Tenho 18 anos e meus pais querem mandar em mim o tempo inteiro

Feita por >Indc · 2 jun 2023 Terapia familiar

Bom, eu namoro tem 9 meses, e esse namoro teve várias turbulências já, pelo fato que meus pais não aceitam eu ir dormir fora ou pisar pra fora de casa, não gostam do meu namorado pelo simples fato de ele não ter um emprego ainda , sendo que ele fez 18 recentemente, e ele tá procurando, só não conseguiu ainda.
Eles querem que eu tenha um futuro, que eu não dependa dos outros, querem que eu faça cursos e a auto escola que vou começar daqui 4 dias, porque o sonho do meu pai é me dar uma moto, e é óbvio que é um sonho isso pra mim também, mass, tudo que meu pai compra/faz pra mim, ele joga na cara, fala que eu dependo dele pra tudo e que eu não tenho nada e tô ficando velha, que eu sou burra por namorar e não fazer os cursos… mas absolutamente tudo ele joga na minha cara e me humilha e me comparam com todos, e quando comecei a namorar só piorou, além do meu namorado ser de outra religião e minha mãe odeia isso, não querem me deixar ir na casa dele, e dormir lá, porque somos uns nada. Eu tô procurando emprego e não é de agora, consegui um, mas era pra temporada e consegui ficar 3 meses lá ainda, mas não me contrataram. O pior é que eu não consigo expressar a minha opinião em nada em relação aos meus pais, eu tenho medo deles, e no caso eu só escuto quando eles falam algum coisa pra mim … e isso deixa meu namorado enfurecido, pois ele fala que eu não devo ser tratada assim, e que eu devo falar. Mas ele estou na casa dos meus pais e infelizmente eles me sustentam e não tem como eu sair daqui no momento.
Basicamente, meus pais querem que eu foque em cursos, mas tudo que fazem pra mim jogam na minha cara e nada é com boa vontade, meu namorado pelo outro lado, fica bravo por eles me tratarem desse jeito e que se continuar desse jeito de eu não poder ficar vendo ele, ele disse que não vai aguentar porque ta desgastante, e meus pais me ameaçam a me colocar pra fora pelo fato de sair de casa pra ir ver ele ou dormir lá.
Alguém pode me dar uma luz, do que pensar/fazer, eu não sou uma menina ruim, sempre ajudei meus pais no que podia, e não sou malcriada de jeito algum, sempre respeitei, mas não sei oque fazer, minha cabeça tá explodindo, e tô tendo várias crises de ansiedade.

A melhor resposta 5 JUN 2023

OK
Voces dois tem 18 anos apenas, não trabalham ainda, normal e natural com esta idade... mas, seus pais ainda são responsáveis por voce, voce mora na casa deles e logicamente as regras, na casa deles são eles que estabelecem, até porque, se voce ficar grávida, quem vai cuidar de ti serão eles, porque voce não trabalha e teu namorado também não, e ele também está na mesma situação tua.
Portanto, talvez falta um pouco de compreensão tua e do teu namorado de entender teus pais e respeitarem o ponto de vista deles.
Você está apenas querendo iniciar a tua vida, mas ainda não está em ondições de assumir nada por si mesma.
Compreenda que, por enquanto, teus pais estão corretos!

5817 respostas

8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 JUN 2023

Olá, imagino como você deva estar se sentindo, você passa a impressão de estar carregando um peso muito grande. Enquanto você depende dos seus pais eles vão se sentir no direito de ditar o que acham certo para você, de invadir o seu espaço e suas escolhas. O melhor caminho é ter paciência e investir na sua autonomia, quando mais independência financeira você tiver, melhor. Nem sempre os nossos pais agem como gostaríamos, muitas vezes eles agem de modo intransigente tratando o filho adulto como uma criança que deve obedecer aos seus desejos. Então, para as coisas acontecerem leva tempo, e você precisa ter paciência. Sua ansiedade é reflexo dos conflitos, da carga que você está carregando consigo. Tente buscar um suporte psicológico gratuito nos CAPS ou clínicas escola das faculdades de Psicologia na sua cidade, vai ajudar bastante a você melhorar da ansiedade e lidar com seus pais. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 JUN 2023

