Pais controladores ao 23 anos. O que fazer?

Feita por >Michael Douglas Silva da Silva · 13 jun 2019 Terapia familiar

Olá, sou homem e tenho 23 anos.
Minha situação é essa, desde menor de idade meus pais sempre foram super protetores comigo.
E agora eu sou um cara de 23 anos, sem atitude e totalmente dependente deles.
O problema é que eu estou trabalhando na internet e está começando a me render uma grana e meus pais não aceitam que eu quero ser independente, principalmente meu pai fica fazendo chantagem emocional dizendo que as coisas não são fácil, que é tudo caro, ele não me apoia em nada e me tratam como criança e quando eu falo que estão me abafando me ignoram como se eu fosse uma criança com birra.
Estou me sentindo sufocado e sem espaço, tenho que concordar com eles em tudo, ser o menino bonzinho, e relatar tudo que faço para ver se eles aprovam, caso contrario é briga na certa.
Inclusive minhas necessidades intimas não não tem como mais, pois qualquer passo eles querem saber.
O que fazer nessa situação, um homem com 23 anos sendo tratado como criança pelos pais. Não respeitam minha forma de pensar.

A melhor resposta 9 AGO 2019

Boa noite Michael, respondendo a sua pergunta, sugiro que converse abertamente com seus pais sobre como se sente, o apoio e a compreensão deles nesse momento é muito importante.

Seus pais querem te proteger, contudo não conseguem ter limites no que se refere aos seus assuntos, cabe a você também mudar o seu modo de se relacionar com seus pais, impor limites a eles pode ser difícil, mas não impossível, sem conflitos ou discussões você pode expor o seu ponto de vista, sua opinião, decidir sobre sua vida.

Converse com seu pai sozinho e, fale que você já consegue tomar decisões sobre sua vida, lembre ao seu pai que precisa de autonomia para não se sentir sufocado, e que ele também já teve 24 anos, que agora você precisa de apoio dele para viver a vida, que você tem suas necessidades, tem seus planos, escolhas como todo ser humano.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

14 JUN 2019

Olá Michael Douglas Silva!. Grato pela participação. Não há (ainda) "agora sou um homem de 23 anos". Tornar-se adulto, nos tempos atuais, na sociedade complexa, é uma demorada construção. Naturalmente é histórico e muito antigo o conflito de gerações. Quando você diz: trabalho na "internet", qual será a abrangência disso? Você sai de casa? Há colegas de trabalho, olho no olho, em relação direta e inteira? Certamente seus gostam muito de você , mas, assim como você, eles apresentam inseguranças e dúvidas. Essas, precisam cuidadosamente, ser superadas. O grande esforço ponderado, por adquirir maior autonomia, nunca pode ser abandonado. Certamente você será altamente beneficiado com a reflexão sobre isso, com a ajuda de um Psicólogo. Coloco-me à disposição, para aprofundar um assunto. Um abraço: Ary Donizete Machado.