Como ajudar o meu filho de 3 anos a lidar com a separação dos pais?

Feita por >Dayane Miranda · 19 ago 2021 Psicologia infantil

Bom dia, gostaria de saber se já é indicado dar inicio a um tratamento psicológico para ajudar o meu filho a lidar com o fim do meu casamento, ele começou a apresentar bastante nervosismo, episódios de raiva e outros comportamentos difíceis de lidar, já iniciei o tratamento com floral pra ajudar, mas ainda sinto ele triste e não sei o que fazer pra ajuda-lo
Desde já agradeço pela orientação.

A melhor resposta 21 AGO 2021

Boa tarde Dayane. Sugiro treinamento de pais para ajuda Los nesse processo, já que a criança é muito pequena para terapia.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 AGO 2021

Olá, Dayane !

O psiquismo da criança é algo muito sensível, a infância é um momento da vida onde somos muito dependentes das nossas figuras de cuidado, isso faz com que qualquer alteração referente aos laços de relações que a criança possua tenha uma forte influência nos afetos, sensações, pensamentos da criança. Se faz necessário ter muito cuidado para que seu filho possa vir a construir dentro de si uma nova configuração psíquica que possibilite a ele continuar seu processo rumo ao amadurecimento emocional. Um acompanhamento de um profissional sempre é bem-vindo.

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

21 AGO 2021

Boa noite Dayane. Sugiro terapia para melhor orientação.

Ana Rique Psicólogo em Recife

45 respostas

20 AGO 2021

Olá Dayane.
As crianças costumam sentir as sensações que seus pais sentem. Se estiver difícil para você lidar com esta situação, também estará muito difícil para seu filho.
Procure entender porque ele tem tido comportamentos difíceis e muito nervosismo, pergunte a ele o que está sentindo, e se você souber o motivo dos comportamentos dele, diga a ele o que ele está sentindo, pois muitas vezes a própria criança não entende os seus sentimentos.
Evite falar mal do pai perto dele, e se o pai for presente na vida de seu filho, procure deixá-lo a vontade para ver o pai o quanto ele sentir necessidade.
O melhor é que tanto você como ele faça atendimentos psicológicos, poderá te ajudar a entender os comportamentos do seu filho e suas dificuldades pessoais.
Você pergunta se é indicado ajuda psicológica para seu filho, sim com 3 anos ele pode fazer atendimento psicológico com psicólogos especializados em criança.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 AGO 2021

Olá Dayane1 Grato por escrever. Não é a melhor escolha seu filho ir ao psicólogo nessa idade. A melhor coisa é você contar com a assessoria científica de um psicólogo para lidar com serenidade, harmonia e bons modos, com a forma da criança conviver tanto com o pai, quanto com a mãe, mantendo o melhor orgulho possível, adequado à idade de três anos.
Estaremos à disposição.
Abraços:

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

20 AGO 2021

Bom dia, Dayne

Sim, sem dúvida você já pode buscar acompanhamento psicológico para seu filho, inclusive, quanto antes melhor!

Os sintomas que ele tem apresentado apesar de serem comum neste momento de separação, não deve ser banalizados, essa angústia possivelmente vai prejudicar o andamento escolar, a formação de vínculos afetivos, entre outros.

Procure um profissional que atue com crianças, acredito que algum de nós aqui pode lhe ajudar.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia