Preciso de ajuda, meu namorado tem depressão e faz uso de cocaína

Feita por >Isadora · 9 jun 2021 Drogas

Meu namorado tem uma depressao cronica e faz uso de cocaina quando esta em crise.pra se autodestruir.. na ultima crise que ele teve ele se bateu e tentou se enforcar, eu to gravida e entreiem crise tbm, minha mae me levou pra casa dela por que estava com medo de perder a nene.. ele ficou 2 duas internado e saiu por que dosse que ficou muito ansioso por que eu fiquei 2 horas sem responder.. ele nao esta usando a medicacao, ele tem conversado as vezes com uma psiicologa mas nao gostou.. eu nao tenho condicoes de.voltar pra casa por que tenho medo dele ter outras crises ou voltar a usar, mas ele fala qye precisa de ajuda, que se eu nao voltar ele vai fazer merda por que esta sozinho (ele nao tem familia) e que tem sido muito dificil pra ele ficar sozinho.. eu to em panico, desesperada que ele faça algo, mas nao consigo voltar pra casa,mas tambem nao consigo terminar, nem deixar ele "sozinho" to desesperada q ele faça algo, ou se mate ou se afunde na droga.. nao consigo nem pensar mais no que fazer por qur ele me liga pedindo ajuda e pedindo pra eu voltar... nao sei ate que ponto ele pode fazer algo mesmo ou se é chantagem emocional, mas fico muito mal, começo a ter crises de nervo, chorar, tenho medo de perder minha nenê ou perder ele de vez

A melhor resposta 11 JUN 2021

Olá, Isadora.

Muito obrigada pelo seu relato. Entendo a preocupação com seu parceiro, pai de sua filha, é muito legítimo, realmente nos preocupamos com as pessoas que nos relacionamos e nutrimos afetos. Ao meu ver, fica claro que seu namorado precisa de acompanhamento profissional, isso pode e deve ser sugerido para ele.
É compreensível o seu desejo de não retornar para casa em virtude de proteger o bebê, e penso que diante desta situação, e os dilemas que você vem enfrentando, garantir um espaço de cuidado para si mesma pode ser fundamental, principalmente levando em conta que os aspectos emocionais na vida da gestante também influenciam na vida e desenvolvimento do bebê.
Espero ter contribuído e me coloco à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco.

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

10 JUN 2021

Olá Isadora! Grato por escrever. Pelo relato, sempre é prudente aprofundar detalhes das informações, mas se ele, de fato, tem depressão crônica, está usando cocaina regularmente, ficou internado duas, a ajuda do psicólogo será importante, mas a emergência parece ser de Psiquiatria.
Estando certa essa conclusão, será importante que ele consulte um psiquiatra, podendo ou não, ser internado, mas com a necessidade de tomar medicação, com a devida flexibilidade e tolerãncia, para adptar a medicação; também será importante que haja, sempre perto dele, pessoas que sejam éticas e que tenham bom vínculo com ele.
Após estabilizar a medicação e sentir-se controlado, ele poderá e deverá procurar um psicólogo, mas com mentalidade de esforço por fazer tratamento psicológico com persistência, duração e abertura mental.
A você, muita serenidade e sucesso no processo de maternidade.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - O Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos ganhos que Araraquara, tanto para economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

10 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

10 JUN 2021

Olá Isadora.
Grata por sua participação.
Acredito que sua mãe está certa em preservar a sua segurança e a da sua filha.
Mesmo que o seu namorado afirme que você pode controlar os impulsos dele isso não depende de você. Ele precisa de equipe multidisciplinar para tratá-lo. Ele precisa de internamento compulsório visto que ele está fora de controle. Procure o CAPS da sua região, se informe como pode fazer isso o mais rápido possível. Assegure-se de que ele não saia do internamento sem obter a alta dada pelo médico. Importante também é você respeitar o tempo de visitas exigidos pelo hospital ou clínica no início do tratamento. É necessário passar algum tempo até que ele tenha mais lucidez e controle para persistir no tratamento.
Procure apoio para você num grupo chamado AMOR EXIGENTE ou outro grupo que dê orientações para familiares de dependentes químicos. Normalmente fazem reuniões semanais. Se não existir esse grupo na sua cidade pode informar-se com os alcóolicos anônimos ou no próprio CAPS.
Espero ter lhe ajudado.
Fico à disposição.
Psicóloga Clínica Maria Nair
espero ter ajudado.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

10 JUN 2021

Isadora,
Teu namorado precisa se tratar, precisa de Psicoterapia, mas ele precisa querer fazer.
O que eu te pergunto é porque voce tem necessidade deste tipo de homem?
Que escolha voce está fazendo? Qual será teu futuro? Voce escolhe ter este futuro?
Cuide de ti e do teu filho. Ele é bastante adulto para escolher o que ele quer, se tirar a vida (covardia) ou lutar para conquistar a vida... são escolhas dele e nenhum poder temos sobre ele.