Como lidar com uma criança de 6 anos após a separação dos pais?

Feita por >Selunina · 2 jun 2020 Psicologia infantil

Tenho uma filha de 6 anos e recentemente passamos pelo processo de separação familiar. Eu e meu ex-marido estávamos vivendo só pela nossa filha, sem afetividade de casal, houve uma traição e diante de tudo isso resolvemos nos separar. Minha filha vive meio inconformada, reclama da saudade de um de outro quando dorme longe. Ficou meio que me desafiando e quando é cobrada ou corrigida diz que quer ir morar com o pai, isso me deixa um tanto angustiada e além disso o seu comportamento e interesses (ultimamente tem se interessado por conteúdos mais de adolescentes, como nudez e relacionamentos) me deixam extremamente preocupada. Tenho medo da minha filha crescer e se tornar uma mulher insegura e suscetível.
Me ajudem a lhe dar com essa situação!
Obrigada!

A melhor resposta 2 JUN 2020

Olá Selunina!

O processo de separação costuma ser traumático tanto para o casal, quanto para os filhos. É comum ouvir relatos de crianças que tiveram seu emocional abalado após a separação do casal. Você não citou um detalhe, que eu acho muito importante para a situação: quais atitudes seu ex-marido toma com relação à sua filha? Como ele tem encarado a situação dela? Ele costuma reforçar essa "esquiva" que a filha usa ao ser cobrada? Ele é conivente com a atitude dela, ou não? Faça a você mesma essas perguntas para você poder entender como está o nível de participação dele nisso tudo, e se essa participação está sendo benéfica.

E pra finalizar, recomendo procurar um acompanhamento psicológico para sua filha, para que o profissional possa ajudá-la a elaborar esse momento doloroso. É importante que todos estejam abertos e doar um pouco de si para a melhora das relações entre vocês e do bem estar emocional de cada um.

Espero ter lhe ajudado, abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina