Como lidar com pais controladores?

Feita por >Mili · 16 out 2020 Terapia familiar

Olá, tenho 20 anos e moro com meus pais. Pra começo de conversa meus pais são super controladores comigo desde pequena, nunca pude fazer amizades, ir a casa de colegas ou se quer sair de casa ou dormir fora de casa sem eles até hoje e estou prestes a fazer 21. Já faço faculdade e desde cedo até para fazer coisas referentes a trabalhos escolares e similares eu tinha que sair de casa escondida. Nunca pude ir a festas nem de aniversário e não posso ir nem até a uma parada de onibus sem alguem me vigiar. Minha mãe principalmente não aceita que eu fale nem ao mesmo com homens ou mulheres seja apenas pra responder informações. Uma vez lembro que no ensino médio ela brigou comigo porque simplesmente respondi um adeus de uma colega dizendo que tratava melhor os outros do que a ela. Eles me buscam na faculdade até hoje e até que seja completamente dificil para eles, minha mãe vai até depois do trabalho me buscar apé e pegava onibus comigo para eu não voltar só. Tirando que as poucas amizades que tenho eu escuto coisas absurdas sobre minhas amigas que ela fala. Ja tentei conversar, mas não adianta, minha mãe principalmente faz chantagens emocionais, chora e diz como sou ingrata e que vai contar pro meu pai. Ah e só se referem a mim como criança e queriam que eu fizesse amizade com uma prima minha de 10 anos por que pra eles isso que é compania pra mim. Não sou filha unica, tenho outros dois irmaos, mas uma nem mora mais comigo e o outro por ser homem não passa pelo que eu passo. Eu sinceramente não aguento mais ter que lidar com isso, só consegui namorar uma vez e terminei por conta disso e não tive coragem nem de apresentar para poupa-lo e ouvir absurdos ou ser chamado de culpado pela minha "rebeldia". Nunca fui desobediente, sempre os respeitei e fiz e faço tudo por eles, mas estão acabando comigo. Não saio nem do meu quarto e claramente tenho sinais obvios de depressão, ja disse ate que queria me matar, mas não levam a sério enquanto estou fazendo o que querem. Pode parecer muito obvio dizer "diga não a eles", porém depois de anos crescendo com isso você sente que a errada na história é você.

A melhor resposta 17 OUT 2020

Mili, a Terapia não invalida seus sentimentos, acolhe, vc precisa procurar ajuda, caso não tenha condições procure o CVV, ou o cras de sua região.espero ter ajudado. Abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro