Tenho um relacionamento conturbado, devo continuar ou parar por aqui?

Feita por >Elizabete · 14 nov 2020 Terapia de casal

Eu namoro uma pessoa a 1 ano e 2 meses, mas desde 1 mês de namoro que passamos por problemas relacionado a mentiras, bebidas, etc. Sempre que ele bebia ela começava a me desrespeitar, insinuar coisas a meu respeito e eu ficava chateada mas depois aceitava as perguntas. É assim foi indo, mesmo eu sabendo que não deveria aceitar aquilo de forma alguma. Ele diz que me ama de mais, que nunca amou ninguém como me ama e sempre que tentei terminar ele me prometeu mudar. E até melhorou. Mas aí comecei a descobrir mentiras dele, primeira vez peguei drogas na carteira dele, ele disse que não era dele, que era de outra pessoa, enfim, maior desculpa esfarrapada, colocou até outra pessoa pra falar comigo pra se responsabilizar da droga. No mesmo dia a noite, ele saiu e deixou o notebook aberto com o WhatsApp, sei que fui errada, mas busquei conversas com os amigos que provassem que ele estava mentindo, e achei. Mostrei a conversa pra ele e ele de imediato começou a me pedir mil desculpas. Eu nunca aceitaria um namorado que usasse drogas, mas aí eu aceitei com a condição de que ele parasse. Ele falou que ia parar e que faria de tudo pra ficar comigo. Meses depois encontrei novamente a droga, quis terminar por ele mais uma vez mentir pra mim, ele mais uma vez chorou e me pediu desculpas, disse que isso nunca mais aconteceria. Desde então não peguei mais. Mas ele trabalha fora e semanas atrás descobri que ele tava saindo, bebendo, e pra mim ele falava que tava em casa. Eu terminei, disse que não queria mais, que estava no meu limite, que já tinha aguentado coisas demais. Ele implorou pra eu não deixá-lo, que sem mim a vida dele não tinha sentido, que agora tinha percebido o quanto sou importante pra ele, etc, implorou de verdade. Eu estava firme e forte na decisão, mas cada vez que ele me procurava e falava mais, mais eu cedia. E cedi a ponto de voltar, mas com uma lista de condições a serem seguidas. Hoje saímos juntos, ele me deixou em casa e voltou pra beber com os amigos e eu simplesmente surtei. Surtei porque não consigo confiar, pq não acredito nele, porque tenho medo de ele ficar bebado e falar coisas que machucam, dele usar drogas, enfim, um misto de sensações ruins que não consigo lidar. Mas o sentimento que mais predominava era a raiva por ele, eu tinha vontade de quebrar o celular só pra não ter mais que falar com ele. Eu preciso de ajuda, sei que não é normal me sentir assim e sinto mais raiva de mim por isso. O que devo fazer?

A melhor resposta 15 NOV 2020

Elizabete. Essa raiva q vc sente de vc mesmo É um sentimento de culpa por se deixar levar nas histórias do seu namorado. Me parece que ele já deu motivos suficientes p n confiar mais nele então porque a insistência em sofrer?
Se precisar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 NOV 2020

Olá Elizabete! Grato por escrever. Considerando fato o que você escreveu, precisa terminar o namoro. Não há chance para essa história. O grande namorado de cada pessoa, é ela mesma!. Drogas e álcool em namoro, são condições inviabilizadoras.
Desculpe-me a direteza, mas é honesta.
Se útil, posso fundamentar melhor, apoiar, mas as chances da associação das memórias com o futuro diferente, são mínimas.
Estarei à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, ética, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

15 NOV 2020

Olá Elizabete...
É complicado viver nesta situação, pois a cada dia que passa acaba descobrindo uma mentira e se decepcionando com o que veem vivenciando.
Todas as suas expectativas quanto ao relacionamento não se concretizaram.
Me parece que ele já descobriu seus pontos fracos, e toda vez que comete um erro, acaba atingindo o seu ponto fraco para fazer com que você o perdoe e volte a ficar com ele. Além de envolver outras pessoas para apoiar as mentiras dele.
Percebo que você está muito confusa com seus sentimentos, pois não quer mais ficar neste relacionamento que só lhe causa dor e sofrimento, mas ao mesmo tempo não consegue pôr um ponto final nesta história.
As mentiras e a falta de valorização fazem você se sentir só e diminuída.
Te oriento a buscar ajuda psicológica para compreender seus sentimentos, buscar o autoconhecimento que te ajudará a se entender, entender o que gosta e não gosta, seu valores, costumes, preceitos, qualidade e defeitos.
Busque o aumento da sua autoestima.
Trabalhe seus medo, insegurança e sentimentos de vazio, solidão e raiva, para assim compreender qual a melhor atitude a ser tomada, o que é melhor para você.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

15 NOV 2020

Olá Elizabete....
É complicado viver em uma situação assim, pois a cada dia que passa sua confiança nele acaba diminuindo e as mentiras vão aparecendo, e ele dá um jeito de inverter a situação fazendo com que você o perdoe e volte para ele, o que vem acontecendo em todas as situações que descreveu.
Se namorado encontrou seu ponto fraco e se aproveita deles para fazer com que você sempre acabe ficando

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste