Por que sou difícil de me expressar?

Feita por >Joana · 13 mai 2017 Habilidades sociais

Bem, o problema é que não consigo falar o que sinto, quando algo me chateia eu só quero chorar ou bater em alguém porque fico com muita raiva, não consigo conversar nem com meu esposo, ele tem que ficar em cima de mim para que eu possa contar porque estou chateada, para mim é muito difícil conversar sobre o que me aflige. Por que?

A melhor resposta 14 MAI 2017

Boa noite, Joana!

o modo como expressamos nossos sentimentos, nossos pensamentos é uma construção a partir das relações que tivemos ao longo de nossas vidas, muitas vezes, quando alguém tem dificuldade em expressar sentimos ocorre pelo fato de não ter sido desenvolvido, em outras palavras, muito do que aprendemos e como aprendemos é construído em nossas primeiras relações , as familiares. Assim, se em sua família existe o costume de não expressar sentimentos , e isso pode ter inúmeros motivos, provavelmente nessas condições dificilmente seria desenvolvido a habilidade de expressar sentimentos e pensamentos. Joana, num processo Psicoterapêutico você poderá explorar como é vivida a experiência de expressar sentimentos, bem como, compreender que sentidos, significados você atribui ao ato de expressar sentimentos, dessa forma, você poderia num ambiente seguro poderá entender mais sobre sua dificuldade e a desenvolver a habilidade de comunicar sentimentos. ^^

Espero ter ajudado vc, abraço!

Psicóloga - Gabriela Benigno

Gabriela Gomes Freitas Benigno Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

14 MAI 2017

Olá Joana.
Nossa maneira de se expressar e se relacionar são construídas a partir de nossas experiências de vida.
Procure atendimento psicológico para lhe ajudar a identicar o que te leva a esses sentimentos, e o que é possível fazer a partir disso ( dentro das tuas possibilidades no momento).
Me coloco a disposição.
Karina Remisio de Oliveira

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

13 MAI 2017

Olá Joana!
A razão ou natureza deste funcionamento para ser esclarecida precisaria de uma investigação mais profunda sobre sua vida.
Procure ajuda de um psicólogo para que através do processo de autoconhecimento possa compreender estas questões além de trabalhar e desenvolver a forma como se comunica e se expressa.
Pelo que relata a dificuldade em comunicar suas emoções e frustrações desperta raiva dificultando seus relacionamentos, bem estar emocional e gerando reações menos apropriadas que podem ser melhoradas com o desenvolvimento da forma como se comunica.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo