Tenho 23 anos e meus pais me controlam muito

Feita por >milady · 8 ago 2021 Terapia familiar

Meus pais são cristãos e a religião deles não permitem que mulheres usem calça, acessórios (brinco, colar, pulseira), blusa sem manga e esmalte colorido. Eu nasci e fui criada desta forma mas depois de uma certa idade eu quis usar as coisas e fui proibida, hoje com 23 anos compro minhas roupas e acessórios mas enquanto estou fora no trabalho minha mãe mexe em minhas coisas e simplesmente joga fora ou queima. Eu já pedi para frequentar outra igreja mas também sou impedida. Eu terminei um relacionamento que me fazia bem por implicância dos meus pais por ele não ser da mesma religião apenas. E isso me desestabilizou muito. Eu não tenho direito de escolher minhas roupas, minha religião, meu relacionamento se estiver diferente do que eles querem e isso está acabando comigo, tenho muitas crises de ansiedade e quando digo que vou procurar ajuda profissional dizem que é falta de Deus e que sou desobediente. Já conversei várias vezes e nada muda. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 9 AGO 2021

Oi, Milady

Sinto muito que você esteja passando por essa situação! Infelizmente quando parte dos nossos problemas são na verdade desencadeado por outras pessoas, as coisas ficam mais complicadas de serem resolvidas.

Acredito que a melhor forma de você se desvencilhar dessa situação é ganhando cada vez mais autonomia, tentando guardar dinheiro e na medida do possível, fortalecendo cada vez mais sua rede de apoio, amigos, outros familiares, etc. Ter outras pessoas por perto com quem possa contar é muito importante nesse momento.

Se tiver alguém de confiança que seus pais gostem, tente conversar com essa pessoa para falar com eles, as vezes eles ouvindo algumas coisas de outras pessoas de confiança pode ajudar, pelo menos sobre começar fazer terapia, vai te ajudar MUITO.

Desejo muita força!

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 AGO 2021

Olá Midaly
Talvez por ser criada dentro dos preceitos dos seus pais, há em você um conflito interno, o qual você não consegue quebrar os padrões que quer adquirir, então ainda aceita que seus pais imponham as regras à sua vida.
A obediência aos pais é muito importante para quem tem a sua vivência , mas você pode aprender a criar sua independência a partir de pequenas mudanças que não agrida a você nem a eles, assim conseguirá diminuir esta ansiedade e cuidar para não entrar em conflitos nem com você nem com eles.
Nem tudo que faz precisa ser dito, por exemplo se começa a namorar alguém você pode primeiro estabilizar esta relação para depois comunicar sua decisão a eles. Outro exemplo, se acredita que fazer terapia poderá te ajudar, poderá fazer sem o conhecimento dos seus pais, você já tem idade para tomar suas decisões. Lembre-se que as pessoas vão nos médicos, dentistas, na escola porque acreditam que estes profissionais tem conhecimento para ajudá-los, a psicologia também é uma profissão como as outras que tem profissionais para ajudar as pessoas em suas dificuldades inclusive de relacionamentos. Escolher um profissional que sinta-se confortável e acolhida em suas dificuldades é muito importante.
Espero ter ajudado.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 AGO 2021

Milady vc deve procurar ajuda sim. Até para te ajudar a enfrentar a situação q vc vive e vc aprender e entender como lidar c isso.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 AGO 2021

Milady,
Voce está vivendo dominada pela tua mãe...
Esta dominação os pais mantém até os 18 anos, mas depois disso, voce é a comandante da sua vida.
Porque voce permite isso? Não são os teus pais que te controlam. É voce que permite ser controlada por eles.
A quem voce quer ser fiel? à sua vida? Aos pais? à religiões? O que voce escolhe?
Lembre-se de que não dá para fazer uma omelete sem quebrar os ovos...
A decisão é sua!

5817 respostas

9 AGO 2021

Ola Milady
É complicada essa situação. O mais importante é ir se organizando para ter seu próprio espaço.
Terapia também vai te ajudar muito.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

9 AGO 2021

Olá Milady! Grato por escrever. Você tem o direito, a obrigação e a necessidade de escolher seus caminhos. É preciso compreender que os pais gostam muito dos filhos, querem o bem dos filhos, a seu jeito. Acontece que os filhos, a partir de certa idade, precisam construir, com autonomia, com responsabilidade seu jeito de viver. Certamente é preciso construir jeito de viver, com ética, com respeito, com saúde, com senso coletivo, com respeito à natureza, com integração com a cultura. Sua mãe não pode jogar fora ou queimar tuas roupas.
Aos vinte e três anos, vocè precisa construir tua autonomia. Precisamos ter muito cuidado, pois como sempre aconteceu, na atualidade também não é diferente: há muitos conceitos errados, que decorrem das limitações humanas dos religiosos, algumas vezes, até da desonestidade de alguns bandidos, travestidos de religiosos.
Veja nossos perfis, nossa ética, escolha um de nós, psicólogos, e venha ponderar cientificamente sobre a sua problemática.
Estaremos á disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.