Como superar uma pessoa que você tanto amou e lutou por ela?

Feita por >Mickeyzombie · 29 jun 2023 Dependência emocional

Bom, eu entrei em um relacionamento com uma pessoa, e nosso começo foi bastante conturbado por conta das minhas inseguranças devido aos traumas de relações anteriores. Meus erros se basearam nos medos de sofrer e passar por toda a dor que eu tinha passado novamente. Mas o que fazer quando você faz tudo por uma pessoa, batalha sozinho por tudo, faz tudo que está ao alcance, dá amor, carinho, atenção, tem empatia pelas dores dela, se desdobra em 15 se for preciso pra ajudar e ficar ao lado dela, mas no final você percebe que amou e sustentou sozinho uma relação, a pessoa humilhou, esnobou, diminuiu meus sonhos, me criticou, jogou todas as minhas dores e traumas contra mim mesmo, me tratou mal, disse que deixou de me amar lá no começo (ou seja, mentiu o relacionamento todo), e mesmo 2 meses após o termino ele ainda me inferniza, me usa e joga fora depois, segue a vida dele mas nao deixa eu seguir a minha, me trata muito mal, possui transtornos narcisistas e bipolar em nivel absurdo... Como conseguir deixar isso pra trás, deixar essa história que um dia eu acreditei tanto e lutei tanto, esquecer esse amor que so existiu da minha parte?

A melhor resposta 17 JUL 2023

Olá, sinto muito por tudo o que você passou. Infelizmente passamos por alguns relacionamentos difíceis na vida, isso geralmente deixa marcas, traumas e em alguns casos pode trazer dificuldades em relacionamentos futuros. Por esse motivos precisamos cuidar da nossa saúde mental, cuidar de nos curar das feridas do relacionamento anterior antes de embarcar numa nova relação. Se você entra num novo relacionamento já todo machucado isso abre espaço para conflitos e situações disfuncionais. Outro ponto é que logo no início é possível identificar relacionamentos abusivos e poder sair deles antes que mais danos sejam causados é fundamental. E se você não quer mais se relacionar com a pessoa, basta se distanciar, se ela não te faz bem você é que dá limites de até onde ela pode ir. Ela só entra na sua vida se você permitir. Fazer terapia auxilia a elaborar melhor essas dores e traumas de relacionamentos abusivos e de ajudar a perceber melhor essa dinâmica. Pense na possibilidade de buscar ajuda profissional. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 JUL 2023

Focando nos teus próprios projetos de vida, colocando toda força e intensidade em ti mesmo. De fato, se você ainda permite o que quer que seja dessa pessoa na sua vida é porque nem você se valoriza, quem dirá o outro. Muda isso aí, refaz tua vida e teus propósitos e assim esse jogo vai mudar e não vai mais precisar desse ai em nada na tua vida. Olha pra ti , te dá o melhor, larga de ficar servindo de pano para os outros pisarem, não faça isso com você! Entra em contato comigo que te ajudo nesse processo aí com as melhores ferramentas que há na psicoterapia. Você pode e merece mais!
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

2 JUL 2023

Oi querido.
Tudo bem ? Concordo que a vida deveria ser mais simples você se doa e ama e recebe amor, mas não é assim que funciona geralmente. Porque damos além que devemos se esquecendo de nós.
Você está colocando o outro em primeiro lugar é isso trás dores e sofrimento. O amor que você busca está em você, você precisa começar um processo de terapia para ter o amor próprio em primeiro lugar, não permitindo que o outro esteja acima de você.

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

1 JUL 2023

Igor
Voce deveria ter saneado, curado, resolvido o problema quando apareceu na primeira vez.
Como não aprendeu a lição, agora foi pior ainda. E, se não resolver, a próxima será ainda pior.
As coisas se repetem para te fazer entender que deve se curar.
Sozinhas, as feridas não se curam... precisa fazer psicoterapia.
Não se trata de voce culpar ela por ter feito voce sofrer e te usar.
É voce que estando ferido, se liga a pessoas que te fazem sofrer.
Um animal ferido chama atenção dos corvos, seus predadores.
Primeiro, precisa se curar. Primeiro, precisa saber, aprender a se amar.
Depois pode ter um amor! Pode ser amado!

5817 respostas

30 JUN 2023

Olá! Seja bem-vinde! É um prazer poder falar sobre um tema tão importante e que pode ser fonte de tanto sofrimento como o amor. Primeiramente te convido a pensar: por que fazer tudo sozinho por uma relação que na verdade diz respeito a dois? Ao começarmos uma relação podemos levar os nossos traumas das relações passadas sim. Por isso é importante cuidar-se e trabalhar estas questões para não permanecer na repetição desses padrões de relacionamento amoroso. O medo de sofrer é legítimo, pois de alguma maneira amar também comporta uma dose de sofrimento. Mas é interessante olhar a sua participação nesse sofrimento, em que medida acaba possibilitando e abrindo espaço para que pessoas abusivas entrem em sua vida. Acredito que tais questionamentos podem ser uma via de partida para te ajudar nesse momento. Quanto ao que fazer para deixar esse amor não há muito segredo nem uma alternativa nova: o tempo é sempre um senhor sábio e que não adianta apressar. Tudo no seu devido tempo. As dores também podem nos reservar grande aprendizado, se assim quisermos. Um abraço!

Raíza Romero Psicólogo em Recife

3 respostas

30 JUN 2023

Olá Mickey! Obrigado por escrever. Teu relato coloca você como vítima e a outra pessoa como carrasco, capaz de fazer todas as manobras erradas, fazendo com que tuas originalidades fossem alteradas nas direções dos interesses dela. Isso indica que ela não tinha um namorado. Você se transformava conforme o interesse dela. Não era um porto seguro e autônomo, original.
Certamente você começou a namorar com outra pessoa quando ainda não tinha situado tua essência, tua personalidade, originalidade. Antes de namorar com outra pessoa é preciso consolidar o namoro consigo mesmo, o amor próprio. É preciso amadurecer. Amadurecer acontece com ações envolvendo contato persistente com turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, com estudos consistentes, com trabalho sólido, com grupos de teatro, estudos, cultura, arte, com esportes coletivos de contato.
Você não está pronto para namorar.
Vamos amadurecer? Entender a cultura e as particularidades da natureza humana na individualidade e na coletividade?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

30 JUN 2023

Olá @mickey os seus relatos demonstram que você está muito fragilizada nesse momento. E se manter próxima dessa pessoa está te causando ainda mais sofrimento. Sugiro que você busque apoio das pessoas que você ama, como amigos e familiares. Cuide de você, faça coisas que você gosta e sente prazer. E lembre-se que essa dor vai passar. O acompanhamento psicológico pode te ajudar nesse processo.
Se precisar de mim, estou a disposição!
Abraços!

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié