Como lidar com pais inimigos do filho?

Feita por >lisa · 10 out 2017 Terapia familiar

O que a psicologia diz sobre conviver num meio de gente doentia psiquicamente e que prejudica com palavras e ações, inclusive, perante os demais, o próprio filho que já é adulto, mas não me muda por questões financeiras, porém rebate com discussões tudo que sente que o afeta?

A melhor resposta 14 OUT 2017

Olá Lisa,

Muito do que aparece na família está ligada a questões mais profundas destas. Há filhos que muitas vezes não conseguem se desvincular de país com certos tipos de comportamento sem saberem exatamente porque. Aí que a terapia entra. Pra clarear estas relações, fortalecer o sujeito e fazer com que este aprenda a colocar fronteiras necessárias para que ele consiga dialogar de modo saudável e seguir sua independência.

Espero ter ajudado.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

17 OUT 2017

É preciso investigar, mas a princípio trata se de uma Dependência emocional, sendo que a questão financeira seria o reforço para manter essa dependência, até por que quando se é dependente a pessoa não consegue caminhar sozinho. Procure um psicoterapia vai te ajudar muito.

Clínica Transformação Psicólogo em Joinville

18 respostas

15 OUT 2017

BOm dia Lisa,
o conflito de gerações é um problema, pois os tempos são outros e as necessidades idem. Existem muitos componentes nas gerações antiga que prejudicam as novas gerações. Existem muitos pontos a serem tornados conscientes para que sejam sanados. As gerações antigas, impedem as novas de serem independentes, se auto afirmarem, inclusive pelo fato de que com isso tbm se auto-afirmam. Enfim...existem muitas questões a serem trabalhadas. os casos são específicos e requerem uma atenção e parceria iguais.
Caso queira é possível realizar uma orientação psicológica online, estou disponível!
Att
Thalita Ribeiro

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém

71 respostas

12 OUT 2017

Ola Lisa!
Os funcionamentos familiares costumam encobrir emoções e dificuldades que vão muito além das queixas ou razões que utilizam como justificativa. A melhor maneira para conviver e incentivar mudanças é adotar uma postura passiva e auxiliar na reflexão e comunicação assertiva ao invés de rebater contribuindo para mais discussões.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

11 OUT 2017

Lisa, bom dia!
Lendo seu relato da pra perceber que vc descreve um ambiente muito difícil e "pesado". Quando vc coloca "mas não me muda por questões financeiras", houve um lapso na sua memória que ao invés de escrever "se" escreveu o "me". Daí fiquei aqui me perguntando se vc está dizendo sobre vc ou sobre uma terceira pessoa. E se foi um relato pessoal porque não foi escrito desde o começo dessa forma? São questão para vc refletir, parece que existe relações implícitas acontecendo e a terapia/ análise pode ajudar vc nesse processo.
Fixo à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

11 OUT 2017

Olá, bom dia. Esse relacionamento que você descreveu me parece tóxico e abusivo. Há aí uma aparente distorção da realidade e dependência emocional. Cabe, inicialmente, ao filho impor limites nessa relação. É preciso compreender que o outro age com a gente da maneira que permitimos. Sentir-se culpado ou responsabilizado pelos comportamentos destrutivos do outro, por mais que os ame, não mudará a atitude dessa pessoa ou fará com que ela se torne aquilo que desejamos. É preciso olhar para isso de maneira mais profunda, a psicoterapia ajudaria muito nesse caso. Espero que eu tenha ajudado.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

11 OUT 2017

Olá, Lisa.
Geralmente quando a pessoa, convitve em um ambiente hostil ela se sente oprimida e angustiada.
Se esse for o caso, sugiro que procure um psicólogo para ajudar a entender e a ressignificar os afetos familiares.
Estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo