Como lidar com pais que se mantém controladores mesmo na fase adulta dos filhos?

Feita por >josec · 18 out 2020 Terapia familiar

Tenho 26 anos e devido a minha condição econômica ainda moro na casa dos meus pais, apesar de não ser uma dependência financeira total.
Meus pais são controladores, tentam ter poder sobre qualquer das minhas escolhas, isso inclui relacionamentos ou até mesmo trabalho. Em parte das vezes consigo resistir às tentativas de controle, em outras não, mas mesmo quando consigo sinto um desgaste emocional, então gostaria de saber como lidar melhor com esse problema. Obrigado!

A melhor resposta 20 OUT 2020

Olá Jose, sou Geime Rozanski - Psicoterapeuta Quântico.
Teus pais pertencem ao sistema, voce veio através deles, mas não é deles.
Veio aqui, nasceu para se realizar e não para satisfazer as vontades dos outros. Em vez de ser criador da tua própria realidade, prefere fazer o que os outros querem, ou o que os outros julgam ou exigem. Portanto, pare de se esconder e seja audacioso. Viva a vida como você quer e não como os outros querem; Você não veio aqui para satisfazer os outros, veio aqui para se realizar;
Agora precisa recuperar-se, ter a coragem de ser quem você é mesmo, ser fiel a ti mesmo e não dê bola ao que os outros gritam ou exigem. Não os ouça, ouça apenas a ti mesmo. Não olhe para os outros. Refugia-te para dentro de ti mesmo; Faça Psicoterapia para compreender todo este processo.

5817 respostas

21 OUT 2020

Boa noite, Josec, algumas coisas acontecem porque permitimos que acontecam, estabeleca seus limites.
abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 OUT 2020

Olá Josec! Grato por escrever. Nos tempos atuais, na nossa sociedade urbano, uma parte das pessoas de vinte e seis anos, ainda não apresentam autonomia, do ponto de vista financeiro e de auto direcionamento, mas querem viver com autonomia. Isso apresenta um preço. É certo é que seus pais, do modo deles, no tempo deles, querem o seu bem. Também é provável que quando eles tinham vinte e seis anos, com o jeito deles, com os desconfortos deles, também buscavam a autonomia. Não há amadurecimento sem alguma dor, não há trajetória em que não aconteça algum erro signficativo para aprender, mesmo que os mais experientes tentem evitar.
Pague o preço de viver com autonomia. Seja cuidadoso, planeje antevendo implicações e consequências.
Será prudente você passar por conduta cientifica com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de longa duração de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

19 OUT 2020

Oi Josec,
A maioria dos pais tem dificuldade de enxergar que o filho cresceu e tem condições de decidir sobre relacionamentos, trabalhos...
Por isso os filhos acabam se sentindo sufocado.
A psicoterapia irá te ajudar a se fortalecer emocionamente e ajudar como lidar com essas situações.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins -Psicóloga Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo