Tenho dificuldade em expressar meus sentimentos

Feita por >jefferson · 26 abr 2016 Timidez

Não consigo falar o que penso e as pessoas se aproveitam de mim. Muitas pessoas ao meu redor pensam que sou bobo ingênuo por ser quieto e não se expressar muito. Consigo falar mais, mas só individualmente. No entanto, sempre cedo à vontade alheia e guardo meus desejos dentro de mim. Penso na resposta apropriada somente depois que a oportunidade passou. O que posso fazer?

A melhor resposta 26 ABR 2016

É importante que procures uma psicoterapia porque mudanças não são fáceis e não se darão apenas a nível consciente. Para isso, será preciso que vá atrás das causas e origens do teu comportamento e modo de funcionar, muitas vezes, elas estão conosco há muito tempo e não conseguimos modificar e nem entendê-las. Sugiro que procures um psicanalista na tua cidade.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

3 MAI 2016

Olá Jefferson!

Certamente temos poucas informações para apontar uma solução para o que você apresenta, mas existe uma ferramenta chamada "Treinamento de Habilidades Sociais" que é realizado pelos Psicólogos que trabalham com a Terapia Cognitivo Comportamental que pode ser de grande utilidade.
Sendo o problema o "posicionar frente ao outro" essa ferramenta tem o objetivo de ajudá-lo a ser mais assertivo em suas relações.

De todo modo, como eu disse no início, procure um profissional capacitado para que ele possa avaliar sua demanda de uma forma mais aprofundada.

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Weslley Carneiro

Weslley Carneiro Psicólogo em Belo Horizonte

36 respostas

3 MAI 2016

Olá Jefferson!!!

Cada pessoa possui características próprias, o que chamamos de idiossincrasia, e a princípio, pelo seu relato, você mesmo tem uma opinião formada ao seu respeito que deve estar acima da opinião das outras pessoas.

O fato de deixar-se sugestionar pelos outros, merece uma atenção especial, quando você comenta: " ... sempre cedo à vontade alheia e guardo meus desejos dentro de mim. " pois quando dizemos sim para os outros, muitas vezes dizemos não para nós mesmos, esta questão precisa ser trabalhada!!! é preciso saber dizer não sem precisar dar explicação do "por quê?"

Sugiro que procure um profissional da psicologia, a fim de possa trabalhar está e outras questões que aparecerão e poderão ser trabalhadas para uma mudança de comportamento a ser apreendido e uma melhora na sua qualidade de vida.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

28 ABR 2016

Oi Jefferson,
O que deve fazer?
você mesmo deve saber. ou não colocaria para um monte de psicólgos que vc nem conhece decidirem novamente por você.
REparou que a situação de os outros decidirem por você se repetiu?
Mas dessa vez, vamos frisar, você escolheu direitinho onde perguntar.
você está no caminho certo.
Agora vou falar não para decidir pra você, mas para confirmar o que você queria ouvir: Faça psicanálise!!!!

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

27 ABR 2016

Boa tarde Jefferson existe um transtorno chamado Alexitimia é uma perturbação que afeta o processamento emocional, da qual resulta na incapacidade de expressar adequadamente as emoções e sentimentos através da linguagem. Ou seja, um padrão comportamental semelhante a Inassertividade. A psicoterapia comportamental auxilia a desenvolver uma série de recursos para superar a Alexitimia. Um dos principais recursos utilizados nos consultórios de psicologia para resolver os problemas ocasionados e relacionados a Alexitimia é o treino em ASSERTIVIDADE, uma habilidade que torna as pessoas mais preparadas para lidar com as dificuldades em expressar sentimentos e emoções. Ser assertivo requer compreensão dos problemas e contextos, treino para tomar decisões mais adequadas e experimentações estrategicamente planejadas até atingir o nível da espontaneidade.
Espero ter auxiliado, um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

27 ABR 2016

Bom dia !! Você precisa procurar uma ajuda psicoterapêutica para que esse profissional possa trabalhar suas distorções cognitivas como o auto sacrifício que você possui como predominante e varias outras questões como assertividade, habilidades sociais, etc. Será muito bom para você um psicoterapeuta cognitivo comportamental.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

27 ABR 2016

ola jefferson!!!! saudaçoes!!!! vc precisa aprender á relaxar e recuperar sua auto- estima. procure um psicologo, ok? sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

26 ABR 2016

Você já se perguntou o que te leva a ficar a mercê dos outros. Ficar quieto pode passar uma impressão de que você quer se proteger e se fecha no seu mundo. Ser bonzinho para agradar os outros não vai te fazer ficar feliz. A partir do momento que você cede ao seu desejo para satisfazer o outro você se anula. Pense se vale a pena agradar os outros para ser aceito. Percebo que você tem dificuldade para se expressar e por medo fica calado. Um psicólogo te auxiliará a resolver sua inibição.

Gizeuda Motta Machado Psicólogo em Nova Iguaçu

50 respostas

26 ABR 2016

Jefferson, bom dia! Primeiramente fico feliz por ter se aberto por aqui, pelo menos ter falado um pouco sobre você. São várias demandas... sonhos, expectativas, fronteiras, frustrações que fazem parte do nosso cotidiano e quem devem ser nossos companheiros ao longo de toda a nossa vida e que precisaremos saber lidar. Não há uma solução ou uma resposta imediata que podemos lhe oferecer, apenas lhe indicar que se for possível, e do seu interesse, buscar um processo terapêutico na sua cidade. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação terapêutica entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas relações, seu jeito de ser! Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro