Como posso ser uma pessoa mais aberta pra família e pro mundo?

Feita por >Ferreh · 8 dez 2022 Abordagem psicológica

As pessoas ao meu redor dizem que sou fria, mau e algumas dizem que nem existe palavras pra descrever o que eu sou. Mas o fato é que eu não consigo parecer que tenho saudade, preocupação, não sei ter calma e nem paciência pra cuidar de ninguém. Tenho uma filha mas sinto que não me aproximo dela, e nem da minha mãe ou pai, tenho mágoas e odeio quando me abraçam ou querem se aproximar, não gosto de conversar, nao confio em ninguém e eu não sei o que é isso tudo.

A melhor resposta 10 DEZ 2022

Olá, Ferreh.
É necessário que entenda o que aconteceu em sua vida para que não confie em ninguém.
Quem são as "pessoas" que dizem que você é fria ou mal? É importante que defina se são muitas ou uma ou duas em específico, pois as pessoas tem seus lados ruins, mas tem seu lado bom.
Fazer psicoterapia poderá e perceber suas qualidades independente do que dizem a seu respeito e perceber quem são estas pessoas que te falam estas coisas.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

19 DEZ 2022

Ferreh
Legal que eles dizem que não conseguem te descrever... voce é que precisa se descrever. A obrigação é tua de se conhecer e a cada dia é uma pessoa diferente; lógico que as outras pessoas não consigam te acompanhar. E isso não é nenhum problema.
Voce está assustada com a forma como age e reage, as pessoas te julgam porque é diferente, percebe as coisas do teu jeito, age e reage do teu jeito e as pessoas não aceitam, cham estranho.
Voce precisa conhecer a si mesma, conhecer seu propósito de vida, conhecer como a sua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar os desafios que encontrou desde a gestação até o presente momento.
Há outras pessoas que funcionam como você e se for isso, não há nenhum problema; é a forma normal dentro das tuas características.
Pode ser sim que esteja funcionando no sofrimento e necessite se encaminhar para os recursos que tem e pode não estar usando.
Isto te gera sofrimento e dificuldades.
Sim, precisa curar teu amocional... tem conflitos, mágoas, traumas para serem superados.
Tudo fica claro se fizer análise para compreender porque está funcionando desta forma e como superar suas dificuldades.
Assim a sua vida ficará mais leve, com mais alegria, sem desgastes. Não se trata de voce mudar a voce, mas de deletar, apagar o que voce não é. Reforçar o que realmente voce é, mas limpar o que não te acrescenta em nada na tua vida.

Abraços

5912 respostas

10 DEZ 2022

Oi, Ferreh. É simplesmente seu traço de caráter, seu modo de funcionar, mais frio e racional. Caso queira entender mais sobre isso, assim como suas dores e recursos, contate-me.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 DEZ 2022

Olá Ferreh! Obrigado por escrever. Teu texto, ao ser produzido e enviado, ilustra seu desejo de se modificar. Que bom! É preciso pagar o preço de se abrir, tolerar os outros, esforçar-se por empatia.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, venha para uma caminhada científica, com mente aberta, persistência, disciplina, regularidade e continuidade.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.