É normal não saber quem eu sou?

Feita por >Karina · 18 mai 2023 Abordagem psicológica

Tenho 30 anos, sou casada e tenho um filho.
Formada em Direito, trabalho como advogada, porém nunca gostei muito dessa área, mas continuei por medo de tentar algo novo. Todos os lugares que trabalhei nunca consegui evoluir profissionalmente. Não sei o que gosto de fazer, nunca me encontrei profissionalmente. Na verdade, acho que vivo numa busca por agradar meus pais, não tenho coragem de fazer algo diferente, pois sei que eles não apoiariam. É vergonhoso dizer isso, mas realmente sinto que dependo da aprovação deles para qualquer coisa, e isso me faz mal. Sinto minha vida travada e não consigo sair disso. O que eu faço?

A melhor resposta 23 MAI 2023

Oi Karina, obrigado por compartilhar um pouco conosco. É natural às vezes se sentir meio perdido na vida, não saber qual caminho profissional seguir. Sabemos que as pressões familiares afetam muito esse processo, porque para alguns existe um senso muito forte de agradar os outros, de atender as expectativas da família. Quando aprendemos a nos libertar dessa necessidade de nos adequar as expectativas dos outros conseguimos viver uma vida mais leve. A sugestão é bem simples para o seu caso, procure um psicólogo que trabalhe com orientação vocacional. Esse processo de intervenção vai te auxiliar a você ter clareza das áreas de interesse com as quais você se identifica mais e que tenha habilidades, através de entrevistas e da aplicação de instrumentos validados cientificamente. No final ficará mais claro, através da orientação vocacional, quais profissões você poderia tentar investir. Nunca é tarde para a gente buscar se realizar profissionalmente. Um grande amigo meu trabalhou como fisioterapeuta a vida toda, era inclusive concursado na área. Abandonou tudo com mais de quarenta anos para mudar de profissão e seguir a medicina. Pode ser uma decisão que gere insegurança no começo, mas quando avaliamos bem, quando nos planejamos, estamos mais organizados e propensos a atingir o sucesso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 MAI 2023

Olá Karina, espero que esteja tudo bem com você!

Em muitos momentos de nossas vidas podemos nos sentir perdidos, questionando se realmente estamos fazendo as melhores escolhas para as nossas vidas. Isso é normal, e é justamente nesse momentos que temos a oportunidade de refletir sobre nossas escolhas, para que, no futuro, possamos ter uma maior oportunidade de realizar escolhas que estejam mais alinhadas com nossas intenções, e com o nosso ser. A indicação é que possamos usar esses momentos de questionamento, para que possamos mergulhar um pouco mais profundamente dentro de nós, para que nos conectemos com nossas reais intenções e aspirações. Muito embora nossos pais tenham sempre uma opinião importante em nossas, vidas, é saudável chegar em um momento que você própria possa assumir suas escolhas, se responsabilizando pelos riscos dessas escolhas. Por isso, outro ponto importante, é o planejamento. Para que você tenha mais chances de sucesso em suas escolhas, é muito indicado que você planeje muito bem essa mudança, construindo bases mais sólidas para que ela de fato ocorra, sem que haja prejuízo para sua vida. Isso pode demandar um tempo, e exercitar a paciência será fundamental neste processo. Um profissional de Psicologia pode te ajudar a ampliar seu autoconhecimento, e te levar a outros patamares sobre seu conhecimento sobre si própria e sobre suas potencialidades. Por isso, se houver possibilidade, entre em contato com esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia assim que possível. A partir de suas atuais incertezas é possível construir suas futuras certezas, tanto em seu lado profissional, como também em sua vida como um todo. Você pode ser a principal protagonista de sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

22 MAI 2023

Karina,
Primeiro, precisa cortar o cordão umbilical psicológico com seus pais.
Voce já tem 30 anos e ainda depende deles; é evidente que assim, jamais vai decolar profissionalmente.
Só assim possibilita o nascimento de voce mesma.
Se não fizer isso, sua vida como profissional e pessoal será um fracaso sempre.
Alem da liberdade, voce tem o poder de escolha e se voce escolher agradar seus pais, o resultado é o que voce já está colhendo.
Portanto, quem é voce? Qual o seu objetivo de vida?
Voce não nasceu para ser submissa a seus pais, mas, se voce escolher... voce continua sendo dona da sua vida, só que os resultados são de acordo com suas escolhas.
Precisa fazer Psicoterapia, para ontem!
Abraços

5840 respostas

19 MAI 2023

Oi Karina! Que bom que você escreveu. Situações assemelhadas costumam acontecer com grande frequência. Não é motivo para vergonha, mas motivo para procurar se conhecer, entender seus interesses genuínos. Sempre é tempo de mudar de área, de buscar interesses diversos, mais adequados com tuas motivações. Agradar a pais implica em abrir mão da vontade original por um lado, por outro lado, implica não assumir responsabilidade pelas escolhas pessoais.
Você precisa, em primeiro lugar, passar por processo de orientação ocupacional com estratégia clínica, com um e nós, psicólogos especializados. Provavelmente com esse estudos, derivarão necessidades mais enraizadas da personalidade que poderão ser melhoradas.
Estou a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.