Traição com prostitutas

Feita por >Pur1 · 24 abr 2020 Terapia de casal

Eu estava num relacionamento a 5 anos e descobri que meu namorado me traía (não sabia com quem nem a quanto tempo).
Após isso terminei e na mesma semana eu tive várias crises de ansiedade. Me recomendaram fazer uma carta desabafo e assim o fiz. Decidi enviar essa carta por e-mail pra ele.
Algumas semanas depois, retornamos a nos falar para resolver pendências financeiras e nisso acabei comentando sobre o e-mail. Então ele pediu para me encontrar pois queria esclarecer tudo.
Quando nos vimos, ele disse que me traía a dois anos, só com prostitutas, em média 1 vez por mês e que ele não via aquilo como traição (mas sabia que era errado). Eu perguntei se ele tinha se apegado a alguma delas e ele afirmou que não.
Após isso voltamos a conversar até que eu descobri que ele havia tentado fazer amizade com uma das prostitutas que pagou (dois meses antes de terminarmos). Fiquei muito brava, disse que ele me frustrava pois não dizia a verdade apesar de tudo! Ele então disse "Sinto muito por ter me conhecido", apagou as redes sociais e desde então não nos falarmos mais (ele disse que não bloqueou meu número, mas eu não tentei falar com ele pra saber).
Sempre fui veemente contra traição e nunca perdoei alguém com essa atitude. Mas este foi meu primeiro relacionamento longo e, ainda que a parte amorosa estivesse péssima, éramos ótimos amigos. Perdôo ou não?

A melhor resposta 25 ABR 2020

Olá Pur1! Grato por participar. Vamos por parte: prostitutas são seres humanos que merecem respeito, mas isso não retira a certeza de que quem precisa pagar prostituta, apresenta autoestima baixa, não tem paciência para conquistar ou esperar, além de poder adquirir doenças próprias disso, sem contar que os valores de prostitutas são incompatíveis com os valores de família. Namoros são para experimentar, conhecer, amadurecer, comparar. Antes deles vem o conhecimento social (que deve ser real e não virtual), a observação, pesquisa, depois, a paquera, e, em algumas situações, namoro, depois, havendo predomínio de características positivas, noivado, negociações, talvez casamento, depois conhecimento mais profundo, talvez separação, talvez filhos. O melhor mesmo é, antes de casar, adquirir conhecimentos profundos sobre as probabilidades futuras juntos ou separados. Outro dado: perdão é um ato positivo para o perdoador, não para o perdoado. Perdão não é sinônimo de volta a condição anterior. As pessoas, que falharam, em outras oportunidades, tendem, na maior parte das vezes, a falhar novamente. Sendo possível, será interessante você passar por trabalho técnico-científico com psicólogo. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for estritamente necessário). Ary Donizete Machado - psicologo clínico.