Por que meus pais não me deixam fazer nada, mesmo com 23 anos?

Feita por >Victor · 27 mai 2022 Terapia familiar

Olá sou Victor Viana, tenho 23 anos, sempre quando eu quero sair sozinho, minha mãe não deixa, pois às vezes vejo fotos de adultos de 20/21 anos se divertindo em festas/baladas nos stories do Instagram e fico frustrado, sinto que estou um desperdício, e cismo que sempre quero sair sozinho para procurar amigos e ela só permite sair com amigos, mas não tenho amigos e por isso tenho esse objetivo de sair sozinho para procurar pessoas no qual quero me encaixar, sem contar que ela não me deixa fazer comida, cozinhar, lavar e ser independente etc. Às vezes me dá uma revolta tão grande que sou capaz de fazer qualquer coisa, ninguém da minha família apoia minhas decisões e é por isso que estou tentando procurar um emprego pra mim nem que seja numa lojinha, nem meus primos me apoiam, mas quando minha outra prima quer fazer as coisas dela, todo mundo apoia mesmo ela fazendo coisas que não prestam como bebidas, etc e mesmo assim ela ainda mora com a mãe dela e isso me deixa puto, porque se fosse comigo eles iam me dedurar para meus pais, e olham que sou um pouco mais velho que ela, mas insistem em me tratar como se fosse uma criança, e me dá vontade de fugir de casa, mas não tenho para onde ir sem dinheiro ainda.

A melhor resposta 29 MAI 2022

Olá Victor Viana,
Seus pais não o deixa fazer nada porque voce aceita o que eles impõem; não espere que eles abram a porta para voce... vai e abra a sua porta. É uma conquista pessoal. Vai ter que brigar? Certamente. Voce não veio aqui para ser "bom flho", veio aqui para se realizar e fazer o seu lugar, uma conquista pessoal. Quem não luta para conquistar o seu espaço, vai ter que aceitar viver uma vida que não é sua.
Faça Psicoterapia para ser auxiliado!

5817 respostas

31 MAI 2022

Vítor . Essa situação deve ser resolvida em família. Mas vc n pode viver em uma prisão. Vc é maior de idade e tem o direito de ir e vir dentro da lei a não ser q vc tenha alguma doença mental.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 MAI 2022

Olá Victor.
Com 23 anos você pode planejar a sua vida sozinho. Proponha a seus pais fazerem juntos terapia familiar para desenvolveram a comunicação positiva dentro do lar. Comece a trabalhar e gerar renda. Use o seu dinheiro para se aperfeiçoar, faça cursos, amizades saudáveis, ande caminhe, levante cedo e durma cedo, tenha responsabilidade com alguma tarefa na casa, faça esportes ao a livre, faça atividades voluntárias nas quais dedique tempo e amor a outras pessoas. Evite meios eletrônicos nos seus relacionamentos interpessoais. Faça a sua agenda diária e cumpra. Procure ajuda de um psicólogo para traçar o seu Plano de Vida, Objetivos e Metas e desenvolver estratégias de enfrentamento para cumpri-los. Fico à disposição para auxiliá-lo nesse processo de autoconhecimento desenvolvimento pessoal. Maria Nair de Castilho Ramlow Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

28 MAI 2022

Olá Victor! Obrigado por escrever. Parabéns pelo início do despertar. Teus pais não deixam porque isso não é função deles, é conquista tua. Você, ao longo desses vinte e três anos, foi, sem se dar conta, se amoldando a essa forma de viver, que tem mantém dependente. É bom, saudável, natural, esperado, que você com a atual idade lute com energia por tua liberdade. Apenas cuide para ir devagar e buscar desenvoltura social com segurança, ética, sabedoria, saúde, auto respeito. Lembre-se: os pais, com suas coerências e incoerências, com seus erros e acertos, querem o bem dos filhos. A liberdade cobra seu preço. Turma de colegas de esportes, grupo de teatro, grupo de estudos, colegas de escola, estudos consistentes, preparação consistente para o trabalho, assim como trabalho consistente, podem ser fontes de vínculos consistentes.
Será muito interessante, para essa transição, você contar com a ajuda de um psicól.ogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos, ditos líderes religiosos são falsos, querem dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara. Melhore o afeto, assim como evite aglomerações e cuida da eliminação dos criadouros da dengue.