Como lidar com um amor do passado?

Feita por >Paulo · 12 set 2016 Psicologia clínica

Bom dia. Faz uns 12 anos eu recebi uma declaração de uma moça que eu também gostava. Ela me enviava muitas cartas de amor. Ficamos uma vez. No entanto, talvez por falta de experiência por ser muito novo (eu estava na época priorizando o estudo para que eu pudesse entrar na faculdade) acabamos nos distanciando.

Hoje, após fazer graduação e mestrado, vi os irmãos dessa pessoa e acabei lembrando dela e realmente senti a sua falta, me perguntei por onde andava. Entrei em contato através do Facebook e encontrei. Conversamos para saber como cada um estava. E a partir daí perguntei se ela tava solteira e, infelizmente, ela está namorando. No entanto, vi que ela está namorando um homem que tem 13 anos a mais que ela. Pensei comigo, como pode isso? Resolvi, após pensar muito, me declarar a ela, pois eu realmente amo essa garota. Ela ficou surpresa e gostou de saber. No entanto, ela não disse nada em relação a vê-la e ficar com ela. Não sei se foi por não querer me magoar ou se no fundo ainda gosta de mim. Agora o que eu faço? Dou um tempo sem falar com ela, deixo algum dia ela me procurar caso queira?

A melhor resposta 13 SET 2016

Bom dia Paulo. Veja ela se declarou a você e você priorizou outras coisas na época, e embora tenha gostado de você entrar em contato e se declarar agora, ela pode estar insegura em relação a você e com um problema para resolver em relação ao namorado dela. Creio que você deva investir mais nos seus argumento e na sua vontade de ficar com ela e não simplesmente aguardar que ela te retorne. Mostre a ela quanto você gosta dela e o que você está disposto por ela. Mulher gosta disso. Boa sorte

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

14 SET 2016

Olá, Paulo, você já sinalizou seus sentimentos para ela. Assim, caso ela queira entrar em contato, fará. Mas pense também que você ficou 12 anos sem ver ou conversar e mesmo naquela época não eram namorados, não tinham intimidade. Assim, hoje vocês dois são outras pessoas, com interesses diferentes. Você também tem oportunidade de buscar a seu redor uma pessoa que também esteja solteira e que te agrade. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

13 SET 2016

É sempre bom reencontrar histórias do passado, mas nem sempre isso significa que a moça vai largar o que tem construído em sua vida para começar algo com vc. Vc se declarou, agora cabe a ela te dar um posicionamento em relação ao que vc disse. Caso isso te cause questões, é importante fazer uma psicoterapia.

Livia Pignaton Caser Psicólogo em Vila Velha

54 respostas

13 SET 2016

Boa noite Paulo.

A questão é, o que você gostaria de fazer? O que te deixaria mais confortável? Porque cada indivíduo diante de uma situação vai atuar nos diversos comportamentos.
Uma pessoa quando percebe que existe um terceiro envolvido. Pode simplesmente se afastar, procurando um novo relacionamento,
Pode ficar esperando passivamente ser escolhido ou pode buscar investir neste relacionamento buscando conquistar.
Lembrando que, provavelmente ela tem uma história com esta pessoa e a idade dele não vem ao caso.
A decisão dela não é algo mágico, onde vc aparece ela larga tudo.
Se vc for na opção, buscando conquistar, há necessidade de fortalecer os laços de amizade entre vcs.
Também a comunicação é um fator importante. . Uma comunicação assertiva, ou seja uma conversa clara e objetiva. Precisa dar tempo ao tempo, se preparando para ouvir uma resposta positiva ou negativa. Trabalhe está sua insegurança. Psicoterapia para autoconhecimento seria ideal. Boa sorte

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo