Como conseguir passar pelo processo de luto do relacionamento sem tanta dor?

Feita por >OMB · 18 jun 2024 Separação

Namorei durante 4 anos com a pessoa mais incrível que passou pela minha vida. Tínhamos um ótimo relacionamento com muita parceria, muito diálogo e poucos conflitos. Obviamente tivemos nossos poucos momentos de crise, mas sempre fomos muito abertos para dialogar, o que facilitava soluciona-los. Mais recentemente ela optou por realizar um voluntariado no exterior como um processo de auto descoberta. Eu tenho 28 e sou advogado, enquanto ela tem 23 e estava um pouco perdida sobre seu futuro, então por sugestão da psicóloga, ingressou nesse voluntariado internacional de 6 meses. Após um choque inicial, consegui aceitar e apoia-la nesse voluntariado, pois sabia da importância para ela. Ela estava no voluntariado há 2 meses e nos falávamos diariamente. Apesar da distância estávamos muito bem. Semana passada ela me ligou, dizendo que gostaria de abrir nosso relacionamento. Entretanto, eu não me sentiria confortável em um relacionamento poligamico e disse para ela que infelizmente não conseguiria. No dia seguinte ela ligou e terminou nosso relacionamento, dizendo que me amava muito e que sempre amaria, mas que nossos objetivos atuais estavam muito distintos, enquanto eu buscava estabilidade e formar uma vida a dois, ela desejava realizar mais voluntariados internacionais e estender o período de exploração dela por até 2 anos. Estou tendo muitas dificuldades de lidar com o luto por alguns motivos. O primeiro é que me pegou muito de surpresa pois aparentemente estávamos bem. O segundo é que ainda nos amamos o que torna ainda mais difícil para mim, pois ela conseguiu se colocar em prioridade em relação a nós (o que achou muito válido, mas difícil, pois a prioridade 1 da minha vida era o relacionamento). E por fim, porque eu estava disposto a esperar pacientemente o período de exploração dela terminar para construirmos algo a longo prazo. Sinto que me doei 200% nesse relacionamento e fico feliz de ter poucos arrependimentos. Acontece que estou sentindo um vazio terrível e um medo de que futuramente nossos caminhos vão para direções opostas, pois acredito muito no nosso amor, e sinto que após essa fase de exploração nossa relação amorosa poderia voltar a existir. Sinto medo de perder a chance de construir uma vida com ela. Meu medo é tão expressivo que tenho medo de conhecer outra pessoa que me faça feliz que não seja ela. Ao mesmo tempo sei que esse pensamento não é saudável e que é importante viver o agora, que não posso apostar minhas fichas que ela vai se resolver consigo e que poderemos ficar juntos. Mas está muito difícil lidar com o luto, pois não sinto raiva dela, sinto que ela foi justa e honesta, e definitivamente quero ela na minha vida, nem que seja como amiga, só que nesse momento não estou conseguindo visualizar meu futuro sem a presença dela. Um detalhe final é que moro no exterior há 4 anos e meio. Ou seja, desses 4 anos e meio, 4 anos foram com ela, de forma que tudo me lembra ela aqui. Preciso saber como lidar com esse luto de uma forma mais leve e que me faça ultrapassar a utopia do futuro a dois com ela.

A melhor resposta 25 JUN 2024

Sim é possível, pois nem tudo que cremos é de fato real.

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

69 respostas

19 JUN 2024

Olá, boa tarde.

Eu entendi sua situação. É como se você tivesse algo valioso por um tempo e de repente parou de ter. O luto é o processo que ocorre entre o momento em que você não tem mais e ainda deseja ter, e o momento que você aceita que não vai ter e se sente confortável para seguir em frente.

Como eu falei acima isso é um processo, e cada pessoa tem o seu processo. Assim como outros psis responderam aqui, é importante você aceitar os sentimentos que você está sentindo, esses sentimentos são a manifestação de como você está agora, e aceitá-los é uma maneira de respeitar o seu momento atual. Você comentou que está com medo de se envolver com outra pessoa, isso diz algo sobre você agora, sobre seu processo atual. É importante você considerar se está pronto agora para embarcar em uma nova relação ou se o ideal é esperar.

Eu sei que geralmente é mais fácil falar, ainda mais quando se trata do sentimento de outra pessoa, mas pense sobre isso. Respeitar seu momento, lembre-se que é um momento e não representa o todo. Momentos passam, os bons e os ruins.

