É normal não ter vontade de nada, se sentir vazio?

Feita por >Dasilva93 · 8 abr 2020 Motivação

Me sinto vazia, sinto que estou deslocada, triste, não consigo concluir nada, me sinto incapaz,
Não tenho paciência para nada, tudo é chato. Não me sinto eu mesma.
Acho que não tenho uma personalidade formada, sinto falta de tantas coisas na minha vida, não me sinto em conexão com nada, vivo pensando em morte, que a vida não tem sentindo.
Já não sei o que fazer!

A melhor resposta 13 ABR 2020

Olá Dasilva!
Seu pequeno relato indica que está vivendo um quadro de depressão, sentindo apatia e pensando na possibilidade de morrer ao longo do dia por sentir-se tão desconectada.
Por ser um transtorno psicossomático é indicado tanto acompanhamento psicológico quanto psiquiátrico.
Não deixe de procurar ajuda, é fundamental que se fortaleça emocionalmente e através do processo de autoconhecimento compreenda se houve algum evento que tenha contribuído para o desenvolvimento dos sintomas.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

13 ABR 2020

Olá querida!

Em alguns momentos nos sentir assim é normal, o que deve ser avaliado é há quanto tempo se sente assim, se isso vem carregando há muito tempo.
Com relação a personalidade, isso se dá exatamente a esse vazio existencial que está sentindo, mas personalidade todos temos, o que provavelmente está acontecendo contigo é que a falta que a falta faz em você não te deixa enxergar nada além disso, do vazio, da falta.
O que lhe recomendo é fazer terapia, para aprofundar essas questões tão profundas que está trazendo, como um quadro possível de depressão.

Abraços e se cuide.

Samanta Farias Psicóloga Psicólogo em Osasco

1 resposta

13 ABR 2020

Oi, tudo bem? Me parece, pelo que você descreveu, um quadro depressivo. É algo muito comum no mundo atual, no qual somos ensinados que o padrão de vida "correto" é amar o trabalho, ter grandes metas e planos na vida, ser sociável, ter uma família feliz etc. Tudo isso faz com que sempre estejamos nos comparando com os outros, e começamos a nos autocobrar muito. Nesse cenário, em que nunca conseguimos atingir esse padrão de vida ideal, começa a desmotivação que so reforça a ideia do sentimento de inutilidade que você descreve. No entanto, tudo isso tem tratamento e é totalmente possível que voce venha se sentir melhor. Tente procurar um psiquiatra para ele avaliar melhor seu quadro e se necessario, passar a medicação correta. Depois, siga o tratamento com a psicoterapia.
Abraços,
Ana Paula Villares Mendes CRP 06/157086

Psicóloga Ana Paula Villares Psicólogo em Campinas

6 respostas

11 ABR 2020

Att à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

11 ABR 2020

Olá boa noite, DaSilva em seu relato percebo uma crise existencial, associado a desesperança, despersonalização do seu eu como pessoa, alteração de humor, baixo autoestima, ausência de motivação e pensamentos suicida. Mas também percebo uma vontade de mudança, um inconformismo com tais sintomas que de uma certa forma está desencadeando sofrimento psicólogo. Não sei qual a sua idade e isso diz muito, porque se for adolescente, esses sintomas relatado pode ocorrer por diversos fatores internos e externos. O pensamento suicida vem como uma forma de se livrar da dor, dos problemas e não como uma forma de

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

9 ABR 2020

Bom dia! Grato pelo pergunta. Seu texto apresenta as respostas essenciais: controlar a ansiedade e concluir as coisas. Na verdade, a maior parte das pessoas que não concluem as coisas, não concluem por ter temores de se deparar com o resultado e com as próximas coisas. Insista: comece coisas realistas e éticas, mas conclua-as. Não suponha que haverá resultados ruins ou que essas coisas não valem à pena. Seja persistente, insistente nas coisas saudáveis, éticas e exequíveis. Será muito promissor você aprofundar essa questão com a ajuda do aparato técnico-científico de um psicólogo. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.