Qual o melhor passo para lidar com essa situação?

Feita por >Rebecca Stuart · 26 nov 2020 Angústia

Boa noite.
Eu estava em um relacionamento há quase 3 anos quando tudo meio que começou a desandar. Meu relacionamento estava uma porcaria, ela tinha alteraçoes de humor e terminava comigo e quando eu concordava, ela desesperada pedia pra voltar (tudo em 1h). Completamente desgastante, gritava comigo o tempo todo, sonhava o tempo todo que eu estava traindo ela e ficava completamente insegura com tudo e todos. Trabalhamos no mesmo local, mas em equipes diferente. Na minha equipe, entrou uma menina nova que de começo eu nem achei ela nada demais (ate hoje nao a acho atraente fisicamente), mas a menina começou de certa forma a dar em cima de mim (ela namorava, ja havia me dito o quanto amava a namorada -e era sincero). Minha namorava olhava isso no trabalho e começou a pilhar minha cabeça dizendo que eu estava tendo interesse nela, ficava acordando chorando, fica paranoica o tempo todo sobre o que eu estava fazendo (sendo que moramos juntas, entao alem de trabalhar juntas ainda moramos na mesma casa, entao eu ficava o tempo todo com ela, exceto quando ia pra faculdade). Tudo isso e mais, somando as brigas que aumentaram drasticamente e todo o desgaste emocional, terminei. Ela ficava chorando o dia todo no trabalho, faltou 2 dias seguidos porque estava muito mal. Começou a ficar na casa de amigos nossos, ao qual ate hoje sao putos comigo. Eu ficava numa guerra entre `ela esta mal, estou despedaçada` e `finalmente eu consegui me desprender`. De tanto ela colocar na minha cabeça que eu gostava da menina (amigos em comum nosso tb) eu acabei ficando com a menina (ela nao namorava mais tb, avisou a menina qu estava com interesse em mim). Eu comecei a gostar muito da companhia dela, mas nao era de forma romantica, tanto que ela dizia que eu era muito fria e distante, que nao demonstrava nada pra ela e eu so tinha olhos pra minha ex. A pandemia chegou e eu ainda nao havia saido da casa que eu e minha ex moravamos juntos. Começamos, obviamente, a ficar o dia todo juntas, e cada dia que passava eu tinha menos interesse na outra menina e percebia que amava muito a minha ex, e estavamos melhores. Em varias ocasioes eu tive a oportnidade de contar que eu de fato fiquei com a menina do trabalho, mas antes de voltarmos a namorar, ela me disse seriamente que se eu tivesse ficado com alguem, principalmente com a menina do trabalho, ela nao voltaria nunca mais comigo. Tive um panico do caralho de naquela altura, com as coisas melhorando, eu acabasse com tudo contando a ela que fiquei. No fim, ela OBVIO que descobriu e desde entao tem sido um verdadeiro inferno. Por muito tempo, qualquer briga ela me jogava isso na cara, o quanto eu destrui ela ficando com outra pessoa enquanto ela passava mal e sofria, o quanto eu nao tive consideraçao e ainda menti. No fim das contas, a menina do trabalho se apaixonou por mim e isso destruiu ela, tudo o que aconteceu e eu me afastar dela e terminar tudo. Ela disse em claras palavras que eu destrui tudo nela. No mesmo lado, escutava isso tambem da minha atual. Eu nao aguento mais essas coisas sendo jogadas em cima de mim o tempo todo. Eu nao fiz nada querendo machucar ninguem e machuquei, assumo as consequencias, mas ta impossivel demais. Nao converso mais com a menina, ela tem uma dor gigante por mim. Minha namorada todo o tempo vive pra dizer que odeia a mente dela, que fica lembrando da gente juntas (ela nunca nem viu, so via a gente TRABALHANDO) e eu nao to mais suportando isso, porque eu nao consigo me livrar do sentimento de culpa e nojo toda vez que ela relembra essa historia. Eu agora fico numa mistura de raiva, com odio, com desejo de morrer pra nao sentir isso (nao suicidio, mas so sumir com esses sentimentos) e mesmo eu dizendo todas as vezes pra ela que toda vez que ela levanta o assunto nao doi so nela, ela continua fazendo. Eu a nao tenho mais paciencia pra ser compreensiva e entender que doeu nela, mas poxa, doi o tempo todo em mim, eu sinto nojo de mim o tempo todo pq eu nem tinha vontade de ficar com a garota, eu so fiquei de tanto me pilharem com o assunto. Eu nao aguento mais isso, eu to esgotada.

