Como eu posso fazer para me expressar melhor sobre meus sentimentos?

Feita por >Moon · 14 abr 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu sou uma pessoa muito fria (palavras de pessoas que convivem comigo). Eu costumo guardar tudo pra mim, e isso se torna pesado, me sinto o tempo todo sufocada. Outra questão é que eu fui morar com meu pai o qual eu não sou nada acostumada.Ele é rude, e insensível. Não consigo olhar pra ele que sinto vontade de chorar. Falei com ele por que respondi "fui desrespeitosa",ele me chamou pra conversar, eu falei sobre oq eu sinto mas nada mudou, eu ainda me sinto assim. Hoje ele me ligou gritando no telefone e questionando o pq de eu ter demorado para atender.. fiquei muito irritada ele já foi falando que eu tinha que fazer as coisas como o combinado se não eu ia voltar pra minha mãe.

A melhor resposta 17 ABR 2022

Olá Moon, espero que esteja tudo bem com você!

Inicialmente, parece que o contexto da questão que você traz é um pouco maior do que unicamente a maneira como você pode expressar seus sentimentos. Pelo seu breve relato, existe uma reconfiguração familiar onde você saiu da casa de sua mãe para morar com seu pai. Esse tipo de mudança geralmente é uma mudança considerável, e deve ser bem trabalhada entre todos os envolvidos, principalmente entre você, seu pai e sua mãe. O indicado seria que todos vocês pudessem entrar em um processo de psicoterapia, para trabalhar essa mudança, porém sem perder o foco a sua queixa inicial também, que é uma forma de expressar melhor teus sentimentos e emoções, dentro de um contexto novo para você, que é morar com seu pai. Portanto, é indicado você consultar seus pais para que você possa iniciar um acompanhamento psicológico, para te ajudar nestas questões que mencionei logo acima. Tenho certeza que esse acompanhamento será muito benéfico não só para você, como também para seu pai, sua mãe, e uma boa relação entre vocês todos.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

15 ABR 2022

Cara Moon
Quantos anos voce tem? Para te dar uma resposta mais efetiva precisava saber disso.
Você se encontra acuada, com medo, apavorada porque está num ambiente nada agradável, ameaçador...
Seja como for, precisa se posicionar contra as situações ameaçadoras... não sei porque saiu de junto da mãe, possivelmente não estava bem,
Mas foi cair num ambiente, talvez pior... não importa.
São situações que estão te impelindo para sair e conquistar o seu espaço, Se já tem idade, pode decidir e escolher um ambiente melhor, mais pacífico. No entanto, nada muda se voce não se der conta dentro de ti; pode ir morar debaixo do viaduto que vais ser importunada, se não mudar dentro de ti. Precisa desejar, querer e se responsabilizar por si mesma.
A vida deseja que sejas autônoma, dona de si mesma e enquanto permitir que outros mandem na sua vida, vais se sentir ameaçada.
Confie em si mesma, peça ajuda como agora estás fazendo porque podes realizar e fazer a realidade sua do modo como queira.
Voce veio através dos pais mas não é deles. Se eles estão te empurrando para fora da vida deles através das suas exigências, te facilita a decisão e não tens muitas dificuldades afetivas. Mas, não fique magoada e nem se sinta vítima... tudo é oportunidade de crescimento e aprendizagem.
Se é de menor idade e as ameaças do pai ou da mãe continuarem, podes solicitar ajuda, junto aos órgãos públicos.
Abraços e se precisar retorne.
alimentar a sua autoestima

5817 respostas

15 ABR 2022

Olá! Espero que as coisas possam melhorar apesar de tudo.
Eu entendo que seja realmente difícil de suportar suas emoções sendo contidas aí dentro, mas eu também parei para pensar se essa contenção emocional pode ser uma reação ao ambiente em que você vive. Pelo que eu entendi do teu relato quando você expressou seus sentimentos, eles não foram levados em conta, ou seja, expressá-los não rendeu frutos, é possível que uma experiência assim tenha surtido efeito sobre sua própria percepção e valorização dos seus afetos. Fiquei curioso, também, sobre o que você vem sentindo frente ao comportamento do seu pai, parece que ele desperta sentimentos que te incomodam bastante, daí me levanta a questão: será que foi necessário ignorar seus próprios afetos, dando-lhe uma aparência de frieza, para suportar a convivência com seu pai?

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju

24 respostas

15 ABR 2022

Olá
Acredito que talvez haja uma divergência entre o que dizem sobre você (ser fria) e o que você trouxe. Há um contexto de não acolhimento de sentimentos, logo de torna compreensível que você não consiga externaliza-los.
Na terapia não vamos apenas "ajustar parafusos", mas compreender o que se deu para que você chegasse a queixa atual.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

15 ABR 2022

Olá Moon! Grato por escrever. Certamente você automatizou um jeito de comunicação que envolve o exercício insuficiente de trocas com outras pessoas. Isso precisa treino. Assim como você, todas as pessoas precisam se comunicar. Para tanto precisam, com o amadurecimento, ir tornando a forma de comunicação segura, predominantemente formada pelas vivências, sensações e saberes internos. Falta-se autoconfiança para isso. Não se esqueça que uma pessoa rude, é em primeiro lugar, rude consigo mesma. Quando alguém fica irritado com o outro, coloca o poder de definir, naquela situação, seu estado interno, no outro, que é externo.
Qual será tua idade?
Será bom você aperfeiçoar autoestima, auto referência, com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas - não se esqueça da Covid, nem da dengue.)
Sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional