Depressão e via pessoal

Feita por >João Vitor · 25 out 2022 Depressão

Olá ,boa tarde, meu nome é João Vitor, tenho 20 anos e estou passando por uma forte depressão, curso o 2° semestre de Letras, estudei pra ser aprovado numa federal , e foi uma luta esse processo, ao mesmo tempo que estudava em casa, sofria tendo que cuidar dos afazeres de casa ao mesmo tempo que estudava, minha família dizia essa ser minha obrigação, então vivi com esse trauma, quase que um regime de exploração, depois descobri ser bissexual, e ficava me matando pra ter atenção de alguém, muito carente. Então tudo piorou,passei na federal,mas por chegou lá cursei três meses e desisti, era uma luta ,minha aparência detesto. Então voltei pra minha cidade comecei a fazer o curso de Letras , e tem 1 ano. Porém como eu estava fazendo bico ( empregos de bico) estou desempregado,me sinto feio( negro,rosto cheio de espinhas e acne) ,tenho um sonho de ter o corpo todo trincado, apesar de estar no processo não consegui ainda. Resumindo tudo piora, todo dia acorda e me sinto feio, mas de fato eu sou( um rosto cheio acne, espinha) , todo serviço de casa tenho fazer. Até estudar se torna difícil, já entreguei tantos currículos fui entrevistado e nada, e um grande peso que sofro ,não sei mais o que faço e a vontade de morrer é muito grande, eu não quero ter ficar em casa todo dia sem ter nada, e a família espremendo, vontade de suicidar é muito grande, sou grato pela vida ,mas não quero continuar assim .

A melhor resposta 26 OUT 2022

Ola João Vitor
Voce tem a liberdade e o livre arbítrio, pode fazer na vida o que voce quiser, ninguem te impede nada, nem mesmo o fato de ser bi.
Então, qual o problema?
Claro, voce mensionou: precisa resolver teu problema de carência, dependência, aceitação e conhecimento de voce mesmo.
É complicado querer enfrentar qualquer coisa, qualquer desafio se não conhece a ti mesmo.

6179 respostas

26 OUT 2022

Oi João Vitor! Obrigado por escrever. Seu texto é muito interessante, frequente. O conteúdo dele envolve melhor reflexão sobre autoestima, envolve amadurecimento sobre profissões e ocupações, envolve construção e amadurecimento sobre sexualidade. Você trancou sua matrícula na universidade pública?
Será muito enriquecedor se pudermos nos falar.
Estou a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Resgatemos a empatia e a democracia.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional