Como lidar com minha mãe controladora?

Feita por >Ana · 13 mai 2021 Terapia familiar

Tenho 32 anos , sou casada e minha mãe mora comigo e com meu marido .
Desde criança , minha mãe foi controladora , mas infelizmente percebi esse fato somente agora .
Se não faço algo como ela deseja , ela fica com raiva , se tento tomar minhas próprias decisões, ela quer interferir , dando “conselhos” que parecem mais ordens , se digo algo que ela não gosta , se faz de vítima, dizendo que sou ingrata , que ela já sofreu muito por mim .
Minha mãe foi mãe solteira , e até hoje , nos momentos de raiva , ela diz coisas que parece que eu fui culpada por ter nascido , que ela teve que deixar muita coisa de lado por minha causa .
As vezes ela fica com raiva do nada , e eu nem sei o que fiz .
Parece que tenho mais maturidade do que ela , pois sempre quando eu tento conversar sobre suas atitudes , ela se enfurece , finge que não escuta , diz que sou ingrata e que não quer mais conversar .
Ela faz favores , diz que é de coração, mas na primeira oportunidade, joga tudo na minha cara .
Reclama do meu marido , como se ela que fosse mais esposa do que eu . Fica colocando minhocas na minha cabeça , e muitas vezes de tanto ela falar , eu acabo descontando nele .
Eu sempre quis ela perto de mim , pois somos só nós duas , mas hoje eu penso : será que esse modo de pensar , realmente é o certo ou isso foi colocado na minha cabeça por ela desde sempre ?
Eu penso que se ela morasse separada de mim , eu seria uma má filha , ingrata , não sei nem como explicar . Parece que não é certo . Mas ao mesmo tempo , eu queria que ela visse isso , que eu já cresci e que tenho uma vida para viver , que se a vida dela não foi a melhor de todas , que ela quisesse isso para mim , quisesse minha felicidade .
Tenho ataques de pânico , e acho que tenho depressão. Já tentei conversar sobre isso , mas ninguém me leva a sério.
As vezes tenho vontade de morrer , pois não estou mais conseguindo aguentar ficar no meio do meu marido e da minha mãe . Eles nunca brigaram , mas eu sei quando ele está estressado por causa dela , e esse peso está acabando comigo . Ele já reclamou dela pra mim , que não temos tempo de ficarmos sozinhos porque ela sempre está junto . Eu acho que no lugar dele eu não aguentaria , e muitas vezes ela fala tanto no meu ouvido que acabo ficando nervosa com ele .
Não sei o que fazer , infelizmente eu demorei muito pra perceber o quanto ela me controla , e o quanto isso está me fazendo mal .
Ano passado eu tive uma perda muito grande , que abalou ainda mais o meu psicológico, e aguentar isso tudo sozinha está sendo muito difícil.
Moro no Japão , não tenho amigos que posso contar sobre essas coisas , me sinto tão só , que as vezes me dá um desespero, me dá vontade de sumir ...

A melhor resposta 15 MAI 2021

Olá Ana! Que bom que você escreveu, acho que tem muita coisa acontecendo e você precisa de ajuda.
Não sei qual é a real situação de vida de vocês, por quê, ao se casar, escolheu dividir o mesmo espaço com sua mãe? Como foi essa decisão? Seu marido aceitou tranquilamente?
Acredito que precisaria de uma conversa mais longa, para entender o que motivou essa decisão e se não poderiam ser feita algumas modificações nessa estrutura. Porém, pelo seu relato, o que dá para perceber, é que vocês estão fazendo mal uns aos outros e precisam rever suas decisões.
Como você disse, ninguem te ouve, talvez precise de uma ajuda profissional, que poderá te ouvir de forma mais imparcial para sua vida.
Estou à disposição

abraços
Andréia Borges

Andréia Borges Psicóloga Psicólogo em São Paulo