Por que não consigo ser gentil com minha família?

Feita por >Ana · 29 out 2022 Abordagem psicológica

Me chamo Ana e tenho 23 anos. Aos 18 anos fui diagnosticada como borderline, após quase 2 anos de terapia. Foi a minha pior fase, tentativas de suicidio, furtos, saia com homens mais velhos por dinheiro, e era vazio. Com o tempo eu fui entendendo o sentido da autorresponsabilidade, aprendendo e entendendo o que sentia, fiquei menos impulsiva, e hoje estou estável. Não faço uso de medicações, tenho problemas como todo mundo, mas vivo uma vida funcional. Me esforço muito pra agir da melhor forma em tudo que me proponho, mas infelizmente não consigo ter uma boa convivência com a minha família. Eu simplesmente não consigo ser eu mesma perto deles, eu travo, não consigo me esforçar e não consigo ter comportamentos assertivos e maduros. Meu pai sempre foi cruel comigo e é até hoje, ele simplesmente finge que eu não existo, e não comete mais os abusos físicos e pisicologicos da infância e adolescência, mas as vezes ele surge, faz promessas, e em seguida ele arruina tudo porque eu “fiz algo errado”, então ele me ofende, não me faz o q havia prometido e some. É um padrão, e eu decidir não dar mais esse poder a ele, então não temos contato, minha mãe é uma mulher muito jovem, quando se envolveu com meu pai tinha 13 anos e ele 26, ela é grossa e fria, não beija nem abraça, nem diz que ama, sempre com leves críticas disfarçadas, mas eu sei que ela me ama, ela faz tudo por mim, e sei que talvez se eu fosse mais amável, se eu conseguisse ser mais carinhosa, teríamos uma relação melhor. Hoje, dia 28/10, é aniversário dela e eu não consigo dar sequer um abraço nela apesar de achar que seria legal, e que eu faria por qualquer outra pessoa. Sinto que quando nasci, arruinei a vida dela. Sempre ouvi as histórias de como ela tinha tudo pra ser bem sucedida mas aí engravidou e não fez faculdade. Fora ela, não consigo ser carinhosa ou gentil com ninguém nem minha avó, nem minha irmã, nem minhas tias. Ninguém da minha família. Não consigo ser a mesma pessoa dentro de casa. Como posso melhorar isso? O que pode estar acontecendo?

A melhor resposta 31 OUT 2022

Ana,
Não consegue ser gentil com a família por várias razões:
1ª – Você veio através do seu pai, da sua mãe, mas não é deles;
2ª – Foi você que escolheu nascer deles, você se desafiou e quis vir ao mundo e passar por todas estas experiências e ia vencer.
3ª – Na tua infância você foi “forçada” a substituir a tua inteligência natural para se adequar ao que os outros ensinavam, aos que os pais, professores, mestres, orientadores diziam... Teus pais, na infância deles também passaram por estas coisas e por isso hoje, eles repetem porque ninguém ensinou eles, eles não fazem por maldade: teu pai age assim contigo, mas não se dá conta; tua mãe se culpou pela gravidez porque desistiu da vida dela por causa da gravidez, só que, em vez de assumir que foi ela que quis transar com teu pai, ela culpa você, que você foi a causa da parada da vida dela.
Por outro lado, você quis passar por esta experiência, exatamente assim.
4ª – O sistema (pais, escola, religião, sociedade) apenas queria que você se ajustasse a ele; que você fosse adaptada em casa, no colégio, em sociedade; que se comportasse como todos os outros.
Hoje, você sofre, porque se adaptou ao sistema, mas sente o vazio interior, sente que alguma coisa não funciona, não se compreende, não consegue ser feliz.
Te diagnosticaram “boderline”, te trataram dentro deste, mas percebe que não resolveu; sente que é funcional ao sistema, mas não para si mesma; não consegue ser você mesma, principalmente em família, porque na sua mente, eles impediram você ser você mesma. E isto é muito doloroso.
Agora, precisa restabelecer-se, curar-se, autenticar-se, recuperar a sua inteligência natural e aprender a usar o sistema em teu benefício. Caso contrário será somente manipulada, adestrada pelo sistema.
Você pode ser o que quiser ser, desde que se responsabilize por si mesma, resolva teus problemas de dependência, de carência, afaste-se da casa e inicie, através da Psicoterapia de autenticação a tua caminhada para realmente ser dona da sua vida e nas suas emoções.
Estás aqui para resolver estas questões.
Abraços.

5817 respostas

30 OUT 2022

Oi Ana! Que bom que você escreveu! Seu relato descreve um fenômeno comum. As pessoas, pelo intensa proximidade, desde o nascimento, com seus familiares, vivenciam experiências de expectativas altas e frustrações que essas altas expectativas propiciam. De outro lado, as pessoas que não são da família, podemos nos aproximar e afastar com maior facilidade, lidando com elas quando está bem, afastando quando não queremos ou não está bem. A família não. Sempre precisamos interagir, quando queremos e quando não queremos. De outro lado quem nos acolhe e nos apoia com certeza, com suas coerências e incoerências, , mesmo com o passar dos anos, é a família.
Na verdade, Ana, você não está sendo gentil consigo mesma. Você precisar reorganizar a harmonia interna, a doçura de ser e expressar-se a partir dessa harmonia e doçura. Isso chama-se amadurecimento. Laranja madura é doce. Pessoa madura para o que vai fazer, faz com doçura. Nunca seremos maduros para todas as coisas, mas podemos amadurecer muitas delas, por exemplo, dar um abraço demorado na mãe, dizer com gestos, olhares, choros, palavras, AMOR!
Será altamente enriquecedor você construir essa harmonia interna com a ajuda científica de um psicólogo. Não é hora de você explicar suas questões por seu pai ou sua mãe. Construa sua originalidade, superando essas cicatrizes históricas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas. Chega de ditadura!