar de suas dificuldades. Estou a disposição.

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

30 SET 2017

Olá Débora,
Boa tarde!

Como alguns colegas já mencionaram, nem toda tristeza é sintoma de depressão. Pelo que cita em seu relato, parece que você está vivendo um momento de conflitos, onde não está conseguindo nomear aquilo que a tem deixado triste, angustiada.
Procurar ajuda psicológica é importante, pois é no processo de psicoterapia, que você conseguirá investigar e dar nome a esse sentimento, entender de onde vem esta falta, que me parece algo que foge à sua consciência.
Somente através de seu relato, não é possível irmos muito além, pois um trabalho psicológico requer tempo e investigação. Mas, tenho certeza, que poderá lhe ajudar muito a entender os seus sentimentos e aliviar esta tristeza que relata.

Se puder ajudar em algo, estou à disposição.

Um abraço!
Ana Paula Dias

Clinica Psicológica Ana Paula Dias Psicólogo em São Paulo

3 respostas

30 SET 2017

Olá Debora!
Quantos desafios! Parabéns pelo intercâmbio!
Alguns sintomas que você tem sentido podem indicar depressão contudo, para um diagnóstico correto, é necessário que você procure um Psicólogo.
A Psicoterapia também contribuirá para que você se conheça e entenda melhor o funcionamento de suas emoções, assim como conseguirá descobrir a melhor forma para lidar com elas, sendo você mesma.
Procure praticar atividades prazerosas, sair com amigos e fazer atividades físicas, que liberam endorfina e serotonina, substancias que produzem bem estar.

Anônimo-323499 Psicólogo em São José dos Campos

2 respostas

30 SET 2017

Ola, Amiga Débora, vc esta passando por momento de fraqueza no sentido de sair de casa para fazer intercambio, sei que tem família e sua base e estruturada, cmo vc disse, mas isso tudo fica de incomodando, no interior, pois o externo vc tenta mostra que estar bem, mas qdo fica só chora, não é depressão. Procura amiga curtir esse momentos de família, colegas e o namorado ou amigo que fica do seu lado. Pois tenho certeza que vc vai se sair muito bem no intercambio, e la vc terá outro conhecimento e sua família sempre estará do seu lado em toda a sua necessidade.Procura se manter tranquila, colocar seus projetos em dia e planejar todo os contextos da sua viagem. E curta todos que te ama. Amigos são aqueles que nos incentivam a crescer pessoalmente e culturalmente. Boa sorte e pesamento positivo amigo. Vá em frente. Abços de boa sorte.

Maria de Paula Silotti Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

30 SET 2017

Nem toda tristeza se caracteriza em Depressão, o ideal é vc procurar um psicólogo para ajudar você em suas questões que estão te causando essas sensações/emoções no momento.

Wilson Campos Júnior Psicologia Psicólogo em São José

3 respostas

30 SET 2017

Debora, procure um profissional qualificado para diagnose e indicacao de um tratamento adequado, se for o caso.

IAN Psicologia Psicólogo em Niterói

2 respostas

30 SET 2017

Oi Débora. Muita gente confunde depressão com tristeza. O depressivo não sente nada e você cita algumas emoções como tristeza, ódio, utiliza expressões como "excelente comunicação, ótima família, melhores amigos", ainda planejando viagem e isso não é característica de quem está com depressão. Pode ser um episódio depressivo mas tem mais haver com tristeza. Pode ter sua origem em vivências infantis e que estão inconscientes, mas é sabido também que profissionais de informática, principalmente quem lida com programação de sistemas, tem a tendência a se isolar emocionalmente das pessoas e consigo mesmo, pois tem que utilizar muita mais a racionalidade. Buscar os relacionamento é essencial para nossa saúde emocional. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

30 SET 2017

Boa noite Débora, de acordo com o seu relato pode indicar que você está vivenciando um momento de tristeza e incertezas quanto ao seu futuro, porém é necessário uma investigação maior através de profissionais especializados que irão lhe orientar quanto aos seus conflitos.

Andreia Alves da Silva Psicólogo em Gravataí

1 resposta

30 SET 2017

Olá Débora, apenas por este relato não é possível diagnosticar se você em depressão ou não. Porém é possível perceber que você não está feliz, e isso já é motivo mais que suficiente para dizer que você precisa procurar ajuda.
Procure por um psicólogo e inicie psicoterapia.
O profissional de psicologia poderá lhe orientar sobre a necessidade de incluir, também, um psiquiatra no seu tratamento.
Não deixe de procurar ajuda, sua qualidade de vida poderá ser bem melhor.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

30 SET 2017

Olá, Debora.
Penso que no seu pequeno texto você já deixa algumas pistas do que pode estar relacionado com essa tristeza e talvez quadro depressivo que está sentindo vir à tona. Você fala de questões de solidão, um desejo de ter alguém, uma companhia amorosa que lhe está fazendo falta.. São questões que seriam importantes de serem levadas a uma análise ou a uma psicoterapia.
Você fala de alguns sintomas que podem estar ligados a um inicio de quadro depressivo: a alteração no sono, uma sensação negativa quanto ao futuro... Mas um diagnóstico mesmo só será feito em entrevistas e sessões com um profissional, ok?
Mas é importante ter em mente que esses sintomas e queixas dizem algo sobre nós, nos pedem para que demos atenção aos conflitos e questões que estão mexendo conosco.
E mesmo que seja o início de um quadro depressivo, saiba que isso independe de condição econômica, social, etc. Isso pode ocorrer e ocorre com qualquer pessoa. E é uma exigência social e cultural que estejamos sempre bem e que se temos uma casa, saúde física, comida, etc que não podemos nos sentir tristes, insatisfeitos... Todos nós temos nossos desejos, preocupações, contlitos e eles são válidos e devem ser escutados.
Por isso, sugiro que procure um profissional psicólogo(a) para lhe auxiliar nesse momento e iniciar um processo analítico e terapêutico.

Psicólogo Bruno Savassa Psicólogo em São José dos Campos

2 respostas

30 SET 2017

Olá Débora. Não é possível dizPesexatamente do que se trata pelo seu relato. É preciso um acompanhmento para saber o que se passa com você. Mas através da sua fala parece que você está se sentido ansiosa por estar a tanto tempo sem um relacionamento Pessoal e estar se preparando para uma nova fase em sua vida. E aí essa confusão de sentimentos pode estar influenciando os seus pensamentos quanto a incerteza no futuro. Espero poder ter contribuido para sua reflexão.

Cristiane Braga Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

30 SET 2017

Olá Débora. Não posso dizer, apenas com este breve relato, se existe ou não um caso de depressão, mas me parece que algo está lhe deixando desconfortável. Você diz " ter tudo" mas o que será que você sente como faltante? Quais desejos você gostaria de executar ? Acredito que uma investigação melhor poderá ajudá-la a entender este "tudo" que na realidade me parece algo de uma monotonia. Espero ter aberto algumas questões relevantes....

Gustavo Tonatto Psicólogo em Curitiba