Eu acho que estou com depressão e preciso de ajuda

Feita por >Lane · 17 jul 2023 Depressão

Faz uns meses que voltei para a casa de minha mãe depois de ter saído de casa para morar sozinha no centro da cidade, trabalhei duro e comprei minhas coisas porém em um certo momento eu conheci um rapaz nós namoramos, se juntamos, terminamos, e eu voltei para a casa de minha mãe com todas as minhas coisas, estou sem emprego, sem ânimo, sem amigos, não me alimento bem, não durmo bem e sigo sem rumo na minha vida, queria pedir ajuda de alguém, eu me sinto muito mal todos os dias morando no meu ambiente por quê eu moro na parte debaixo da casa onde é um restaurante e todos os dias tem cheiro de comida e sujeira para eu limpar e eu só sirvo para isso, não consigo estudar e nem trabalhar porquê as oportunidades de estudo e trabalho não chegam até mim, eu busco todos os dias na internet, trabalhos e não encontro, e aos poucos eu acho que eu morri tanto por dentro quanto por fora, fiquei totalmente sem dinheiro, não tenho como pagar a minha academia, produtos básicos de limpeza, ou até mesmo comida, antes com a ajuda do meu ex e da família dele eu tinha menos preocupação e me sentia mais viva, eu usava meu dinheiro para comprar meus produtos e minha academia, sempre fui uma pessoa vaidosa e agora sou uma pessoa que nem se olha no espelho, não cuido mais de mim, e me vejo trancada 24/7 (pensei em me matar nesse quarto que passo o dia trancada mas tenho muito medo) será que preciso de ajuda? Como Vou pagar um psicólogo? Tudo envolve dinheiro e eu não tenho mais dinheiro para nada!!!!!

A melhor resposta 28 JUL 2023

Oi Lane, imagino como essa situação é difícil para você, mas existem alternativas para quem não tem como pagar um atendimento particular. Você pode tentar procurar um CAPS, outra alternativa são as clínicas escola das faculdades de Psicologia que geralmente oferecem atendimento gratuito, assim como algumas ONGS e projetos sociais podem oferecer, mas em cada cidade isso é diferente então estou te orientando sobre os caminhos. Espero que você consiga e que de tudo certo para você. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 JUL 2023

Lana
Voce voltou à casa materna... voltou ao útero materno...
Fez algumas experiências, mas não aprendeu as lições e voltou às origens...
Precisa fazer o básico: querer nascer, querer ser voce mesma, se responsabilizar pelas suas escolhas e decisões.
Voce não pode mais ficar dependendo da mãe; ela já cumpriu com a missão de mãe;
Você é que precisa exercer o teu papel nesta existência: aprender, corrigir, ousar ser, construir a tua realidade
Nesta vida, ou voce domina a si mesma ou é dominada.
Faça Psicoterapia

5817 respostas

19 JUL 2023

Olá Lane, espero que esteja tudo bem com você!

Lane, eu sei que você está passando por um momento de maior dificuldade em sua vida, tanto a nível material quanto existencial, mas tenha certeza que você vai conseguir superar isso, e chegar onde deseja. Com tempo e planejamento, você pode ir avançando em direção aquilo que você quer para si própria. Procure sempre fazer o melhor com o aquilo que tem disponível ao seu redor. Os menores avanços devem ser comemorados, e com isso você pode sentir que está se movimentando. Nenhuma situação muda radicalmente da noite para o dia, tudo é um processo, e quanto mais tempo nos dedicamos aos nossos processos, mais cedo eles chegarão até nós. Perceba que até mesmo o seu retorno para casa de sua mãe foi um processo, não se deu da noite para o dia. Agora é hora de planejar. Planejar seu dia, sua semana, seus horários, sua vida. Se não tem dinheiro para academia no momento, busque aplicativos gratuitos que oferecem treinamentos, e faça seus treinos em sua casa, ou em algum outro lugar. O momento agora é focar em soluções, e não somente ficar apontando os problemas. Isso não vai te levar onde quer. Busque apoio e suporte onde conseguir, e seja consistente em seu dia a dia, que os resultados irão vir, tenha certeza.Se houver possibilidade, busque um profissional de Psicologia para te acompanhar no momento. Não deixe que esse estado e essas emoções tomem mais espaço em sua vida, lide com eles agora, para superá-los o quanto antes. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

18 JUL 2023

Oi Lane! Que bom que você escreveu! Que você precisa de ajuda é fato. Questão de depressão é outra reflexão que exige avaliação mais cuidadosa. De fato, as oportunidades para trabalho não chegam até você, nem a ninguém. É preciso ir atrás delas, construir elas. Quanto a estudos, é uma questão que não depende de outras pessoas.
Você está precisando de uma séria reorganização ocupacional, de postura mais amadurecida.
Um passo importante você deu ao escrever aqui. Outro passo será conversar com um de nós, psicólogos, de forma comprometida, para chegar a outros passos necessários e organizadores: turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, trabalho sério e consistente, estudos comprometidos, grupos de estudos esportes coletivos de contato, grupo de teatro, arte, cultura, serviços comunitários e demais possibilidades de pertencimento e efetiva participação na cultura e na sociedade.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.