Como lidar com pessoas difíceis no relacionamento amoroso?

Feita por >KM · 15 abr 2020 Psicologia clínica

Olá! Estou passando por um situação que me deixa muito mal. Estou conhecendo um homem e ñ estou gostando nada do seu comportamento. Com as pessoas e comigo, ele se comporta como um tirano, manipulador, fala alto e com muitos palavrões, exacerba sua insatisfação quando é contrariado, é sarcástico com tudo! Acredito que tenha relação com sua infância e adolescência...como estou conhecendo ele, ainda ñ tivemos esta conversa....como devo proceder para ajudá-lo?

A melhor resposta 16 ABR 2020

Oii KM,
Li o seu relato e acho importante sinalizar o quanto é importante você ter percebido esses comportamentos logo no início !!
Quando você busca encontrar "causa"/ explicações para o comportamento mostra sua preocupação em talvez ajudá-lo ou manter a relação entre vocês.
E em primeiro lugar convido você a se questionar o motivo para entrar em uma relação na qual você percebe que o homem tem diversos comportamentos que você não aceita e realmente não deve aceitar para ter uma relação saudável e se manter bem!
Procure refletir como foram seus outros relacionamentos e o que você busca em uma relação para alinhar com a escolha do parceiro.
Busque ajuda profissional se sentir necessidade de auxílio nesse processo

Camila T. Brunetta Colla Psicóloga Psicólogo em São Paulo

2 respostas

17 ABR 2020

Na realidade é você quem precisa de ajuda para entender que não transformará um sapo em príncipe.

E que se você não se dá o valor e impõe limites aos outros e a forma como tratam você, ninguém fará isso por você.

Com certeza tem relação com a infância dele. Mas saber disso não vai mudar muita coisa na sua vida. Ele continuará por muitos anos tratando você mal.

Anônimo-373797 Psicólogo em Vitória

3 respostas

16 ABR 2020

Olá KM! Grato por participar. O fato de desejarmos ajudar a alguém não é a mesma coisa que ela desejar ser ajudada, assim como, algo que interpretamos como indevido, para outras pessoas, de outra história, outra cultura, pode ser considerado, por ela e seus vínculos habituais, como normal. Logo, parece, pelo seu relato, que vocês apresentam concepção de vida muito diferente. É nobre desejar ajudar, mas é preciso ter sensibilidade e cuidado para encontrar a melhor forma. Em termos educativos, é importante conseguir passar a mensagem, sem ser vítima do processo de passagem da mensagem. Parece, pelo seu relato, que a hipótese de aprofundamento de relacionamento, já se apresenta improvável. Sendo isso uma interpretação razoável, você, com o objetivo de ser educativa, com o devido cuidado, pode passar para ele, de forma compreensível e segura, as razões pelas quais você considera as formas de troca dele, inadequadas. Isso pode ser feito, por vídeo, carta, interação acompanhada, ou outra forma, via depender de outros fatores que envolvem a história dele e sua, questões de autocontrole, de controle de impulsos. Cuidado e sucessos. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço virtual (Fique em casa): Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

16 ABR 2020

KM, quando nos deparamos com alguém que tem comportamentos agressivos, manipuladores e invasivos, é importante primeiro avaliar o quanto esse relacionamento é, de fato, importante para você. Independente de sua conclusão, você pode ajudar alertando a pessoa para o quanto suas atitudes podem afastar outras pessoas de si e causar danos emocionais severos, vindo a possivelmente reproduzir situações ruins que ele mesmo já viveu. O mais importante é deixar muito claro o quanto essa forma de se relacionar não é positiva e que essa pessoa pode mudar/melhorar se procurar uma ajuda profissional, pois às vezes a pessoa acredita que não consegue ser/agir de forma diferente. Espero ter te ajudado!

Jussara Spolaor Psicólogo em Itajaí

10 respostas

16 ABR 2020

Olá KM
Seria interessante vc trabalhar a sua auto-estima . Desta forma vc conseguirá ajudá-lo de uma forma mais assertiva tá bom abs

Fabiano Nabuco Psicólogo Psicólogo em São Paulo