É normal eu não saber quem eu sou?

Feita por >Amanda · 28 mai 2022 Crise existencial

Desde pequena, eu sempre tive uma perspectiva melancólica do mundo ao meu redor. Estive em um relacionamento onde me senti até que bem e isso silenciou ou reprimiu o meu vazio mental, mas terminamos e eu me sinto muito mal com isso até hoje. Atualmente, além do vazio existencial frequente que eu sempre senti, tenho que lidar com dúvidas frequentes sobre minha própria identidade, não sei desde quando comecei a me questionar assim, minha autoestima atualmente se deriva somente do meu físico, eu sinto que estou em um corpo oco, eu não me reconheço, não sei o que a minha pessoa faria em várias situações cotidianas, um lado meu pensa que isso aconteceu devido ao fato de que eu sempre mascarei tudo que eu sentia. Eu não sei o que eu sou, quais os meus aspectos psicológicos, ou como a minha personalidade é genuinamente. Gostaria de alguma orientação sobre como lidar com isso, desde já, agradeço.

A melhor resposta 30 MAI 2022

Oi Amanda, Bom Dia!
Quando você era bem pequena você sabia quem era, sentia a realidade, percebia a energia das pessoas e se guiava por esta, mas depois, a cultura, os ensinamentos, as crenças que te impuseram fizeram você se distanciar de si mesma, te fizeram acreditar na “verdade” que os outros diziam e assim, se construiu fora da verdade de si mesma.
Hoje, não é a Amanda que está vivendo... é a Amanda construída por outros e por isso, desconhece a si mesma, não sabe quem realmente é; por isso, o sentimento de vazio interior, de perceber uma vida sem sentido; vive uma falsidade de si mesma, imposta pela cultura.
Maravilhosa esta percepção que sente de ti... diagnóstico perfeito do resultado de toda a doutrinação sofrida.
Agora, precisa recuperar a si mesma, precisa se autenticar, certificar sua vida de acordo com as coordenadas da vida e saber usar o sistema, com todas as suas leis, em benefício próprio; você está num sistema, num meio, mas não é do meio, do sistema.
Precisa terapeutizar-se para descobrir quem realmente você é, qual seu verdadeiro objetivo pelo qual veio aqui, como a sua mente se organizou para enfrentar a realidade que iniciou desde o primeiro dia da sua concepção e que determinou a sua forma de ser, de se relacionar e de amar!
Garanta a si mesma para poder atrair e escolher pessoas de valor que andem contigo, que possam puxar para cima em vez de puxar para baixo.
Abraços... sei que me entendeu!

5817 respostas

2 JUN 2022

Olá Amanda.
Eu poderia te dizer várias coisas, mas seu depoimento parece exigir cuidado maiores para que se encontre e busque sua essência.
Uma ajuda psicológica poderá te ajudar a se encontrar.
Enquanto isso procure lembrar de quando era mais jovem ou quando era criança, quais eram os momentos em que se sentia plena e entregue ao momento presente.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

29 MAI 2022

Oi, Amanda! Você precisa de autoconhecimento. A terapia vai te ajudar muito nesse processo. Cuidado para não criar dependência dos relacionamentos, já que relatou uma melhora em como se sentia quando esteve em um e após o término, o retorno dos desconfortos. É preciso descobrir quais são os seus valores para traçar seus objetivos e construir sua autoestima. Se desejar ajuda, estou aqui para irmos juntas.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

29 MAI 2022

Oi Amanda! Que bom que você escreveu! Você trouxe uma dúvida que sempre acompanhou a humanidade. A maior parte das pessoas não colocam essa reflexão entre as prioridades, mas ela é muito importante. Eu também não sei quem sou. Vou juntando algumas pequenas indicações e me construindo. Ter essa dúvida, de forma adequadamente conduzida, é uma forma mais elevada do que o comum das pessoas. Cada situação cotidiana pode ser conduzida com muitas e variadas atitudes. A gente vai juntando as vivências com os ensinamentos dos mais velhos e da Ciência, fazendo o que, no momento, parece o melhor. Muitas vezes, passado algum tempo, concluímos que deveríamos ter feito de outra forma. Depois é fácil concluir assim. Na hora, fizemos o que entendemos melhor. Isso é que deve nos resgatar a harmonia e a sensação de bem estar.
Possivelmente há muitos aspectos que você deseja acrescentar a esse texto. Nesse caso, será bom ver nossos perfis, escolher um de nós, psicólogos, e vir para uma caminhada científica.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, líderes religiosos, querem somente dinheiro - são falsos: - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. Melhore o afeto, pondere o uso de máscara, evite aglomerações, assim como inviabilize os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

29 MAI 2022

Olá
Penso que esse processo de autoconhecimento seria facilitado por um processo de terapia que te ajude a ver a si mesma como possibilidade de experimentação, reconhecendo que somos um corpo, não que temos um. Considere escolher um profissional que você se identifique e possa expor tuas vulnerabilidades, dando início a um belo processo :)

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha