Alguém consegue abrir minha mente?

Feita por >Rodrigo · 11 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Me sinto um inutil, sou medroso, nervoso, ansioso e tenho toc. Tenho 23 anos e tenho medo de tudo e de todos, nunca arrumei emprego por medo, medo da entrevista medo das pessoas e com o passar dos anos fico cada vez mais triste e me sentindo um inutil que dependo dos meus pais.

A melhor resposta 12 JAN 2022

Olá, Rodrigo
Acho que tem muito a ser analisado, mas não acredito que as coisas que você comentou estejam desassociadas umas das outras, uma vez que o quadro de toc, em geral, está ligado à presença de medos e evitações.
De houver medo de buscar um profissional, peça um momento para tirar suas dúvidas até que se sinta seguro, mesmo que ainda haja certo frio na barriga.
Para elaborar essas questões, vamos revisitar o passado e compreender como algo dele ainda se mostra presente e atuante em você. Assim vamos poder bolar estratégias para atualizar essas vivências e dar novos significados a elas.
Conte comigo se precisar, um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

27 JAN 2022

Olá, Rodrigo
Primeiramente é necessária fazer uma avaliação do seu quadro clínico e uma analise funcional para entender como você chegou a esses padrões de comportamento. Eu posso te afirma que você não é assim, você se tornou assim através das suas experiências de vida ou falta delas. Mas é possível se ter uma melhora do seu quadro clínico, através de treinamento em habilidades psicológicas. Procure um psicólogo de confiança e comece o seu tratamento.

Atenciosamente,

Adalberto da Silva Santos
Psicólogo (CRP – 23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

18 JAN 2022

Oi Rodrigo!

Sinto pelo que está passando... E você não está sozinho, tá?
Me parece que o que você está sentindo pode ter relação com seu transtorno, já pensou sobre isso? E tem como melhorar, tá?
Te sugiro fazer acompanhamento com uma profissional da sua confiança, para que possa explorar esses seus medos, sua ansiedade, etc. Pode te ajudar e muito a se compreender melhor e a aprender formas de lidar de forma mais saudável com tudo que vem sentindo.

Abraço,

Karla Paiva.

Psicóloga Karla Paiva Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

14 JAN 2022

Bom dia Rodrigo!
Sua dor é muito legítima, e pode ter certeza de que não está sozinho. Muitas pessoas tem queixas muito semelhantes à sua, e sei que não deve ser nada fácil vivenciar essas questões no seu dia a dia. A boa notícia é que tem como melhorar! Recomendo fortemente um processo de psicoterapia para te ajudar a lidar e a compreender melhor os seus medos e te trazer uma sensação de realização e tranquilidade. A Terapia Cognitivo Comportamental trabalha também com casos de TOC e pode te auxiliar muito.
Fico à disposição.
Att,
Irene Cougo

Irene Cougo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

13 JAN 2022

Olá. A sua explicação é bem clara e mostra como o medo é contrário ao crescimento pessoal - realmente é preciso ter Coragem de Ser e a sua lucidez é um ótimo ponto de partida. Seria muito bom você ter acompanhamento com um profissional de Psicologia que possa compartilhar as suas decisões, soluções e percepções. Já é valiosa essa sua iniciativa de buscar "conseguir abrir a sua mente" - vá em frente. Psicólogo Online Custodio Silva

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

13 JAN 2022

Olá, Rodrigo!
Pelo que me parece, esses sentimentos e emoções que você descreve aparecem com frequência, não é? Mas, é importante compreender que eles não surgem do nada, a forma como você se sente, se expressa e se comporta está relacionada à questões inconscientes, que só podem ser reconhecidas e atualizadas se você estiver disposto a lidar os seus sintomas. Para romber com esse ciclo de desprazer e buscar novas formas de pensar a sua vida e os seus desejos, você precisará de ajuda. Mas qualquer ajuda, não ajuda. Se você estiver disposto a lidar com essas questões, fico à disposição para te ajudar! Até

Juliana Andriolli Smizmaul Psicóloga Psicólogo em Rio Claro

1 resposta

12 JAN 2022

Rodrigo,
Entendo o que está passando...
O sintoma é o MEDO, mas a causa é emocional, precisa trabalhar seu emocional!
E, uma emoção não se cura sozinha e nem por via racional... por isso precisa fazer Psicoterapia, mas com um Terapeuta que entende e trabalha com as emoções, e pode fazer de forma Presencial ou Online. Voce escolhe
Limpando isso, sua vida toma outro rumo e resultados positivos.
Abraços e decida! Afinal, voce é dono da sua vida, mas neste momento o que está gravado no teu emocional comanda a sua vida.

5830 respostas

12 JAN 2022

Bom dia
Os sintomas que você descreve são dignos de serem acompanhados por um especialista, algo que já deves fazer com certeza. Vale a pena também um acompanhamento com psicólogo, para aprofundar as causas desse seu sofrimento, provavelmente enlaçados a seu histórico de vida. Ou seja, uma terapia teria condições de dar um sentido a tudo isso que se passa contigo, desde que tenhas condição de expressar seus pensamentos, desejos e fantasias. Boa sorte. Abraços

Psicólogo Reginaldo Branco da Silva Psicólogo em Santo André

16 respostas

12 JAN 2022

Olá Rodrigo! Grato por escrever. Certamente a pessoa central para abrir a tua mente é você mesmo. O relato que você fez está muito comum na atualidade em função de as pessoas crescerem em famílias pequenas, trocando as trocas sociais pelas trocas virtuais o interações passivas com tv, internet e outros meios isolantes, que não permitem o exercício da convivência. O medo acontece porque não se aprendeu, na prática da convivência, a separação dos graus de perigo, nem as formas de lidar com as diversas "invasões" sentidas.
Nós, psicólogos, seremos acolhedores, confiáveis, empáticos.
Quanto antes você contar com um psicólogo, vindo com persistência, muita persistência (sem desistir nos primeiros meses), estando com mente aberta, disciplina, você mais facilmente modificará essa forma de interpretar a troca social, que é necessária e, na maior parte das vezes, muito benéfica e agradável.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Avisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, TVs Educativas, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.