Desenvolvimento pessoal. Me sinto estagnada

Feita por >Du · 8 set 2023 Desenvolvimento pessoal

Tenho 20 anos, e tenho muitos planos, só que quando chega a hora de colocar em prática, eu não consigo, me sinto estagnada. Faz um tempo que estou estudando pra concursos e pra faculdade também, mas sinto que estou perdendo oportunidades incríveis pelo fato de não conseguir estudar o suficiente ou não ter disciplina, mas acredito que seja também pela falta de uma mente madura, eu já assistir alguns vídeos no YouTube de como ter uma mente mais focada ou madura, responsável, só que não consegui mudar quase nada.
Talvez, acho que também seja porque eu não acredito muito em mim, não acredito que eu consiga ser que nem as outras pessoas, que conseguem dá conta de tudo, que são bem desenvolvidas.
Por vezes, eu ficava imaginando que eu seria boa em várias coisas, só que essa não é a realidade.
As vezes fico com medo de tentar algo novo, como, se eu vou conseguir ser boa no trabalho, num relacionamento.

A melhor resposta 13 SET 2023

Olá, Du,
Todas estas são questões muito importantes e te garanto que são mais comuns do que possa imaginar. No geral, todos nos questionamos sobre quem somos e quem poderemos nos tornar. Não que seja uma questão puramente filosófica, mas isso aparece de maneira prática quando pensamos sobre caminhos para nos aperfeiçoarmos. E é aí também que surgem as dúvidas, as inseguranças e todos os sentimentos que nos param, que, como disseste, nos deixam estagnados. É importante saber que existe a vontade de fazer e a base onde isso será feito - essa base somos nós. E está em nós tudo isso que nos deixa estagnados.
Posso estar errado, mas muitos dos vídeos que tem no youtube sobre proatividade são baseados nos preceitos estoicos, na qual o objetivo é a autorrealização e a felicidade através de uma plena determinação, resiliência e convicção do que é feito. Acima disso, é o fazer produtivo que dita o futuro do indivíduo. "Carpe Diem", do poeta romano Horácio, é uma expressão estoica que poderia ser traduzida como fazer o dia ser proveitoso. Talvez esta seja uma questão central sempre que nos deparamos com a inquietação para fazer das nossas vidas algo realmente fantástico.
Bom, o momento é de reflexão, de olhar para o futuro e de dar os passos no presente.
Conte comigo para explorar estas questões!

Até mais!

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

29 SET 2023

Olá, muitas vezes acreditamos nas pessoas, mas não em nossa capacidade de alcançar os nossos objetivos, por isso, é importante investigar a causa do desânimo, por que alguns tem medo de errar, então, optam por não tentar devido ao medo de fracassar, enquanto outros tem baixo autoestima, e outros procrastinam ou estão com estresse.
Talvez tenha estabelecido muitas metas e não esteja dando conta no momento. Que tal repensar se tem tempo suficiente para alcançar esses dois objetivos nesse momento? Você pode também tentar diminuir o ritmo de estudo para o concurso.

Me coloco á disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

11 SET 2023

DU
Que ótimo que está percebendo isso de ti mesma. Tem apenas 20 anos e está iniciando a tua caminhada, deseja iniciar, mas não conhece o caminho ainda. Ate agora, você andou pelo caminho que os outros te mostraram, te indicaram, te ofereceram e por isso se sente estagnada.
Para ter claro o teu caminho, precisa se conhecer, saber quem é, qual o teu objetivo de vida.
Sentir-se estagnada é estar fora do seu caminho. Há pessoas com doutorado e no entanto se sentem estagnadas, vazias, desanimadas, tristes, algumas até tomando drogas.
Retome os sonhos que você tinha quando criança, os desejos e realize-os. Quando você era criança se baseava na alegria prazer e facilidade para passar o teu dia. Lá você era feliz. Depois, começou a educação e você foi direcionada ao que outros queriam e não tu. Assim, começou a se esvaziar, você fazia porque era elogiada, validada, mas não que te dava alegria e prazer.
Precisa buscar saber qual a tua vocação e se direcionar a ela porque o sentimento de realização só vem quando estiver no teu caminho.
Não é o dinheiro que te faz realizada. Pode até ter dinheiro, mas com sentimento de escravidão e vazio.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesse processo
Abraços

5817 respostas

9 SET 2023

Olá Du, com certeza você precisa se conhecer e descobrir o seu potencial. Cada pessoa tem seu tempo e sua forma de fazer as coisas e isso não o deixa menos ou mais que ninguém. O importante é você chegar nós seus objetivos. Você é jovem e tem um mundo de possibilidades, busque ajuda! Fico a disposição para um encontro on-line para lhe falar como a psicoterapia pode te ajudar neste processo. Invista em você. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

9 SET 2023

Olá, tudo bem?

Flavia do Nascimento Andrade Psicólogo em Rio Branco