Desenvolvimento pessoal. Sinto que não tenho forças pra continuar.

Feita por >tanires · 15 mai 2024 Abordagem psicológica

Oi, tenho 24 anos, e sinto que não tenho forças pra continuar, não posso diagnosticar ninguém como doente e afins, mas sinto que minha mãe está se tornando uma pessoa incapaz de raciocinar ou distinguir a realidade da ficção, ja faz 8 anos em que esses surtos dela começaram, ela alega que está sendo perseguida por drogados, ou traficantes e máfias grandes que querem matar ela, ela diz que fazem macumba pra ela, ja falou inumeras vezes que eu sou inimiga dela, porque os bispos que ela segue dizem em videos que se sua família não lhe escuta, isso torna eles seus inimigos. queria deixar em aberto que, nada disso acontece, não existe ninguém querendo matar ela, ou fazendo "macumba ". em 2018 minha mãe se tornou alcoólatra, e em 2020 ela virou crente, e após isso, tudo ficou muito pior, quando eu tinha ansiedade por conta da pandemia e falta de trabalho, ela ficava tentando me "exorcizar" pq segundo ela, eu estava possuída, ela jogava água em mim, óleo de azeite, depois de inúmeras tentativas de fazer ela parar com essas atitudes, ela enfim parou. tirando o fato de que de 2018 a 2020 eu estava em uma relação tóxica, onde era agredida, abusada e traida diariamente pelo meu ex, consegui terminar com ele, porém não mais a mesma, tenho medo que tudo aconteça novamente, não consigo ter uma relação estável com meu atual, agr em 2024, não consigo ser uma boa parceira, ja terminei com ele 3 vezes, e não só isso, mas sinto que sou um fracasso, por mais que eu entenda que teve uma pandemia e as coisas mudaram muito, está estremamente difícil conseguir um trabalho, pois fui proibida de tudo quando era mais nova, colocaram na cabeça da minha mãe que eu tinha que terminar o ensino médio, pra poder trabalhar e cursar algo. eu não podia nem fazer os cursos que a escola oferecia, porque minha mãe não queria que eu chegasse tarde todo dia, fora que ela me trancava em casa, eu não podia nem passear pelo bairro ou caminhar na praia, eu literalmente vivia trancada, ela saía de manhã e chegava a tarde no mesmo horário em que eu largava e me trancava em casa, pra que eu não saisse, ja ouvi da minha mãe os piores tipos de coisa que alguém diz pra um adolescente, me desculpem pelo que irei dizer, mas ela pronunciou as seguintes palavra "você merece ser esfola..." "era bom que fosse estru..." "deveria ter deixado a familia do seu pai te criar pra você virar put... dos seus tios", entre outras coisas, e recentemente em um dos surtos dela ela acusou que eu estaria tendo relações sexuais com meu vizinho que ja é um homem velho, e que alias, so vi uma vez na vida em todos os 4 anos que moro no bairro atual, não sei sequer o nome dele, um dos surtos da minha mãe é ficar obcecada por algum homem com quem ela mal tem contato, e depois dizer que ele se junta com "certas pessoas que querem ela morta", para derruba la, e em um desses surtos, cmo havia dito, ela disse que eu estava tendo relações com esse homem, e que estava ate mandando fotos em que estava nua, pra o mesmo, sendo que eu nunca fiz isso, eu mal saio de casa nem pra tomar sol, no dia que ela surtou, ela me chamou de varios nomes ruins, de put..., raparig..., imunda, nojenta, prostit..., entre outros, e juro, que eu me segurei de todas as formas possíveis pra não acabar com minha vida naquele dia. não consigo um emprego pra ir morar sozinha, porque não tenho nenhuma competência, mesmo ja tendo feitos inúmeros cursos online, consegui um trabalho este ano, mas foi temporário e durou certa de um mês, porém temos tantas contas a pagar, esta tudo acabando em casa, ela recebe ligações pra entrevistas, mas não vai, enquanto isso eu não recebo nenhum sequer. pra piorar estou em uma relação em que meu parceiro falou pra mim que era incapaz de me amar, e que odiava quando eu ficava pra baixo, por que não queria absorver meus problemas e que era chato estar próximo de alguém como eu. eu não sei mais o que fazer, sinto que minha mãe adoeceu pelo excesso de trabalho e traumas de infância, mas ela não busca ajuda, ela é uma mãe maravilhosa, mesmo com essas fantasia que ela cria e acha que são reais, minha própria familia disse que eu deveria internar ela, mas eu não consigo ver minha mãe internada, não consigo imaginar ela tendo algum diagnóstico de demência ou esquizofrenia severa, eu tenho medo, por ela e por mim, eu não consigo manter nenhuma relação, por que comparado a todo mundo eu sou uma fracassada e cheia de problemas e não tenho nada de bom a oferecer.

A melhor resposta 17 MAI 2024

Olá Tanires!

Obrigada por compartilhar sua história conosco, sinto nas suas palavras a dor de todo esse contexto sofrido que você vem vivenciando a tanto tempo.

Por conta de tudo que você compartilhou, parece imprescindível compreender mais o que vem se passando sua mãe. Junto a um profissional, será possível identificar o que vem ocorrendo com ela e como lidar com essas questões e comportamentos que ela vem apresentando.

Entendo o quanto pode ser difícil para você ver sua mãe internada ou com algum diagnóstico, porém ela, assim como você, poderão sentir alívio para suas dores se ela receber a ajuda de que precisa. Escolha um profissional que te passe confiança para ela e ele não fará nada que não seja para a melhora da sua mãe.

Além disso, é recomendável que você também tenha acesso a uma terapia para passar por esses desafios mais fortalecida emocionalmente. Entrando em processo psicoterapêutico, você poderá desenvolver estratégias e mecanismos de enfrentamento saudáveis para lidar com esses desafios na relação com sua mãe e nas diversas esferas da sua vida.

A terapia também será um recurso essencial para trabalhar a sua autoestima que parece abalada por conta desse contexto em que você está inserida, pois, por mais que te pareça que é 'uma fracassada e cheia de problemas', você tem muito a oferecer ao mundo, você tem uma resiliência grande e todo um mundo de possibilidades e potencialidade dentro de você.

Fico à disposição para auxiliá-la nessa caminhada.
Abraço Tanires!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

163 respostas

18 MAI 2024

Oi Tanires
Não é verdade que você é uma fracassada. Você tem tantos problemas como qualquer um tem, apenas as circinstâncias que são diferentes. Problemas são desafios à inteligência. E cada um que está aqui vivendo esta realidade precisa resolver os seus.
Teu pai precisa resolver os seus; tua mãe precisa resolver os seus; você precisa resolver os seus. E somente cada um pode mudar a si mesmo e elemuda se quiser mudar. Ninguém consegue fazer nada pelo outro, somente para si mesmo.
Você nasceu para se realizar e ser feliz. Você apenas nasceu por meio da tua mãe, mas você não é dela.
Se a tua mãe etá apresentando problemas e ela não quer se cuidar, a liberdade dela deve ser mantido e pode e deve sim internar se ela apresentar perigo de vida para si mesma ou para outros, porque ela não tem mais consciência própria.
Voce precisa se cuidar, precisa realizar a tua vida, já tem 24 anos e deve sim se responsabilizar por voce mesma, ser responsável pelas suas escolhas, decisões e resultados. Precisa sair da interferência e da dependência emocional da mãe. Precisa se conscientizar de que você é responsável pelos seus resultados; não tem desculpas de que você não pode porque a mãe era assim e assado...
É você que dá permissão para que outros influenciem na tua vida e nos teus resultados.
Faça Terapia... voce precisa
Abraços

6164 respostas

16 MAI 2024

Olá tanires, espero que esteja tudo bem com você.

Parece que existem dois pontos a serem observados em seu relato: o seu, e o da sua mãe. Pelo que você descreve, sua mãe apresenta alguns comportamentos e características que precisam de cuidado e de atenção. Algumas coisas que descreve não são muito comuns de acontecer, e é preciso entender com mais detalhes o que está se passando com ela. Para dar conta dessa questão da sua mãe, é indicado um profissional de Psicologia para iniciar um processo psicoterapêutico junto a ela. Durante esse processo, esse profissional poderá dar importantes contribuições sobre o que acontece com ela, e quais as melhores indicações para lidar com as questões e comportamentos dela. O segundo ponto, diz respeito a você. É importante que você comece a se blindar emocionalmente no que diz respeito a esse comportamento de sua mãe, para que você não seja tão atingida nos momentos de crise dela. E nesse sentido, é preciso que você crie estratégias seguras para lidar com esses momentos quando eles chegarem. Um profissional de Psicologia é muito importante para você, pois ele pode te ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para lidar com todo esse cenário. Acredito que esse profissional vai ser mais importante para você agora, pois é você que parece ter que dar conta de sua vida, da vida dela e das decisões importantes para ambas. Essas são as coisas mais importantes para lidar no momento, e por isso, cabe a pergunta: será que agora existe espaço para um relacionamento afetivo com alguém? Estou preparada para isso? Para doar algo que nem sequer tenho ainda? Isso é uma reflexão importante para você, pois existem momentos que não temos espaços em nossa vidas para um relacionamento afetivo, pois temos que cuidar, primeiramente, de nós próprios, de nossa subsistência e de nosso lado emocional, para só então, termos algo verdadeiramente genuíno para doar e compartilhar para o outro. Pode ser que uma relação agora só atrapalhe a sua vida, e te impeça de organizar os pontos que precisam ser organizados. Você ainda é bem jovem, 24 anos, e, muito embora você ainda conquistou o que gostaria de conquistar profissionalmente, com o planejamento adequado agora, tenho certeza que pode conseguir isso. Temos a tendência superestimar o que fazemos em 1 anos, e subestimar o que fazemos em 10, quando na verdade deveria ser o contrário. Imagine-se daqui a 10 anos, onde gostaria de estar. Veja que tem bastante tempo para chegar lá. E esse planejamento de percurso pode também ser trabalhando junto a um profissional de Psicologia, e por isso que esse profissional é muito indicado em seu caso. Se for possível, busque esse profissional o quanto antes, e inicie, pelo menos você, seu processo de psicoterapia junto a esse profissional. Tenho certeza que isso te ajudará bastante a lidar com tudo o que está passando no momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

968 respostas

16 MAI 2024

Bom dia Tanires! Obrigado por escrever. Quem bom que você escreveu. De fato, pela história que você escreveu, vocês duas estão frágeis. Tua mãe precisa ser tratada medicada, para que possa interromper esses delírios. Ela não está em condições de trabalhar. Você, pelo que relatou, vivenciou opressões sociais continuadas durante teu desenvolvimento. Você escreveu aqui, expressando seu desejo de se melhorar. Certamente, se você vier a um de nós, com persistência, disciplina, mente aberta, poderemos te ajudar a reorganizar a vida, a rotina os planos.
Certamente você precisa perceber, sentir e vivenciar teus valores tua possibilidades, metas, potencialidades.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.