Término conturbado

Feita por >Rebecca · 5 dez 2022 Abordagem psicológica

Estou me sentindo numa confusão mental generalizada.
Depois que sai de um relacionamento de 10 anos, só foi confusão e responsabilidade afetiva 0.
Após o término em 1 mês já me envolvi em outro relacionamento muito intenso ao qual ficamos juntas cerca de 2 meses e neste período terminei 3 x para voltar para o antigo relacionamento de 10 anos.

Enfim, voltei a ficar solteira pois a fala da pessoa do relacionamento de 2 meses foi: pessoa instável, termina e volta várias vezes, fala que gosta e quer distância.

Solteira a poucas semanas, conheci outra pessoa e já me envolvi novamente, outra pessoa maravilhosa a qual já terminei o namoro 2 x por insegurança, fico chateada com coisas simples e prefiro terminar.

Voltei para o relacionamento de 10 anos novamente afim de uma vez por todas ter paz e viver tranquilamente, só que não, estavamos no auge do romance quando após uma bebedeira do nada fui agredida por esta pessoa.

No mesmo dia transtornada com o que aconteceu só soube procurar o relacionamento anterior, que me aconselhou me acolheu mas não passou disso.

No momento estou entre o relacionamento de 10 anos que demonstra arrependimento até o último e quer voltar.

E ao relacionamento anterior da pessoa maravilhosa que me acolheu e que possui todas as qualidades que o relacionamento de 10 anos deixa a desejar.

Estou numa confusão mental, que nunca estive antes, sou uma pessoa muito imediatista e gosto de resolver as coisas logo, estou triste e sem saber o que fazer.

A melhor resposta 8 DEZ 2022

Olá, Rebecca, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

Pelo seu relato eu percebo um considerável grau de dependência emocional do outro, e aqui seja de alguém que você conheça há anos ou meses, independe. Minha sugestão é que você inicie o processo analítico para identificar seus pontos mais sensíveis e os chamados "pontos cegos", questões e comportamentos que geralmente não temos consciência, para que você possa tomar o melhor destino para sua vida.

Espero ter ajudado um pouco, Rebecca, e fico à disposição para que possamos adentrar nessas questões.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

194 respostas

6 DEZ 2022

Olá Rebecca! Obrigado por escrever. Você apresenta entendimento da realidade, na maior parte das vezes. Falta alguns aspectos essenciais. Namoro imediato, rápido, sem turma de colegas e conhecidos, pesquisa, observação, é como árvore com raiz sem os nutrientes da terra. Na verdade, você não está namorando consigo mesma. É extremamente difícil relacionamentos baseados no imediatismo, sem construções, negociações, conduções, dar certo.
Agressões físicas igualam pessoas a animais, predomínio de agressões verbais empobrecem os relacionamentos, gerando sentimentos contrários.
Você precisa amadurecer, melhorar a autoestima e poder viver com harmonia e estabilidade, preservando a essência de si sobre a essência do nós.
Estarei a disposição para te ajudar a se reorganizar.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8790 respostas

6 DEZ 2022

Olá Rebeca.
Você relatou que se envolve em relacionamentos tóxicos sem exigir nenhuma responsabilidade e que tem muita dificuldade em se afastar mesmo após o término. Ao terminar envolve-se imediatamente em outros relacionamentos que também não dão certo. Certamente você está num ciclo de repetições de dependência emocional que precisa ser tratada por um profissional da psicologia. Você já percebeu que precisa de ajuda não é mesmo? Então procure um de nós psicólogos e venha com disposição de tempo e de se focar no processo de terapia que exige responsabilidade, disponibilidade e disciplina. O profissional vai acolher a sua história. O tempo para a resolução do problema vai depender da forma como vai se envolver na terapia para desenvolver capacidade de aplicar as estratégias de enfrentamento na vida prática. Fico à disposição para tratar com profundidade os temas citados aqui em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

6 DEZ 2022

Oi Rebecca
Não estranhe e não negue esta "confusão mental"... que ótimo que esteja acontecendo isso, embora não compreenda e ache que estás errada.
Você está apenas dividida entre o que o SISTEMA cobra e o que a VIDA solicita, precisa diferenciar estas duas realidades.
Precisa se conhecer, saber quem é, para poder atuar de forma inteligente, saber onde está pisando.
O ponto de segurança e poder é SABER QUEM VOCÊ É.
Enquanto a VIDA te dá a liberdade para voce fazer todas as experiências e te deu também o livre arbítrio para voce mesma escolher o que quer e o que não quer para si mesma, o SISTEMA te dá o limite, as crenças, o conceito de bom e mau, de pode e não pode, bonito e feio, alto e baixo...
Quando voce era criança o meio (Sistema, valores e costumes, religião...) não te permitiu voce expressar a tua sabedoria natural, te forçou a ser como eles queriam... Voce fez, mas não se realizou e agora está tentando resgatar a ti mesma, dar vazão aos sentimentos e dar um chute nas normas e leis do sistema.
Isto te assusta porque as referências de certo e de errado que estão no teu HD mental não são estas. Então voce fica confusa.
Precisa resgatar a tua inteligência natural para poder viver e construir a vida que voce quer para si mesma e saber usar as regras do sistema em teu benefício. Voce é vida e está num sistema... não confunda estas duas realidades.
Voce não nasceu para se adequar a um sistema; nasceu para se realizar e ser feliz, driblando as regras do sistema, com muita flexibilidade e diplomacia... na vida, vence quem tiver a melhor diplomacia, mas sempre respeitando a si mesma, sem nunca se corromper, sem nunca ficar contra si mesma.
Use a Psicoterapia para se auxiliar a compreender e se empoderar.
Abraços

5948 respostas

6 DEZ 2022

Eu vi sua história e a dos meus colegas, só te digo uma coisa oque você precisa está em um lugar . Eu sei do que se trata. Eu aguardo sua mudança

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras