Não sentir nada pelas pessoas é normal?

Feita por >Eliab · 6 jan 2019 Habilidades sociais

Bom dia, meu nome é Eliab e peço desculpa pelo tamanho do meu texto.
Desde que eu me lembre eu nunca fui uma pessoa emotiva ou sentimental, mas sempre fui bem tratado pela minha família e amigos de meus familiares.
O que eu sinto pelas pessoas não passa de algo superficial, que dura pouco tempo tanto a raiva quanto alegria, não consigo sentir empatia por ninguém, não tenho nenhuma amizade, e o falecimento de familiares ou afastamento de meus familiares não me afeta de modo algum, na maioria das vezes quando alguém tenta se aproximar de mim eu a trato com rispidez e indiferença, falo isso pois meus pais me chamam varias vezes para conversar sobre a forma que eu trato minhas irmãs.
Frequentemente tenho alguns pensamentos para agredir ou até mesmo matar alguma pessoa, eu já fui a um e um psicólogo mas eles disseram que isso não era nada, eu discordo e não sei mais o que eu faço pois está se tornando mais frequente, eu nunca contei a meus pais sobre isso pois eles vão achar que é só para chamar atenção.
Eu me sinto "bem" estando sozinho não gosto de festa nem de viagens em família, sempre que eles vão eu fico em casa.

A melhor resposta 7 JAN 2019

Bom dia! Fico muito feliz por ter se aberto por este meio de comunicação. Estes bloqueios referem-se a dificuldade de expressar nossos sentimentos e emoções como se estivéssemos sendo apáticos ao que está ao nosso redor. Estas dificuldades provavelmente podem não ser algo de agora, mas talvez um processo que vem ganhando força ao longo do tempo, em virtude de experiências negativas, associadas com uma dificuldade em elaborar esses sentimentos. A melhor forma de compreender melhor o que se passa pode ser através da psicoterapia, um processo de autoconhecimento sobre o indivíduo e suas relações. O Importante é não desistir de nós mesmos e encontrarmos nossas melhores versões! Espero ter lhe ajudado. Para quaisquer outros esclarecimentos, estou a disposição. Psicóloga Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

13 AGO 2020

Olá Eliab. Parabéns pela coragem. Complementando o que meus colegas de profissão disseram.

Fica muito difícil termos uma verdade sobre o outro. Somente você tem a resposta sobre si. Se você percebe que não é adequado, não é saudável a você. Busque sim ajuda profissional.

O psicodiagnistico realmente é um excelente recurso para esclarecer essas questões a partir de testagens psicológicas e analise correta das mesmas.

Busque ajuda, é possível trabalhar esses pensamentos violentos e de apatia de uma forma que seja saudável pra você e a sociedade.

Um grande abraço, paz e luz.

Camila Moreira Torga Psicóloga Psicólogo em Contagem

7 respostas

7 JAN 2019

Bom dia! Primeiramente fico feliz por se abrir por este meio de comunicação. Estes bloqueios referem-se a dificuldade de expressar nossos sentimentos e emoções como se estivéssemos sendo apáticos ao que está ao nosso redor. Estas dificuldades provavelmente podem não ser algo de agora, mas talvez um processo que vem ganhando força ao longo do tempo, em virtude de experiências negativas, associadas com uma dificuldade em elaborar esses sentimentos. A melhor forma de compreender melhor o que se passa pode ser através da psicoterapia, um processo de autoconhecimento sobre o indivíduo e suas relações. O Importante é não desistir de nós mesmos e encontrarmos nossas melhores versões! Para quaisquer outro esclarecimentos, estou a disposição. Psicóloga Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

7 JAN 2019

Olá Eliab, meu nome é Roberta Bouchardet. Sobre seu relato, eu considero que, se te causa algum desconforto ou dificuldade na vida, é algo que deve ser considerado sim pelos psicólogos ou médicos que te atenderam. Os sintomas relatados por você, se enquadram em algumas doenças ou transtornos. Para ter o diagnóstico correto é necessário consultar uma psicólogo especializado em Psicodiagnóstico, aquele que realiza testes psicológicos e entrevistas específicas para traçar um quadro. Além disso, ele deve trabalhar com outros profissionais, principalmente um psiquiatra. Não tenha medo de investigar o problema, eu sempre digo "é melhor atravessar a rua de olhos abertos". Se temos um problema, é melhor conhecê-lo para tratá-lo. Sem querer te dar qualquer diagnóstico sem conhecê-lo, o que seria errado da minha parte, só quero citar alguns problemas que tem alguns dos sintomas relatados por você: Transtorno do Espectro autista (dificuldade com as emoções e a empatia), transtorno de personalidade esquizóide (falta de interesse em atividades sociais, dificuldade de empatia, emoções rasas, se sentir bem sozinho). Mas nenhum desses transtornos se caracteriza pela vontade de agredir ou matar. Por isso uma avaliação mais completa é necessária. É possível que a pessoa tenha mais de um transtorno concomitantemente, nesse caso a avaliação personalidade também é imprescindível. Boa sorte.

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu