Como falar com minha família? Como ser mais carinhosa?

Feita por >Andrieli · 11 jun 2018 Terapia familiar

Sou recem casada e meu marido me decepcionou bastante com algumas atitudes bem ruins da parte dele, desde que começamos a namorar, e isso acabou influenciando inclusive a convivência entre família, pois minha mãe não quer nem sonhar em falar com ele algum dia, ele até disse que poderia pedir perdão a eles pelo que fez comigo, mas minha mãe é muito orgulhosa e também se chateou muito com as atitudes que ele teve comigo e meus pai e minhas irmãs também. E eu também não consigo mais ficar próxima da família dele, pois eles sempre passaram a mão na cabeça dele e me magoaram com algumas coisas que já me disseram e ainda depois de todas as coisas erradas e ruins que ele fez comigo os pais dele ainda queriam justificar
tentando colocar a culpa em mim. Mesmo diante de tudo isso decidi perdoa-lo e continuar com ele, mesmo todos sendo contra e também dizendo que ele nunca iria mudar. Ele sempre foi uma pessoa carinhosa comigo na maioria das vezes, porém não adiantava pois tinha outras atitudes horríveis. Depois que perdoei vi que realmente ele estava procurando melhorar, não teve mais as mesmas atitudes. Porém foi começando a surgir outros problemas, vi que ele não tem responsabilidade, o mundo pode estar caindo e ele não está nem aí, não paga as contas e fica comprando coisas de todo mundo e não paga, está endividado por comprar besteiras, quando tem dinheiro, o que é raro, ele gasta tudo com coisas desnecessárias, sem contar que quase nunca para em um emprego, no máximo 3 meses, age como se fosse um adolescente, tenho que ficar cobrando ele de tudo que ele precisa fazer... Na verdade sempre foi assim, mas imaginei que depois que viessemos morar juntos ele iria amadurecer, ser mais responsável. As vezes ele fica bravo, e não adianta nada o que falo com ele. Pensa que isso tudo é normal, esses dias tivemos uma conversa bem séria, e acredito que agora ele irá melhorar, pois ele disse que reconheceu que precisava mudar. Isso depois de meses cobrando. Mas enfim, acontece que já tive crise de ansiedade antes mesmo de namorar com ele, inclusive tomava remédios, mas depois parei e fiquei melhor... Mas esses tempos eu fui parar no hospital de tanto stress, de ter que falar tudo o que ele tem que fazer, pela falta de responsabilidade dele é também porque ele omite muitas coisas, não confio mais nele. Sem contar que há muito tempo não consigo ser mais uma pessoa carinhosa, (sendo que em todos os relacionamentos que tinha eu era até demais) e me sinto mal por isso, porque vejo que apesar de tudo ele me dá carinho e procura estar fazendo pra mim o que eu gosto, as vezes me dá até presentes... E principalmente depois da conversa séria que tive com ele e também por ele ver eu ter que ir pro hospital ele conseguiu reconhecer e parece que agora está se esforçando, porém não consigo mais ser carinhosa me tornei uma pessoa muito fria, e as vezes até acabo sendo grossa com ele por pequena coisa, já cheguei até falar coisas em que ele se sentiu ofendido. Ele fica muito magoado com isso. E depois acabo me sentindo muito mal também. Mas não sei o que fazer. Pois eu nunca fui assim. Gostaria de conseguir dar mais carinho a ele, pois sempre fui muito carinhosa com todos os meus namorados e diante de tudo que aconteceu, não consigo mais ser assim. Algum conselho, por favor??? E também gostaria muito que ele pudesse se dar bem com minha família, ele disse que está disposto a conversar com eles, pedir perdão pelas coisas que fez comigo. Mas disse que tem medo da reação deles que tratassem ele mal ou que não perdoassem. Então disse pra eu conversar primeiro com eles, mas não sei nem como falar, não tenho nem coragem pois não sei o que vão dizer, ainda mais porque quando meus pais souberam das atitudes dele minha mãe queria quis conversar, pois estava muito decepcionada e com muita raiva dele, inclusive até o meu relacionamento com meus pais ficou muito ruim, até hoje, Meu pai não fala mais direito comigo...mas já passou um certo tempo e a poeira deu uma baixada.Mas mesmo assim sei que minha mãe é uma pessoa muito orgulhosa. Então não sei o que fazer, como falar sobre isso. Só sei que eu queria muito que ele e minha família se dessem bem... E não sei se isso é possível. Queria muito que eles se dessem bem.

A melhor resposta 12 JUN 2018

Andrielli, entendo que esteja sofrendo, mas o que você poderia esperar de um relacionamento assim?
Todo relacionamento tem como base, a confiança, coisa que me parece que você foi deixando de ter ao longo do tempo.
Eu lhe perguntei o que espera, pq me parece que você se contenta com o que tem, mas o que tem não lhe agrada mais, já que sua atitude tem demonstrado isso, por exemplo deixando de ser carinhosa, por outro lado vc quer que sua família o aceite, mas você o aceita como ele é? Com o que ele pode lhe dar?
Vale pena viver numa corda bamba?
Sugiro que vocês busquem uns Psicoterapia de Casal, entendo que têm muito a dizer e a se entender.
Espero que tenha lhe ajudado.
Estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

22 OUT 2019

Andrieli
Te faço apenas uns questionamentos e tu mesma chega à conclusão:
Como é que tu foi casar com uma pessoa assim? Como não viu isto antes?
E se não viu, qual a tua parte nesta história? Por que tu tem necessidade de ficar com ele?
Como tu mantém a "doença" dele?
Em vez de se preocupar com ele, porque não se preocupa contigo mesma e se cuida mais?
Ele, além do apoio que ele tem dos pais, principalmente da mãe, tem o teu apoio!
Indico a necessidade de tu fazer psicoterapia para recuperar a ti mesma. Tu mudando, pode provocar uma mudança nele.

5817 respostas

18 JUN 2018

Bom dia, Andrieli1, pelo seu relato sugiro que procure ajuda de uma terapeuta de família, em terapia você poderá fala todas essas questões que envolve a relação do seu marido com a sua família e, também pode falar das suas emoções e sentimentos sobre o seu casamento, como se sente ao vivenciar todas essas questões que te afligem e te deixam ansiosa, como você mudou ao viver todas essas emoções. Boa sorte. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

12 JUN 2018

Andrielli, realmente é muito difícil um relacionamento dar certo com alguém tão irresponsável, e uma vez que seus pais não gostam dele e estão cheios de razão para isso fica ainda mais difícil para você carregar esse fardo sozinha. Procure ajuda ok? Pois tem muita coisa aí para ser tratada. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas