Como posso me controlar na hora da raiva?

Feita por >Biriba · 30 jan 2023 Agressividade

Em uma discussão com minha esposa, fico com muita raiva quando ela começa a falar e não para. Saio quebrando as coisas, chutando e dando socos na parede e guarda roupa, até que pego no braço dela, empurro na cama, seguro e aperto o queixo. Cheguei até chuta-lá Nesses momentos de raiva parece que fica tudo escuro e só tenho vontade de socar as coisas. Esses episódios não aconteceu somente com minha esposa. Eu me arrependo de tudo, e não queria cometer isso novamente.

A melhor resposta 1 FEV 2023

Biriba,
Voce precisa se conhecer; voce está funcionando dominado pela infantilidade do ego; precisa respeitar as outras pessoas; precisa ouvir as pessoas; teu ego quer sempre ter razão; Ouça o que sua esposa está expressando; Não se defenda; não julgue. Ame
Voce não está amando, voce está querendo ter razão.
Precisa de autodomínio.

5864 respostas

31 JAN 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 JAN 2023

Olá Biriba!
Que bom que você reconheceu esse seu comportamento e está procurando ajuda para mudar, já é um importante passo.
Me parece que você tem uma certa dificuldade de controlar seus impulsos, isso fica mais evidente quando vc diz que acontece com outras pessoas também, não somente com sua esposa . Então isso quer dizer que não é um problema específico com ela . Talvez essa raiva se aflore mais ao lado dela pois ela é a pessoa com a qual você mais convive.
Existe vários motivos pelos quais uma pessoa pode ter explosões de raiva, que devem ser investigados melhor por profissionais da saúde mental. Um breve relato seu, sem conhecer todo o contexto, fica um pouco limitado.
Seria bom pra você se consultar com um psiquiatra, pra ele avaliar você do ponto de vista médico, pra ele ver se não existe nenhum desequilíbrio físico. E também iniciar uma psicoterapia, para trabalhar o lado comportamental e aprender a gerenciar e lidar com as emoções.
Caso precise de ajuda psicóloga para lidar com essa questão que você trouxe, estou a disposição. Atendo de forma online .
Um grande abraço
Natália Cassemiro- Psicóloga Clínica

Natália Cassemiro Psicólogo em Uberaba

35 respostas

31 JAN 2023

Olá Biriba! Que bom que você escreveu. É um primeiro passo para amadurecer. Na hora da raiva não se controla. Controla-se com a adequada inserção na cultura, com a flexibilidade para lidar com as coisas quando contrariado. Amadurecer, e muito, será preciso. Veja que quem perde o controle tomada pela raiva, perde a razão, não lança mão dos aprendizados de vida.
Um bom tempo de psicoterapia, disposição genuína para mudar e novo significado para o diferente, te ajudará a controlar isso.
Talvez seja prudente, antes de qualquer fala para fora, que você e sua filha amadureçam as ações, suas melhores formas, bem como a previsão e controle dos desdobramentos.