A melhor resposta 3 DEZ 2020

Rebecca. Não se culpe tanto por tomar decisões . Nem sempre vamos agradar a tofos.
Esses seus sentimentos de raiva desejo de sumir, ódio são sentimentos de extremos e prejudiciais a sua vida. Procure ajuda psicológica

Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 DEZ 2020

Rebeca bom dia, entendo seus sentimentos, mas penso q vc esteja passando por uma dependência emocional e baixa auto estima. Procure um psicólogo. Trate sua auto estima. Valorize se.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 NOV 2020

Oi Rebecca, sou Geime Rozanski - Psicoterapeuta
Que legal que está acontecendo tudo isso contigo... com vocês!
Digo "legal" porque a vida está aprontando isso para fazer vocês crescerem, para deixarem de viver de forma mesquinha e medíocre.
E os problemas podem aumentar se vocês continuarem dentro deste sistema de pensar limitado, baixo e escraviszante.
A vida quer que vocês sejam livres, autônomas, que façam muitas, todas as experiências que puderem, guiadas pelo livre arbítrio; Não há nenhum Deus castigador, que pune, nem um Deus gratificador que salva, só existe consequência das nossas escolham e decisões.
Você mesma constatou que "eu nem gostava dela, mas..." quer dizer, as coisas se repetem até aprender, até corrigir, até conscientizar... o intuito da vida é despertar a consciência para serem autônomas nas relações que estabelecem. Vocês estão sendo conduzidas por padrões externos colocados pelo sistema e por isso sofrem, por isso o sentimento de culpa... Culpa, por quê? Por amar? Não á culpa em amar. Se isso gerou ciúmes na namorada o problema é o ciúme da namorada, ela que tem que resolver o ciúmes dela e não você se frustrar e se sentir culpada.
Culpa, julgamentos, valores “certo e errado” “bonito, feio” não é a vida que coloca isso, é o sistema que impôs e ensina isso. Isso pertence ao sistema e não à Vida. Vida é força, energia, possibilidade de ser amor, como Deus é puro Amor!
Vocês três tem a possibilidade de superarem o atual estado de conflitos despertados. Um conflito surge para derrubar murros, ultrapassarem os limites, dar asas à vida que cada uma tem, não para gerar culpa e limitações.
O convite é que façam Psicoterapia para compreenderem todo este processo, se conhecerem e viverem uma vida plena de realizações e felicidade.
Mas, tudo depende da coragem de investir em si mesmas.
Nada está errado do que fez e o sofrimento veio porque bateu numa barreira construída dentro e que é preciso demolir esta barreira para usufruir plenamente da vida.
Se precisarem, retornem.

5817 respostas

27 NOV 2020

Olá Rebeca Stuart! Grato por escrever. A melhor maneira de lidar com a situação envolve dois princípios básicos:
- Você, como todos os seres humanos, é rica de possibilidade, potencialidades, apresenta milhares de faceta. Por isso a porção que você pode fazer, viver focar, concentrar, fora o namoro, é extremamente maior;
- Uma pessoa somente namora outra, após ter o predomínio do namoro consigo mesma. Faculdade, esporte, amizades, teatro, circo, lazer, sonhos, planos, são muitas coisas que podem ser feitas.
Morar na mesma casa, trabalhar no mesmo local, é algo profundamente difícil de administrar.
Você precisa reorganizar tua vida, tua rotina. Procure um de nós para reorganizar ocupação do tempo e direções a priorizar.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.