Vazio existencialista

Feita por >Zapoke · 1 abr 2022 Crise existencial

Eu tenho 19 anos*, e de um tempo pra cá eu vim percebendo uma certa indiferença com tudo ao meu redor. Nada me cativa, tudo me parece superficial e sem valor. Perdi a vontade de conversar com as pessoas. Todos os dias passam iguais, tudo sempre a mesma coisa.

A melhor resposta 2 ABR 2022

Olá, Zapoke!

A falta de interesse e indiferença podem estar associadas a um quadro específico. O ideal seria você procurar atendimento psicológico.

Um profissional poderá avaliar a sua situação e te auxiliar a recuperar o prazer é a vontade de realizar atividades.

Não se preocupe, casos assim são comuns e com a pandemia acabaram se agravando, mas fica tranquilo, é possível mudar essa situação!

Caso precise de ajuda, fico a sua disposição!

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

4 ABR 2022

Entendo...
Voce precisa fazer Psicoterapia, precisa certificar-se, autenticar-se para ser o que voce realmente é e não ser o que os outros querem que seja, o que o sistema quer te transformar.
Vazio existencial é ter uma vida sem sentido e voce não está aqui para fazer o que os outros querem; veio aqui para realizar-se, para realizar o seu projeto de vida.
Mas para isso, precisa se conhecer.
Abraços.

5817 respostas

3 ABR 2022

Olá Zapoke! Grato por escrever. Te cativa sair desse estado. Para tanto precisará alimentação saudável, atividade física, troca social significativa, esforço por vínculos de qualidade.
Será muito enriquecedor, você, com mente aberta, persistência, disciplina, regularidade e motivação, poder contar com um espaço de reflexão, com um psicólogo.
Estaremos te aguardando.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos relgiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos políticos, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Tenha bom senso com as mascaras! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

3 ABR 2022

Olá, Zapoke.

Não tenho certeza se Zapoke de fato é seu nome, entendo-o com um codinome. Li seu relato com muita atenção. Você nos escreve falando de seu sofrimento quanto a sentir-se em uma rotina repetitiva "igual", as coisas lhe são indiferentes, superficiais , sem valor...conversar com as pessoas não está dentro de suas vontades no momento. As coisas não te alcançam, não te cativam. Você, ao que entendi, conceituou isto de "vazio existencialista".

Como não fizeste nenhuma indagação a respeito, fiquei pensando se isto seria um desabafo. No entanto, talvez, pelo hábito de escrever aqui enquanto fórum, penso que gostarias de algo em troca. De fato, tudo nesta vida se movimenta em alguma direção, isto significa que somos afetados e afetamos aquilo que nos atravessa. Neste momento, seu sentimento é este, não significa que continue. É um fluxo. Acredito que apenas você possui o discernimento para saber quanto ao que sofres e em que grau. Se houver um sofrimento, com sua permissão, gostaria de lhe sugerir, acompanhamento psicoterapêutico, visto que também acredito na sua capacidade latente de encontrar alternativas para evoluir, sempre. A psicoterapia é um processo. Quem sabe no processo, você se percebendo, se reconhecendo, não encontrará uma boa alternativa para melhor conduzir as suas vivências, sentidos, sentimentos, vontades e aplicar à seu jeito de estar no mundo.

Hugo Henrique Carvalho de Souza
Psicólogo
CRP02/24947

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

3 ABR 2022

Olá,
Precisamos investigar quando começou e de onde vem essa apatia para te direcionar ao melhor atendimento. Entender de onde veio para traçar o caminho para onde ir.
19 anos é uma época de descoberta da própria identidade, de decisões e mudanças, o que pode ser angustiante e gerar conflitos. Agende uma consulta, vamos investigar seu caso.

Roana Braga Psicóloga Psicólogo em São Paulo

3 respostas

2 ABR 2022

Olá! Busque ajuda de um psicólogo para fazer uma avaliação e para saber o que pode ter gerado isso, porque pelo que entendi antes você não era assim. Entendendo seu quadro pode ter o tratamento adequado.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

2 ABR 2022

Oi Zapoke,

Através de uma escuta ética profissional, conseguiremos juntas desvencilhar a fonte desse "desencanto" e desânimo, a fim de compreender seu sofrimento profundamente para então, construir uma resignificação do sentido do seu existir, da sua vida...
Até mais!

Psicóloga Clínica Jocélia Peixoto Psicólogo em Duque de Caxias

2 respostas

2 ABR 2022

Olá
Na linha teórica que me oriento, pensamos que desejos e os movimentos que fazemos com a vida são sinônimos de saúde mental. Se isso não está acontecendo, talvez seja necessária a observação mais calma de um profissional afim de entender o que está acontecendo e como ele pode te ajudar.
Acima de tudo suponho que esse sentimento gere muita angústia e sofrimento, então me disponho caso precise de ajuda.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

2 ABR 2022

Boa noite Zapoke
Talvez precise se conhecer melhor, saber do que gosta e do que não gosta para aos poucos formar teus objetivos de vida.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre