Como posso controlar o meu modo de falar e me expressar?

Feita por >Yamine · 20 ago 2020 Habilidades sociais

Minha mãe e uma tia, já haviam falado comigo que a forma como eu falo com meu filho mais velho e com meu marido é ofensivo. Agora meu esposo e meu filho reclamaram disso. E em todas as situação que eles citaram, pra mim falei normal. Só que pra eles foi como uma agressão, uma ofensa.
Não quero tratar minha família dessa forma, nunca quis. Mas quando percebo já falei “do jeito” que eles falam que eu to ofendendo. E so percebo pq eles falam pra mim, pois na minha cabeça eu falei de boa, normal. O que posso fazer para não falar assim, agressivamente, sem ofender minha família.

A melhor resposta 21 AGO 2020

Yamine, Bom Dia. Sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta.
Precisa compreender e aprender identificar suas emoções. Sentimentos e emoções não são compreensíveis por via racional, tem que ser tratados por outra via. Por isso você não se dá conta e quando vê já falou, só vê as consequências, os estragos que faz nas outras pessoas. Não é intencional teu fazer isso... possivelmente são memórias de outras experiências em datas anteriores à consciência, estão registradas e hoje atuam automaticamente.
Somente com um processo psicoterapêutico vai conseguir liberar estas emoções, resignificar elas e poder conviver em paz e harmonia.
Pode sim conversar com seu marido e familiares, para eles terem paciência e sempre te darem feedback de como chega para eles a tua conversa, e você, com muita humildade, ouvir como eles estão percebendo e identificar dentro de si mesma os sentimentos... deixa sair toda a raiva que tem dentro acumulada. Quanto mais você bloqueia e impede ela sair, mais ela se expressa na sua conversação. Se precisar, retorne.

5830 respostas

21 AGO 2020

Olá Yamine! Grato por participar. Pelo relato, é preciso primeiro deixar claro, que você organizou um jeito de falar e o automatizou, não percebendo os detalhes dele. Seu marido, seu filho, sua mãe, sua tia, certamente não estão enganados. O que parece normal para você, não é considerado normal por esse conjunto tão próximo e tão importante de pessoas de seu círculo. Há muitas coisas que podem ser feitas. Certamente, você precisa trabalhar a autoconfiança. Por trás de falas com energia acima do esperado, está o desejo de se impor, por sentir-se desconsiderada.
Outra frente, para a qual precisa ter alguns cuidados, é ver contextos gravados de trocas espontâneas, nas quais eles possam mostrar para você os sinais agressivos de tua fala.
A prática de esportes, o controle da ansiedade, a sensação de realização pessoal, o treino da respiração, também são frentes a serem pensadas.
Enfim, há muitas coisas que podem ser feitas.
Em caso de desejo por maiores aprofundamentos estaremos à disposição para conduta científica.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, harmonia interna, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.