O que fazer quando meus pais não me deixam fazer nada que eu gosto?

Feita por >Pérola · 19 out 2020 Terapia familiar

Desde que me entendo meus pais nunca me deixaram fazer as coisas por conta própria, é como se eu fosse fantoche deles, principalmente da minha mãe ela age como se eu fosse propriedade dela, nem na igreja ela me deixa ir só, e com essa pandemia os problemas aqui em casa se agravaram demais, se antes ela já me prendia agora mesmo que fica difícil, na semana passada eu disse a ela que ia fazer um curso pois tenho 19 anos e não tenho nada no currículo eu tinha o dinheiro e não ia pedir nada a ela e ela mesmo assim não deixou e sempre alega que enquanto eu morar debaixo do teto dela eu tenho que fazer o que ela manda, eu namoro a três anos com um menino e atualmente ela não me deixa ver ele fazem 7 meses que a gente não se vê por conta disso sendo que ele mora em um bairro perto do meu, ele já me chamou pra morar com ele mas conhecendo minha mãe eu vou magoar ela pro resto da vida se eu fizer isso, mas também se eu continuar aqui sou capaz de acabar com a minha vida pois não aguento mais tudo isso.
A 5 anos atrás minha irmã fugiu de casa por conta dos mesmos problemas, eu vi o sofrimento que aquilo causou na minha mãe e eu não queria fazer algo do tipo
As vezes eu queria sair ao menos pra dar uma volta e fazer algo que eu goste mas ela nunca deixa e isso tá acabando comigo cada vez mais
por favor me ajudem

A melhor resposta 20 OUT 2020

Pérola,
Entenda uma coisa: Você não é dos seus pais, veio através deles para se realizar, veio para ser criadora de sua própria realidade e não para obedecer a tua mãe, teu pai, professores, religiosos, etc.
A vida (Deus) te fez Imagem e Semelhança dele... portanto seja criadora de ti mesma.
O que voce decide? Como se vê? Com poder de criar-se ou obediente a um sistema?
Quem cria a realidade é você, não culpe seus pais, eles apenas estão te testando para ver se tens energia e força de vontade para fazer-se ou se é uma fracassada que obedece a eles?
Foi você que escolheu estes, para serem seus pais. Portanto reconheça e desperte.
Você será fruto de suas próprias escolhas e decisões. Se precisar, faça Psicoterapia para ter auxílio na construção de si mesma. Não é mais desculpa agora porque os processos estão facilitados e podes fazer Online.

5817 respostas

20 OUT 2020

Olá Pérola! Sua questão é comum, complexa, envolve muitos fatores. Será importante você poder realizar uma fala mais longa com um profissional de psicologia. Para adiantar precisamos te ajudar em algumas coisas:
- Mãe e pai, do jeito deles, com os saberes deles, com o conhecimento de vida deles, mas também com as limitações deles, com as distorções mentais deles, com os tempos deles, sempre querem o bem dos filhos;
- Morar com namorado com a história que você relatou é escolha de alto risco. Provavelmente nem você, nem seu namorado, ainda tenham a maturidade e o entendimento, para ponderar as implicações de medida como essa, para um futuro razoável;
- Será muito importante, antes de tomar medidas com implicações marcantes para longo prazo, você poder ponderar com alguém amadurecido, com bom senso, confiança, abertura mental.
- Sendo possível, certamente, a conduta científica de um psicólogo, ajudará muito você a reorganizar tua identidade, teus sonhos habilidades, história, , planos e metas.
Há ex-namorado, ex-patrão, ex-amigo, mas não há ex-mãe, ex-família.
Fugir não costuma ser solução para as coisas. Há outros caminhos melhores a serem construídos.
Faça um bem a si mesma e para a sua família: procure por um de nós, psicólogos, mas não tome decisões preciptadas, com base em emoções. Construiremos, com você, soluções mais fáceis de administrar, preservando caminhos mais estáveis.
Estaremos à disposição
Abraços virtuais (em tempos de longo período de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara,higiene, distanciamento físico, sendo de comununidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

20 OUT 2020

Perola, o dialogo é sempre a melhor solução. vc ja tentou? pode ser dificil no inicio, o terapeuta pode te auxiliar com essas questões. abs Monica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 OUT 2020

Oi Pérola,
A maioria dos pais tem dificuldade em perceber que o filho cresceu, não respeitam a individualidade e a necessidade dos filhos.
Agora você precisa cuidar do seu emocional que esta sufocado e abalado.
A psicoterapia é o espaço para trabalhar todos esses conflitos.
Me coloco a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo