Como lidar com o passado do meu companheiro?

Feita por >Mariana · 10 ago 2023 Abordagem psicológica

Olá, venho tendo problemas em lidar com o passado do meu companheiro. Meu namorado já namorou por uns 3 anos com uma mulher, dos seus 16 aos 19 anos. No último ano de namoro, ele começou a ter relações com ela e com outras meninas juntos, na tentativa de que o relacionamento desse certo, como moramos em cidade pequena, mesmo isso tendo acontecido há quase 3 anos, as pessoas ainda comentam. Nesse mesmo ano ele se casou com ela, e me disse que até já quase namorou com outra menina junto com ela... além de que na mesma época começou a ter problemas com drogas. Vivemos uma vida muito diferente agora, estou com ele há um ano e ele não bebe, não fuma, mas ainda não consigo saber lidar com seu passado, pois só tenho 19 anos e perdi a virgindade com ele. É bem difícil pra mim não me comparar com este passado tão conturbado, isso afeta em nossas experiências como casal, por exemplo em viagens que eu sei que ele já fez com ela, ou em até morar juntos. Como posso melhorar isso?

A melhor resposta 12 AGO 2023

Olá Mariana
OK com a experiência sexual que teve com ele, mas se pensar em ter um companheiro, um homem que seja provedor, companheiro de todas as horas, que te dê proteção e segurança, também afetiva, o passado dele o condena. Voce pode ser para ele só mais uma.
É esse o tipo de homem que você procura?
Nada pode garantir que ele mude... por que mudaria contigo? A troco de que?
A vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas desde que se responsabilize pelas escolhas que faz.
Cada escolha gera suas consequências, seus resultados pelos quais você é responsável.
Faça suas escolhas, mas que não sejam por carência, por dependência.
Se sentir que é carente ou dependente, precisa antes resolver isso em ti mesma e depois estará apta para escolher.
Faça Psicoterapia.
Abraços

5817 respostas

11 AGO 2023

Olá Mariana, você já conversou com seu namorado em como ele se sente nessa relação monogâmica com você? É saudável ter um diálogo aberto com o parceiro para entenderem o que gostam, quais as expectativas que tem em relação ao namoro. Até para ver se faz sentido estarem juntos. O que ele viveu no passado e você fica lembrando, pode não ser o que ela sinta necessidade nesse momento.
Você só saberá conversando com ele!
Percebendo que está incomodada, ainda não sabendo lidar com a situação, busque ajuda de um psicólogo. Estou à disposição se sentir vontade.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

11 AGO 2023

Olá Mariana! Obrigado por escrever. Teu conteúdo indica que você não está pronta para esse namoro. Antes de namorar com outra pessoa, você precisa estar razoavelmente segura e convicta consigo mesma. Até os vinte e cinco anos de idade, mais ou menos, é preciso priorizar, em sociedade complexa como a nossa, de outras questões. Antes de evoluir namoro é preciso compreender a natureza humana, a cultura, consolidar firmeza interior.
A probabilidade, pelo que você escreveu, de as coisas caminharem em direção que você não quer, é enorme.
Caso deseje, estarei a disposição para maiores fundamentações.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.