Como lidar com pais controladores aos 29 anos?

Feita por >Taty · 11 mai 2021 Terapia familiar

Olá! Tenho 29 anos e ainda moro com meus pais pq não tenho autonomia financeira. Sou formada há 3 anos mas estou desempregada há muito tempo e não consigo arrumar emprego. Tento estudar pra concurso mas minha ansiedade tem me atrapalhado demais. Já tive depressão em duas fases distintas da minha vida, mas o gatilho foi o mesmo: o controle que meus pais exercem sobre mim, principalmente meu pai. Tive dois namorados sérios que apresentei pra eles, um aos 17 e o outro aos 23 e que durou até os 28 anos. Nunca pude dormir na casa desse namorado, sempre tive hora pra voltar pra casa e se não chegasse na hora estipulada eu ouvia as maiores barbaridades. Por causa disso meu relacionamento foi se desgastando, gerando brigas e acabou chegando ao fim. Minha mãe sempre fingiu estar do meu lado, mas diversas vezes se aproveitou do controle do meu pai pra me fazer fazer o que ela queria. Ela inclusive mexe nas minhas coisas, quer saber de tudo, até com quem eu falo ao telefone. Há alguns dias ela mexeu em minha bolsa, achou preservativos e ainda fez questão de falar que o fez, quando a questionei sobre o porquê de ela estar mexendo em minha bolsa e dizer que eu tinha direito de ter privacidade ela respondeu que eu não tinha direito à privacidade pq moro com eles e eles pagam as minhas contas. Tenho um irmão e ele nunca foi tratado da mesma forma, por ser homem. Além disso, nunca foi cobrado da mesma forma em relação aos afazeres domésticos, sempre eu que tenho que fazer as coisas e não adianta argumentar, o machismo sempre reinou por aqui. Eu não aguento mais essa situação, estou deprimida novamente e sinto que estou presa em uma situação que nunca terá fim, não vejo mais luz no fim do túnel. Eles sugam minhas energias diariamente. Sinto que me tornei uma adulta completamente sequelada, insegura e totalmente perdida na vida. Não tenho mais uma gota de ânimo pra levantar da cama, estou completamente desmotivada pra estudar e sem vontade de viver. Tudo o que eu quero é a minha liberdade, mas não sei como sair desse ambiente tóxico. Não sei o que é ser livre...

A melhor resposta 13 MAI 2021

Taty,
O problema não é o controle dos teus pais sobre voce, afinal voce depende deles ainda e eles não querem ter surpresas que gere mais gostos pra eles...
O problema é O QUE VOCE ESTA fazendo ainda junto com eles. Já devia ter evaporado da casa deles e ter ido em busca do teu mundo, da tua vida...
Teus pais já cumpriram com a missão deles que foi de te colocar no mundo, te dar teto, alimentação, educação cuidados...
Voce que não está cumprindo com o teu dever: realizar a ti mesma, suprir-se sem depender deles.
Estudou, fez graduação e não está trabalhando....
É unítil pedir emprego... este vai ser cada vez mais difícil... Ofereça trabalho! Em que que voce é boa? Tens 28 anos... o que aprendeu que pode ajudar outras pessoas?
Não nascemos para pedir emprego, nascemos para nos realizar, fazer coisas que na convivência pode ajudar outras pessoas. Assim estarás te autosustentando e realizando tua profissão.
Quem é voce? Qual o teu objetivo de vida? Quais teus talentos? quais as tuas habilidades? O que oferece à sociedade? Isto tudo precisa descobrir e não é dever dos pais te darem isto, até porque as respostas estão dentro de ti mesma.
O que pode fazer para descobrir isto é fazer Psicoterapia.

12 MAI 2021

Olá Taty! Grato por escrever. Todos os pais, em maior ou menor grau, querem controlar seus filhos. Eles têm experiência de vida e querem proteger seus filhos dos perigos. Ocorre que autonomia envolve construir a própria experiência de vida no seu tempo. Umas das coisas importantíssimas é ver que os pais querem o bem, que seus cuidados, deve ser objeto de análise, mas não de anulação ou explicação.
Aos vinte e nove anos, sem trabalhar, explicando suas dificuldades a partir dos pais, sem perceber, você está dando fundamentos para seus pais alimentarem a crença de que precisam te proteger da forma que estão te protegendo.
Certamente, uma análise mais científica, criteriosa, permitirá enriquecer muito as formas de te ajudar a construir maior autonomia, maior independência.
Uma questão importante será, você, antes de escolher trabalho, trabalhar. Depois você associa com sua formação escolar.
Outra questão importante será não ignorar os cuidados. A vida apresenta seus perigos. Com o passar dos anos, vamos aprendendo a lidar com eles. Mantenha vivas as preocupações de seus pais.
Nessa idade, geralmente a maior parte das pessoas sente necessidade de ter seu espaço, morar em lugar por elas organizado e estruturado.
Será interessante você passar por uma caminhada científica com um psicólogo. para ponderar a questão do amadurecimento, da autonomia, das caraterísticas desconfortáveis, mais saudáveis e necessárias dos conflitos de gerações.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias para obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.