Tem algo que eu possa fazer para lidar com sentimentos de culpa?

Feita por >Karina · 10 jan 2023 Abordagem psicológica

Há dois dias comecei a ter peso na consciência. Ano passado eu me envolvi com um garoto e acabei desenvolvendo uma paixão por ele, ele é reservado com relação aos relacionamentos, não gosta de contar para as outras pessoas sobre, mas eu passei a desconfiar dele, sobre ele só querer me usar e coisas assim. Então comecei a perguntar para meus amigos o que eles achavam, se podia ser isso mesmo ou se era só coisa da minha cabeça, eles deram suas opiniões, mas eu acho que falei muito sobre eu e ele para os outros e só percebi isso anteontem e tem me pesado muito na consciência por ter falado com outras pessoas, essa noite não consegui dormir e chorei muito me vendo como uma pessoa horrível, até pensando em suicídio por causa disso, não sei se esses pensamentos em relação comigo mesma é algo real ou uma visão distorcida, não é a primeira vez que eu faço algo sem a intenção de magoar alguém e depois me pesa na consciência e eu não consigo me perdoar, me deixando mal assim. Tem alguma coisa que posso fazer? Pra aliviar essa sensação ou consertar as coisas?

Agradeço a atenção!

Obs:Eu não falo mais com o garoto.

A melhor resposta 11 JAN 2023

Olá! Por que se sentir culpada? Ele que não gosta de falar sobre os relacionamentos. Você tem seus amigos e pode querer compartilhar com eles a sua vida. Contar sobre a sua vida é ser uma pessoa horrível? Quantas vezes alguém já te contou algo da vida dela e nem por isso se tornou uma pessoa horrível.
Você tem um olhar muito crtico sobre si mesma.
Busque ajuda psicológica para te ajudar a se ver de uma forma mais leve e realista.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

12 JAN 2023

Oi, Karina, obrigada por vir até nós para compartilhar sobre sua história. Quando você diz que faz coisas para magoar algumas pessoas, que pessoas são essas? Que importância elas têm na sua vida? E além de culpa, o que mais te gera fazer essas coisas? E olha, que bom que sente culpa, sinal que você não não tem identidade psicopata (pessoas com quase nada de emoção e mais razão). Enfim, precisa se conhecer mais, entender de onde vem isso de carregar pesos ( o que aponta para uma dependência emocional aí dos outros). Faça terapia, não se culpe, seja menos autocrítica. Na terapia, desenvolvemos estratégias e exercícios para você se amar mais, se culpar menos, reconhecer seus valores, fragilidades. Estou à disposição!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

11 JAN 2023

Olá, Karina!

Vejo que precisa de um acompanhamento psicológico, até para que possa externalizar essas angústias e sentimentos em um ambiente que seja seguro e sigiloso, uma vez que quando conta para seus amigos vocês se arrepende depois; Precisamos trabalhar essa culpa que bate em você depois. A culpa é um sentimento que vai contra a algum valor moral teu. que valor seria esse? Pensar em suicídio por ter contado algo para alguém e ter se arrependido depois, é algo muito radical. provavelmente tem mais coisas aí acontecendo contigo, que não estão bem resolvidas... essas coisas precisam ser trabalhadas em terapia.

Não deixe de procurar um atendimento. Qualquer coisa estou por aqui.
Abraços.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

11 JAN 2023

Olá! Se você precisar de ajuda é só marcar comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 JAN 2023

Oi Karina
Com certeza tem coisas que voce DEVE fazer: é retirar de ti tudo aquilo que não é voce; voce deixou que colocassem coisas e são essas coisas que geram hoje culpa, ressentimento, medo, vazio interior.
Precisa viver a vida... a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para voce escolher o que te serve e o que não te serve.
Por que não ser esta liberdade? Quem é voce? Descubra e será feliz.
Voce deve ser o que é e não como os outros querem que seja.
Voce se condicionou a ser de uma forma... destrua esta forma dos outros e descubra a sua verdadeira forma de ser.
Faça Terapia... vai conseguir.