Você pode observar como estava no início desse processo e no momento presente para ver se está melhorando. E se você sente que não está passando, ou que precisa de ajuda para passar, ou apenas quiser conversar com alguém sobre, eu indico procurar um profissional de psicoterapia, pode ser uma mão para te ajudar a passar por esse momentos. Aqui no site existem vários profissionais que podem te ajudar a lidar com seus sentimentos e passar por esse processo e construir algo positivo ai dentro com essa experiência que você está vivendo agora.

Marcel Cardoso Psicólogo em Santo André

7 respostas

19 JUN 2024

Lidar com o termo de um relacionamento significativo pode ser extremamente desafiador, especialmente quando você ainda ama uma pessoa e tem planos e esperanças para o futuro juntos. Aqui estão algumas sugestões baseadas na abordagem cognitivo-comportamental para ajudá-lo a atravessar esse período de luto e incerteza: 1. **Aceitação dos Sentimentos**: É importante considerar e validar seus sentimentos de tristeza, vazio e até mesmo medo do futuro . Permita-se sentir essas emoções sem julgamento. É normal passar por um processo de luto após o término de um relacionamento importante. 2. **IdentidadeLidar com o termo de um relacionamento significativo pode ser extremamente desafiador, especialmente quando você ainda ama uma pessoa e tem planos e esperanças para o futuro juntos. Aqui estão algumas sugestões baseadas na abordagem cognitivo-comportamental para ajudá-lo a atravessar esse período de luto e incerteza: 1. **Aceitação dos Sentimentos**: É importante considerar e validar seus sentimentos de tristeza, vazio e até mesmo medo do futuro . Permita-se sentir essas emoções sem julgamento. É normal passar por um processo de luto após o término de um relacionamento importante. 2. **Identidade

Jessica Crispim Psicólogo em São Gonçalo

4 respostas

19 JUN 2024

Aceitar o luto do término de um relacionamento é um processo difícil, mas importante para a nossa saúde mental. É preciso permitir-se sentir as emoções, chorar se necessário e não reprimir os sentimentos de tristeza e dor.

Busque também se priorizar e cuidar de si mesmo nesse momento. A terapia cognitiva comportamental pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar a lidar com os pensamentos negativos e distorcidos que podem surgir durante esse período.

Procure um profissional qualificado que possa te auxiliar a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que estejam te prejudicando. A terapia cognitiva comportamental vai te ajudar a desenvolver habilidades para lidar de forma mais saudável com a situação, e te dará ferramentas para superar o luto e seguir em frente. Lembre-se que é normal sentir tristeza e dor, mas é importante buscar ajuda profissional quando necessário. Você merece cuidar de si mesmo e se priorizar nesse momento difícil.

Ana Paula Avelar Costa Psicólogo em Oliveira

8 respostas

19 JUN 2024

Lidar com a perda de um relacionamento significativo é desafiador e doloroso. Aqui estão algumas sugestões para ajudar a lidar com o luto de forma mais saudável:
Reconheça e aceite os sentimentos: Aceite suas emoções sem julgamento.
Dê tempo ao tempo: A cura leva tempo, então permita-se sentir a dor.
Busque apoio emocional: Converse com amigos, familiares ou um terapeuta.
Encontre novas rotinas e interesses: Preencha seu tempo com atividades que você gosta.
Cuide de si mesmo: Mantenha sua saúde física e mental.
Estabeleça limites: Mantenha alguma distância para clarear a mente.
Reflita sobre o futuro: Foque no presente e evite expectativas irreais.
Redescubra sua identidade: Explore suas paixões e objetivos pessoais.
Permita-se novas experiências: Esteja aberto a novas amizades e oportunidades.

Com tempo, paciência e autocuidado, você pode encontrar um caminho para seguir em frente e eventualmente encontrar felicidade e paz novamente.

Elaine Alves Psicólogo em Cajamar

8 respostas

19 JUN 2024

Oi, tudo bem?
Que difícil né? Isso tudo!
Mas o luto é muito complicado, perder algo que você gosta ou alguém é muito difícil, mas o luto quando é uma coisa saudável que não se transformou em algo patológico é bom, pois você aprende várias coisas novas sobre o próxima relacionamento, sobre sua vida, suas decisões!
Se precisar conversar mais, estou a disposição!
Se quiser marcar um horário!

Gilvan Junior Santiago Santos Psicólogo em Montes Claros