Oi Indc! Obrigado por escrever. Seus pais contam com a razão, a maturidade, a reflexão a longo prazo. Pais erram, acertam, vivenciam coerências e incoerências, limitações e superações, mas querem o bem de seus filhos. O que acontece é que vivemos um descompasso dentre elementos da cultura, da natureza, do capitalismo, que desorganiza a relação entre o tempo de maturação, o tempo de desejo e o tempo de oferta das coisas. Em outras palavras, nossa sociedade é muito complexa, exigindo muita preparação, aprendizados que demandam muitos anos. De outro vendem para nós, desde crianças, sonhos que passamos a desejar comprar, sem termos a maturidade e o dinheiro para lidar com os desdobramentos e implicações. Você não deve ser submissa, deve defender seus pontos de vista, direitos, lutas, mas precisa estar aberta a argumentações, a ponderações sobre as consequências do que fizer. Não se deve fazer algo antes de ter a melhor clareza possível do que se desdobrará daquilo que se fez.
Há um dado suspeito em seu texto: trabalho geralmente conseguimos quase que imediatamente, a escolha dele é que gera demora.
Até os vinte e cinco anos, em média, como disse acima, as pessoas devem, em sociedade complexa, estarem vivenciando estudos sérios e consistentes, trabalho ou preparação sólida para o trabalho, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, turma de esporte coletivo de contato, grupos de estudos, teatro, arte, cultura, serviços, dentre outros, muito mais do que namoros de muita proximidade. De outro lado as pessoas precisam, para terem direito, no futuro a sonhos melhores, tirarem carta de motorista, estudar língua estrangeira, informática, arte, dentre outras aprendizagens.
Calma: dezoito anos é fase de namorar, antes consigo mesmo, com a cultura, com os aprendizados.
Estarei a disposição para maiores esclarecimentos e fundamentações.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8609 respostas

3 JUN 2023

Olá, li seu desabafo dramático sobre o que está passando em casa, a falta de dialogo e a autoridade de seus pais que acabam por
te ofender sem as vezes notarem.
Você está em uma fase da vida que é bem complicada, porque embora seja adulta a dependência dos pais á coloca nesse lugar de limitação.
Precisa haver um mínimo de dialogo entre vocês, para quem seus pais possam entender como você se sente sufocada embora amada.
Proponha a eles uma terapia familiar.

Claudio Soares Psicólogo em São Paulo

4 respostas

3 JUN 2023

É compreensível que você se sinta presa nessa situação, principalmente porque ainda depende financeiramente de seus pais e não tem a liberdade para tomar suas próprias decisões. É importante lembrar que você tem o direito de expressar sua opinião e ser ouvida em suas relações, incluindo com seus pais. No entanto, também é importante considerar o contexto e sua segurança emocional ao escolher como e quando expressar seus sentimentos.

Conversar com seu namorado sobre suas preocupações e medos é um passo positivo, pois ele pode oferecer apoio e perspectivas diferentes. No entanto, é essencial encontrar um equilíbrio entre sua relação com seus pais e seu relacionamento romântico. Encontrar um momento adequado para conversar abertamente com seus pais pode ser uma abordagem a ser considerada. Tente expressar seus sentimentos de forma calma e respeitosa, enfatizando que você valoriza a opinião deles, mas também deseja ser ouvida e respeitada em suas escolhas.

Além disso, pode ser benéfico buscar suporte emocional fora de seu relacionamento romântico, como por meio de amigos, familiares ou mesmo aconselhamento profissional. Um psicólogo ou psicoterapeuta pode ajudar a fornecer estratégias de comunicação eficazes, bem como apoio emocional e orientação para lidar com os desafios familiares que você está enfrentando.

Lembre-se de que é importante cuidar de si mesma e de seu bem-estar emocional. Encontre maneiras de desenvolver sua independência financeira, como continuar procurando emprego e aproveitar as oportunidades de aprendizado oferecidas pelos seus pais. Trabalhar para alcançar seus objetivos pode ajudar a fortalecer sua autoconfiança e abrir caminhos para uma maior autonomia no futuro.

Saiba que você não está sozinha nessa situação e há recursos disponíveis para ajudá-la. Mantenha-se firme, encontre apoio e busque maneiras saudáveis de lidar com as dificuldades que está enfrentando

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté