Namoro recente e não sinto mais nada

Feita por >Mônica · 14 set 2021 Terapia de casal

Comecei um namoro há 3 meses, foi tudo muito rápido, depois de 3 ou 4 dias que saímos já fui pedida em namoro, aceitei pois penso que o gostar é uma construção. Porém depois de 3 meses vejo que não dá mais, até gostamos de várias mesmas coisas, afinidades e jeito de ver a vida, e outras coisas como auto estima, se arrumar, se cuidar são diferentes e isso me frustra porque eu sou uma pessoa otimista que gosta de mostrar estilo pessoal pro mundo e onde eu vou. Eu sou uma pessoa em transformação constante, e vejo que ele estagnou na vida, quero evolução em todas as áreas, financeira, espiritual, material e percebo que ele não. Não estou sentindo mais nem atração pela pessoa e talvez seja hora de terminar mesmo, o que eu deveria pensar e fazer nessa situação?

A melhor resposta 15 SET 2021

Olá Mônica.
Grata por sua participação aqui.
O namoro é como uma construção. Para que fique robusta, firme e harmoniosa é preciso antes de tudo pensar em detalhes tudo o que quer que seja incluído no projeto. Tudo começa com um sonho, com um ideal. Com o desenho do projeto traçado é necessário ir de encontro ao terreno que atenda e se adeque ao projeto. Caso precise mudar algum detalhe menos importante, ainda antes da construção, é possível mudá-los no projeto. Mas se o terreno não suportar os alicerces necessários para a robustez e firmeza da construção é necessário procurar outro.
O Projeto de Vida em suas várias Dimensões, que são os alicerces da vida, como Social, Financeira, Familiar, Estudos, Profissional, Ecológica, Espiritual deve também estar alinhado com o projeto do parceiro já desde a fase do namoro pois é nessa fase que pode fazer uma análise mais profunda das afinidades. A maioria dos namoros acaba nessa fase justamente porque quem tem um bom Projeto de Vida já pensou no que precisa para ser feliz e sabe que precisa terminar aquele namoro para seguir o seu caminho com outra pessoa que atenda às suas expectativas da forma mais integral possível.
Estou a disposição para discutir essas e outras questões relacionadas ao tema.
Maria Nair
Psicóloga Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

26 SET 2021

Oi Mônica,
Pois é... voces se deixaram levar pela paixão e paixão é fogo de palha, incendeia mas logo apaga.
Voce deve continuar a sua vida, no ritmo que voce descreveu e questionar ele porque ele fica marcando passo, patinando, sempre preso ao passado. Pode ser que ele não tenha despertado para dar-se conta disso.
Voce não deve esperar por ele, mas ele pode querer te imitar e investir mais em si mesmo.
Não limite a tua vida, as tuas experiências por esperar por ele.
O que tiver que ser, será!

5817 respostas

15 SET 2021

Olá Mônica.
Pelo seu depoimento você já sabe a resposta.
Termine. Amar alguém, construir sentimentos inclui aceitação. Algumas coisas nunca vão mudar e se você acredita que não dá mais quanto mais tempo passar só piora. Se pergunte porque não terminou?
Será que não quer ficar sozinha? Se for o caso a terapia pode ajudar.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

15 SET 2021

Olá Mônica! Parabéns: o namoro (experiência para se conhecer um pouco melhor, para amadurecer) que na maior parte das vezes, não dá certo) cumpriu sua função. Na atualidade, por falta de mais vivências, por imaturidade, por divergências, por se conhecerem melhor, ou qualquer outra a explicação ou junção de explicações, vocês chagaram ao ponto em que, segundo sua análise, você imaginava uma coisa, aprofundando um pouco, viu que era outra.
Estudos sólidos, aprimoramento de grupo de conhecidos, colegas e amigos, viagens, esportes, aprofundamento das habilidades profissionais, viagens, serão contextos para vocês irem amadurecendo e enriquecendo possibilidades.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (empresários da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

8634 respostas

15 SET 2021

Olá Mônica.
Um relacionamento tem fases, a primeira é a paixão em que tudo parece maravilhoso, depois existem fases de acomodação e conhecimento, é neste momento que muitas vezes aprofundamos nosso conhecimento sobre o parceiro, então é quando avançamos ou não na relação. Neste momento você parece ter conhecido melhor seu namorado. Para decidir fica aqui a pergunta: Como você percebe o futuro do lado dele e sem ele?
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo