É normal uma pessoa não gostar de sair e de fazer nada

Feita por >Ariane · 28 jan 2018 Habilidades sociais

Oi, gostaria de saber se é normal uma pessoa não gostar de fazer nada. Eu não gosto de sair pra lugar nenhum, as pessoas me chamam quase todos os dias pra sair e eu não aguento mais dar desculpa pra todos, fico irritada. Parece que não gosto de ninguém, nunca namorei, mas por opção minha, porque não quero perder meu tempo com quem não gosto, fico esperando aparecer alguém que me faça querer sair, mas parece que nunca vai aparecer alguém que eu gosto. Fico preocupada porque aparecem caras bacanas, bonitos, legais, e mesmo assim eu prefiro ficar em casa deitada do que sair. Isso é normal ?

A melhor resposta 28 JAN 2018

Ariane, o que me parece estar acontecendo é uma evitação excessiva de situações por medo das consequências que elas podem desencadear, através da sua fantasia cheia de pensamentos negativos. Me parece que você imagina coisas ruins e evita fazer determinadas atividades com medo de que aquilo que você imaginou aconteça. Imaginação = fantasia. Seria bom que você buscasse um psicólogo para trabalhar esses comportamentos, pois isso acaba lhe prejudicando, não apenas sua vida social. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 MAR 2018

Olá,Ariane!
De acordo com seu relato essa situação gera desconforto emocional em você. Esse movimento é positivo, pois você estar reagindo a uma situação que te isola do contato social, com o aprender e aceitar o outro como ele é. Essa disponibilidade, para entender o que acontece é imprescindível para começar uma psicoterapia. Não poderia te dizer se é normal ou não, pois teria que escutar e compreender sua dinâmica de vida, e suas respostas para lidar com esse contexto.

Encontro-me a sua disposição,
Sara Rodrigues
____________________________
Recife / PE

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

1 FEV 2018

ariane!!!!! se nao esta confortavel para vc esta situaçao, procure um psicologo, ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

31 JAN 2018

Ariane,

"Você tem evitado a todo custo sair e fica esperando alguém interessante aparecer que te faça desejar sair", só nesse relato percebo que você precisa se reconectar com você mesma.
Não gostar de sair "para lugar nenhum" me provoca uma estranheza, pois há no mundo tantas possibilidades que podemos encontrar pelo menos uma que nos agrade.
Fiquei me perguntando
Será que você se permite?
Se permite fazer coisas novas,
conhecer outras pessoas,
visitar novos lugares...
E deixo uma pergunta para você:
O que você tem esperado que o outro faça por você o que você tem deixado de fazer por si mesma?

Talvez esteja aí a questão que você precisa cuidar.
Um grande beijo
Erica Taylor
Psicóloga SP

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

30 JAN 2018

Olá Ariane, normal não é. Pode ser que você tenha medo de se frustrar e se decepcionar caso se abra pra algum relacionamento. Quanto mais você evita sair, mais reforça a ideia de que sair é chato e perda de tempo. A mudança de comportamento, aos poucos, pode te ajudar a pensar e interpretar as situações de uma maneira mais positiva e saudável. Tente fazer isso aos poucos, aproveitando os convites que recebe. Além disso, busque ajuda de um psicólogo para entender a raiz do problema e encontrar soluções adequadas. Se precisar tirar outras dúvidas, estou à disposição. Boa sorte!

Psicóloga Daniela Lima Psicólogo em Osasco

8 respostas

29 JAN 2018

Oi Ariane.
Parece que virou um hábito você não sair de casa.
Aproveite que tem pessoas te chamando pra sair, e aceite, isso pode desenvolver em você novos hábitos, como sair mais, conversar com pessoas diferentes e porque não, até encontrar alguém que desperte em você o desejo de namorar.
Se não conseguir fazer isso sozinha, busque ajuda de um psicólogo.
Estou à disposição.
Abraços
Ana

Ana Lucia Righi Schleich Psicólogo em Jundiaí

27 respostas

29 JAN 2018

Ariane, entendo seu questionamento, não é normal, não.
Pareceu-me pela sua narrativa que esse comportamento seja uma evitação do desconhecido, ou ainda por entender que na sua fantasia, aparecerá alguém que não lhe fará perder tempo, ou que fora de casa estará correndo algum tipo de perigo.
Você está se mantendo guardada na zona de conforto, ou seja foge de algo que poderá lhe causar trabalho, mas esse estado poderá lhe levar a depressão. Se você não sair do casulo, não conseguirá crescer.

Sugiro que busque um Psicólogo
Espero que lhe tenha ajudado
Estou a disposição
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo